A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Valéria de Sá Correia [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193539
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada na EMEF Gonzaguinha, localizada na favela de Heliópolis, São Paulo, nos anos 2018 e 2019, com crianças de 07 a 13 anos, pertencentes ao Projeto Coral Canta Gonzaguinha. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa de abordagem participante, que contou com levantamento bibliográfico/revisão de literatura, coleta documental, e como instrumentos de pesquisa questionários e registros em diário de bordo. Recorreu-se a uma bibliografia que elucidasse dois pontos principais: Quais conexões podem ser estabelecidas entre a legislação e a formação de professores para o ensino de música na educação básica? Como será o desenvolvimento do Projeto Coral Canta Gonzaguinha, na EMEF Gonzaguinha, no contexto da Favela de Heliópolis? Os questionamentos apresentados deram suporte para os seguintes objetivos: investigar aspectos históricos sobre ensino de música no país; pesquisar a formação de professores de música, antes e após as duas LDBs; investigar o histórico e contexto da Favela de Heliópolis; conhecer e discutir limites e possibilidades do Projeto Coral Canta Gonzaguinha. A busca foi, através de questionários, dar voz e ouvidos à comunidade da EMEF Gonzaguinha, distribuídos entre: alunos pertencentes ao Coral Canta Gonzaguinha, familiares e funcionários da escola. A fundamentação teórica deste trabalho contou com: Amato (2007, 2008, 2009, 2010), que analisa a importância do canto coral; Freire (1980, 1981, 1985, 1997), que contesta a ideologia dominante; Penna (2004, 2005, 2011, 2012, 2014), que analisa a importância do canto coral na educação básica; Souza (2000, 2011, 2014, 2016), que relaciona o cotidiano à educação escolar; Subtil (2005, 2006, 2007), que entrelaça música, mídias, escola e gosto infantil. A pesquisa aponta que uma educação de qualidade deve ser efetivada através de ações que democratizem processos de ensino aprendizagem e um dos melhores meios para isso, é dar voz e ouvidos aos alunos, capacitando-os musical e criticamente.
id UNSP_a69b2aebd79b0765ba86245a3e8f2933
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193539
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”The formation of a coral in EMEF Gonzaguinha: “sing the beauty of being an eternal apprentice”Canto coral na escola públicaEducação musicalGosto musical infantilMúsica – Instrução e estudoCanto coral infantojuvenilCoros infantisMúsica - Ensino fundamentalChildren's musical tasteChoral singing in public schoolMusic educationEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada na EMEF Gonzaguinha, localizada na favela de Heliópolis, São Paulo, nos anos 2018 e 2019, com crianças de 07 a 13 anos, pertencentes ao Projeto Coral Canta Gonzaguinha. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa de abordagem participante, que contou com levantamento bibliográfico/revisão de literatura, coleta documental, e como instrumentos de pesquisa questionários e registros em diário de bordo. Recorreu-se a uma bibliografia que elucidasse dois pontos principais: Quais conexões podem ser estabelecidas entre a legislação e a formação de professores para o ensino de música na educação básica? Como será o desenvolvimento do Projeto Coral Canta Gonzaguinha, na EMEF Gonzaguinha, no contexto da Favela de Heliópolis? Os questionamentos apresentados deram suporte para os seguintes objetivos: investigar aspectos históricos sobre ensino de música no país; pesquisar a formação de professores de música, antes e após as duas LDBs; investigar o histórico e contexto da Favela de Heliópolis; conhecer e discutir limites e possibilidades do Projeto Coral Canta Gonzaguinha. A busca foi, através de questionários, dar voz e ouvidos à comunidade da EMEF Gonzaguinha, distribuídos entre: alunos pertencentes ao Coral Canta Gonzaguinha, familiares e funcionários da escola. A fundamentação teórica deste trabalho contou com: Amato (2007, 2008, 2009, 2010), que analisa a importância do canto coral; Freire (1980, 1981, 1985, 1997), que contesta a ideologia dominante; Penna (2004, 2005, 2011, 2012, 2014), que analisa a importância do canto coral na educação básica; Souza (2000, 2011, 2014, 2016), que relaciona o cotidiano à educação escolar; Subtil (2005, 2006, 2007), que entrelaça música, mídias, escola e gosto infantil. A pesquisa aponta que uma educação de qualidade deve ser efetivada através de ações que democratizem processos de ensino aprendizagem e um dos melhores meios para isso, é dar voz e ouvidos aos alunos, capacitando-os musical e criticamente.This dissertation presents the results of the research carried out at EMEF Gonzaguinha, located in the Heliópolis favela, São Paulo, in the years 2018 and 2019, with children from 7 to 13 years old, belonging to the Coral Canta Gonzaguinha Project. The methodology used is of a qualitative nature with a participatory approach, which included bibliographic survey / literature review, documentary collection, and as research instruments, questionnaires and logbook records. A bibliography was used to elucidate two main points: What connections can be established between legislation and teacher training for teaching music in basic education? How will the Coral Canta Gonzaguinha Project develop at EMEF Gonzaguinha, in the context of the Heliópolis Favela? The questions presented supported the following