Ciências, ensino de ciências e experimentação: concepções dos alunos de licenciatura em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lomba, Thiago Renato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157364
Resumo: Partindo do pressuposto da importância do conhecimento científico para todos, ainda que em diferentes graus, e da possibilidade de que seja ensinado na escola básica e mais especificamente nas séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, e entendendo que, possuir concepções válidas sobre a Ciência e seu ensino, não garantem que o comportamento docente seja coerente com essas concepções, e que, entretanto, possui-las constitui um requisito necessário; propomos no presente trabalho investigar a seguinte questão: “Quais as concepções dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia sobre Ciências, Ensino de Ciências e Experimentação?”. Utilizamos para a coleta de dados, um questionário contendo cinco questões abertas, disponibilizado através da plataforma Survey Monkey. Esta pesquisa pode ser caracterizada como de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Os nossos sujeitos foram os alunos dos quatro anos do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo. As respostas foram agrupadas utilizando categorias definidas antes e também depois. Foram utilizados princípios básicos da análise de conteúdo. Sobre a concepção de Ciências, um dos resultados é que ela aparece fortemente ligada à ideia de conhecimento. No ensino e aprendizagem de Ciências, embora o grupo tenha destacado prioritariamente, aspectos de sua formação ligados a uma concepção tradicional de ensino, notam-se aspectos ligados à centralidade do processo de ensino e aprendizagem nos alunos como fundamentais, quando indagados a respeito da forma como o ensino de Ciências deve acontecer. A respeito das concepções de experimentação do grupo, elas vão desde definições mais amplas de experiência, até a ideia de atividades práticas para a aplicação de uma teoria específica.
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