A outra direção concretista: o espacialismo de Ilse e Pierre Garnier
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193528 |
Resumo: | Em meados do século XX, surgem em vários países do mundo movimentos artístico-literários comprometidos em radicalizar a criação de poesia, promovendo a mistura entre o código verbal e o visual e organizando o texto segundo uma sintaxe não mais linear, mas espacial. Conhecida genericamente como poesia experimental, ou poesia visual, a produção poética desse período constitui atualmente um código estético claramente caracterizado, portanto delimitado historicamente, embora muitos poetas deem continuidade ao projeto inovador. Existe, pois, uma tradição da poesia visual. No Brasil, o movimento inaugural recebeu o nome de Concretismo e teve seu lançamento oficial em 1956 numa exposição do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na França, foi mais tarde, em 1962, que Pierre Garnier publicou na revista Les Lettres o “Manifesto por uma poesia visual e fônica”, fundando assim o denominado Espacialismo. Embora compartilhem propostas similares, os dois movimentos, condicionados em seus respectivos sistemas literários e culturais, apresentam várias distinções. Uma delas diz respeito justamente àquilo que caracterizou a estética dos irmãos Campos e Décio Pignatari: o materialismo da forma. A poesia espacialista, inversamente, tende a sobrecarregar a matéria, também seu elemento fundamental de composição, de uma misteriosa potência sensível, muito próxima do que se compreende por lirismo. A comparação entre o Concretismo e o Espacialismo é a tarefa desta pesquisa, cujo objetivo é identificar as semelhanças e as diferenças da técnica, da proposta e dos significados estéticos que tiveram e continuaram a ter em seu ambiente cultural. As teorias de base se dividem fundamentalmente em: teoria do texto pluricódigo; teoria da modernidade, das vanguardas e das neovanguardas; teoria da literatura. Entre a reflexão e a análise de poemas, a pesquisa tem o compromisso também de divulgar aqui no país o casal de poetas franceses fundadores do espacialismo: Pierre e Ilse Garnier. |
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A outra direção concretista: o espacialismo de Ilse e Pierre GarnierL'autre direction concrétiste: le spatialisme d'Ilse et Pierre GarnierThe other concretist direction: the spatialism of Ilse and Pierre GarnierLiteratura visualLiteratura experimentalPoesia visualPoesia concretaPoesia francesaFrench poetryConcrete poetryAvant-garde literatureEm meados do século XX, surgem em vários países do mundo movimentos artístico-literários comprometidos em radicalizar a criação de poesia, promovendo a mistura entre o código verbal e o visual e organizando o texto segundo uma sintaxe não mais linear, mas espacial. Conhecida genericamente como poesia experimental, ou poesia visual, a produção poética desse período constitui atualmente um código estético claramente caracterizado, portanto delimitado historicamente, embora muitos poetas deem continuidade ao projeto inovador. Existe, pois, uma tradição da poesia visual. No Brasil, o movimento inaugural recebeu o nome de Concretismo e teve seu lançamento oficial em 1956 numa exposição do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na França, foi mais tarde, em 1962, que Pierre Garnier publicou na revista Les Lettres o “Manifesto por uma poesia visual e fônica”, fundando assim o denominado Espacialismo. Embora compartilhem propostas similares, os dois movimentos, condicionados em seus respectivos sistemas literários e culturais, apresentam várias distinções. Uma delas diz respeito justamente àquilo que caracterizou a estética dos irmãos Campos e Décio Pignatari: o materialismo da forma. A poesia espacialista, inversamente, tende a sobrecarregar a matéria, também seu elemento fundamental de composição, de uma misteriosa potência sensível, muito próxima do que se compreende por lirismo. A comparação entre o Concretismo e o Espacialismo é a tarefa desta pesquisa, cujo objetivo é identificar as semelhanças e as diferenças da técnica, da proposta e dos significados estéticos que tiveram e continuaram a ter em seu ambiente cultural. As teorias de base se dividem fundamentalmente em: teoria do texto pluricódigo; teoria da modernidade, das vanguardas e das neovanguardas; teoria da literatura. Entre a reflexão e a análise de poemas, a pesquisa tem o compromisso também de divulgar aqui no país o casal de poetas franceses fundadores do espacialismo: Pierre e Ilse