objectives: to investigate historical aspects of music education in the country; research the training of music teachers, before and after the two LDBs; investigate the history and context of the Heliópolis Slum; know and discuss limits and possibilities of the Coral Canta Gonzaguinha Project. The search was, through questionnaires, to give voice and ears to the EMEF Gonzaguinha community, distributed among: students belonging to Coral Canta Gonzaguinha, family members and school staff. The theoretical basis of this work included: Amato (2007, 2008, 2009, 2010), which analyzes the importance of choral singing; Freire (1980, 1981, 1985, 1997), who challenges the dominant ideology; Penna (2004, 2005, 2011, 2012, 2014), who analyzes the importance of choral singing in basic education; Souza (2000, 2011, 2014, 2016), which relates daily life to school education; Subtil (2005, 2006, 2007), which interweaves music, media, school and children's taste. The research points out that a quality education must be carried out through actions that democratize teaching-learning processes and one of the best ways to do this is to give voice and ears to students, enabling them musically and critically.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Valéria de Sá Correia [UNESP]2020-09-18T22:53:35Z2020-09-18T22:53:35Z2020-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19353941002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:20:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193539Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:11:18.965079Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
The formation of a coral in EMEF Gonzaguinha: “sing the beauty of being an eternal apprentice”
title A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
spellingShingle A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
Reis, Valéria de Sá Correia [UNESP]
Canto coral na escola pública
Educação musical
Gosto musical infantil
Música – Instrução e estudo
Canto coral infantojuvenil
Coros infantis
Música - Ensino fundamental
Children's musical taste
Choral singing in public school
Music education
title_short A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
title_full A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
title_fullStr A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
title_full_unstemmed A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
title_sort A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
author Reis, Valéria de Sá Correia [UNESP]
author_facet Reis, Valéria de Sá Correia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Valéria de Sá Correia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Canto coral na escola pública
Educação musical
Gosto musical infantil
Música – Instrução e estudo
Canto coral infantojuvenil
Coros infantis
Música - Ensino fundamental
Children's musical taste
Choral singing in public school
Music education
topic Canto coral na escola pública
Educação musical
Gosto musical infantil
Música – Instrução e estudo
Canto coral infantojuvenil
Coros infantis
Música - Ensino fundamental
Children's musical taste
Choral singing in public school
Music education
description Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada na EMEF Gonzaguinha, localizada na favela de Heliópolis, São Paulo, nos anos 2018 e 2019, com crianças de 07 a 13 anos, pertencentes ao Projeto Coral Canta Gonzaguinha. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa de abordagem participante, que contou com levantamento bibliográfico/revisão de literatura, coleta documental, e como instrumentos de pesquisa questionários e registros em diário de bordo. Recorreu-se a uma bibliografia que elucidasse dois pontos principais: Quais conexões podem ser estabelecidas entre a legislação e a formação de professores para o ensino de música na educação básica? Como será o desenvolvimento do Projeto Coral Canta Gonzaguinha, na EMEF Gonzaguinha, no contexto da Favela de Heliópolis? Os questionamentos apresentados deram suporte para os seguintes objetivos: investigar aspectos históricos sobre ensino de música no país; pesquisar a formação de professores de música, antes e após as duas LDBs; investigar o histórico e contexto da Favela de Heliópolis; conhecer e discutir limites e possibilidades do Projeto Coral Canta Gonzaguinha. A busca foi, através de questionários, dar voz e ouvidos à comunidade da EMEF Gonzaguinha, distribuídos entre: alunos pertencentes ao Coral Canta Gonzaguinha, familiares e funcionários da escola. A fundamentação teórica deste trabalho contou com: Amato (2007, 2008, 2009, 2010), que analisa a importância do canto coral; Freire (1980, 1981, 1985, 1997), que contesta a ideologia dominante; Penna (2004, 2005, 2011, 2012, 2014), que analisa a importância do canto coral na educação básica; Souza (2000, 2011, 2014, 2016), que relaciona o cotidiano à educação escolar; Subtil (2005, 2006, 2007), que entrelaça música, mídias, escola e gosto infantil. A pesquisa aponta que uma educação de qualidade deve ser efetivada através de ações que democratizem processos de ensino aprendizagem e um dos melhores meios para isso, é dar voz e ouvidos aos alunos, capacitando-os musical e criticamente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18T22:53:35Z
2020-09-18T22:53:35Z
2020-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193539
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/193539
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129295643574272