Garnier.In the middle of the twentieth century, artistic-literary movements appeared in various countries committed to radicalizing the creation of poetry, promoting the mixture between the verbal and the visual code and organizing the text according to a syntax that is no longer linear, but spatial. Known generically as experimental poetry, or visual poetry, the poetic production of that period currently constitutes a clearly characterized aesthetic code, therefore historically delimited, although many poets continue the innovative project. There is, therefore, a tradition of visual poetry. In Brazil, the inaugural movement received the name Concretism and had its official launch in 1956 at an exhibition at the Museum of Modern Art in São Paulo. In France, it was later, in 1962, that Pierre Garnier published in the magazine Les Lettres the “Manifesto for a visual and phonic poetry”, thus founding the so-called Espacialismo. Although they share similar proposals, the two movements, conditioned in their respective literary and cultural systems, present several distinctions. One concerns precisely what characterized the aesthetics of the brothers Campos and Décio Pignatari: the materialism of form. Spatialist poetry, conversely, tends to overload matter, also its fundamental element of composition, of a mysterious sensitive power, very close to what is understood by lyricism. The comparison between Concretism and Spatialism is the task of this research, whose aim is to identify the similarities and differences of the technique, the proposal and the aesthetic meanings that they had and continued to have in their cultural environment. The basic theories are fundamentally divided into: multi-code text theory; theory of modernity, avant-garde and neo-avant-garde; theory of literature. Between the reflection and the analysis of poems, the research is also committed to disseminating here in the country (Brazil) the couple of French poets founders of spatialism: Pierre and Ilse Garnier.Au milieu du XXe siècle, des mouvements artistiques et littéraires sont apparus dans divers pays du monde, déterminés à radicaliser la création poétique, à favoriser le mélange entre code verbal et visuel et à organiser le texte dans une syntaxe non plus linéaire, mais spatiale. Généralement connue sous le nom de poésie expérimentale ou poésie visuelle, la production poétique de cette période est aujourd'hui un code esthétique clairement caractérisé, un code délimité par l’histoire, même si des poètes poursuivent le projet novateur. Donc, il’y a une tradition de poésie visuelle. Au Brésil, le mouvement inaugural a reçu le nom de Concrétisme et il a été officiellement lancé en 1956, lorsque une exposition de poésie concrète a été inaugurée au Museu de Arte Moderna de São Paulo. En France, c'est en 1962 que Pierre Garnier a publié dans la revue Les Lettres le “Manifeste pour une poésie visuelle et phonique”, fondant ainsi le Spatialisme. Bien qu'ils partagent des propositions similaires, les deux mouvements, qui dépendent de leurs systèmes littéraire et culturel respectifs, présentent plusieurs distinctions. L'une d'elles concerne précisément ce qui caractérise l'esthétique des frères Campos et Décio Pignatari: le matérialisme de la forme. Inversement, la poésie spatialiste, qui utilise également la matière comme élément fondamental, tend à lui donner un pouvoir sensible, mystérieux, très proche de ce que l’on comprend par le lyrisme. La comparaison entre le Concrétisme et le Spatialisme est l’objet de cette recherche, dont l’objectif est d’identifier les similitudes et les différences de technique, de proposition et signification esthétique au sein de chaque environnement culturel. Les théories de base sont fondamentalement divisées en: une théorie du texte pluricode; une théorie de la modernité, de l’avant-garde et de la néo-avant-garde; une théorie de la littérature. Cette recherche qui pense et analyse les poèmes est également engagée dans la diffusion de la poésie d'Ilse et Pierre Garnier au Brésil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borsato, Fabiane Renata [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Buoro, Thiago [UNESP]2020-09-18T13:53:15Z2020-09-18T13:53:15Z2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19352833004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:22:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:35:17.309388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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