Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thalia Freitas da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243788
Resumo: Introdução: A generalização estrutural é um dos critérios mais importantes e mais utilizados para estabelecer a eficácia terapêutica em sujeitos com Transtorno Fonológico (TF), uma vez que sua finalidade é ampliar a produção e uso correto dos fonemas-alvo treinados para outros contextos ou ambientes não treinados. Contudo, o processo terapêutico tem como desafio motivar sujeitos com TF na realização de atividades que envolvam a habilidade em que eles têm maior dificuldade: a produção de fala. Assim, o uso de estratégia de gamificação mediada pela tecnologia pode ser uma ferramenta de engajamento que pode favorecer a ocorrência de generalizações. Todavia, não há um consenso sobre o benefício do uso de tais estratégias na terapia fonológica (JESUS et al., 2019; PEREIRA; BRANCALIONI; KESKE-SOARES, 2013; WREN; ROULSTONE, 2008). Objetivo: comparar a generalização estrutural na terapia fonológica associada à estratégia de gamificação com e sem o uso da tecnologia. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o protocolo nº 4.615.118. Participaram do estudo 15 sujeitos de 4:3 a 8:9 de idade que apresentavam o processo fonológico de substituição de líquida não lateral por lateral (/ɾ/ por [l]). Os sujeitos foram randomizados em dois grupos: terapia fonológica associada à gamificação convencional (grupo controle - GC) e terapia fonológica associada à estratégia de gamificação mediada por computador (grupo gamificação - GG). A intervenção fonológica compreendeu, para ambos os grupos, 16 sessões compostas por etapas de percepção e produção de fala. Os grupos se diferenciaram apenas na etapa de percepção no outro (os sujeitos realizaram percepção auditiva-visual imediatamente após a produção de fala dos sons-alvo pela terapeuta). Ao final de cada sessão, foram registrados os desempenhos da produção de fala dos sujeitos (% de acerto) para cada etapa terapêutica, a partir de 30 palavras-alvo e 30 palavras-sondagem. Na análise, foram comparadas as condições pré e pós-terapia considerando os valores de PCC-R (porcentagem de consoantes corretas - revisado), fones e fonemas do sistema fonético-fonológico e produção de palavras-alvo e palavras-sondagem. Resultados: Em todos os parâmetros mensurados, valores de PCC-R, porcentagem de acerto de produção correta de palavras-alvo e palavras-sondagem, número de fones e número de fonemas do sistema fonético-fonológico. Houve diferença estatística apenas entre as condições pré e pós-terapia, mas não houve diferença entre os tipos de grupos. Conclusão: independentemente do tipo de grupo, mediada ou não por estratégias de gamificação tecnológica, todos os sujeitos apresentaram melhor desempenho na condição pós-terapia. Uma importante implicação terapêutica refere-se à possibilidade do uso de estratégia de gamificação com o uso do computador com resultados semelhantes ao da terapia com a gamificação convencional.
id UNSP_a6bb86a08c6f2a73fee0bcbca405ce8a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243788
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologiaAnalysis of syllabic structural generalization in phonological therapy with and without technology-mediated gamification strategyTranstorno fonológicoFonoterapiaGeneralizaçãoGamificaçãoEnsaio clínicoPhonological disorderPhonotherapyGeneralizationGamificationClinical trialIntrodução: A generalização estrutural é um dos critérios mais importantes e mais utilizados para estabelecer a eficácia terapêutica em sujeitos com Transtorno Fonológico (TF), uma vez que sua finalidade é ampliar a produção e uso correto dos fonemas-alvo treinados para outros contextos ou ambientes não treinados. Contudo, o processo terapêutico tem como desafio motivar sujeitos com TF na realização de atividades que envolvam a habilidade em que eles têm maior dificuldade: a produção de fala. Assim, o uso de estratégia de gamificação mediada pela tecnologia pode ser uma ferramenta de engajamento que pode favorecer a ocorrência de generalizações. Todavia, não há um consenso sobre o benefício do uso de tais estratégias na terapia fonológica (JESUS et al., 2019; PEREIRA; BRANCALIONI; KESKE-SOARES, 2013; WREN; ROULSTONE, 2008). Objetivo: comparar a generalização estrutural na terapia fonológica associada à estratégia de gamificação com e sem o uso da tecnologia. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o protocolo nº 4.615.118. Participaram do estudo 15 sujeitos de 4:3 a 8:9 de idade que apresentavam o processo fonológico de substituição de líquida não lateral por lateral (/ɾ/ por [l]). Os sujeitos foram randomizados em dois grupos: terapia fonológica associada à gamificação convencional (grupo controle - GC) e terapia fonológica associada à estratégia de gamificação mediada por computador (grupo gamificação - GG). A intervenção fonológica compreendeu, para ambos os grupos, 16 sessões compostas por etapas de percepção e produção de fala. Os grupos se diferenciaram apenas na etapa de percepção no outro (os sujeitos realizaram percepção auditiva-visual imediatamente após a produção de fala dos sons-alvo pela terapeuta). Ao final de cada sessão, foram registrados os desempenhos da produção de fala dos sujeitos (% de acerto) para cada etapa terapêutica, a partir de 30 palavras-alvo e 30 palavras-sondagem. Na análise, foram comparadas as condições pré e pós-terapia considerando os valores de PCC-R (porcentagem de consoantes corretas - revisado), fones e fonemas do sistema fonético-fonológico e produção de palavras-alvo e palavras-sondagem. Resultados: Em todos os parâmetros mensurados, valores de PCC-R, porcentagem de acerto de produção correta de palavras-alvo e palavras-sondagem, número de fones e número de fonemas do sistema fonético-fonológico. Houve diferença estatística apenas entre as condições pré e pós-terapia, mas não houve diferença entre os tipos de grupos. Conclusão: independentemente do tipo de grupo, mediada ou não por estratégias de gamificação tecnológica, todos os sujeitos apresentaram melhor desempenho na condição pós-terapia. Uma importante implicação terapêutica refere-se à possibilidade do uso de estratégia de gamificação com o uso do computador com resultados semelhantes ao da terapia com a gamificação convencional.Introduction: Structural generalization is one of the most important and widely used criteria for establishing therapeutic efficacy in subjects with Phonological Disorder (PD), since its purpose is to expand the production and correct use of trained target phonemes to other contexts or untrained environments. However, the therapeutic process has the challenge of motivating subjects with PD to perform activities involving the skill in which they have the most difficulty: speech production. Thus, the use of gamification strategies mediated by technology can be an engagement tool that can favor the occurrence of generalizations. However, there is no consensus on the benefit of using such strategies in phonological therapy (JESUS et al., 2019; PEREIRA; BRANCALIONI; KESKE-SOARES, 2013; WREN; ROULSTONE, 2008). Objective: to compare structural generalization in phonological therapy associated with the gamification strategy with and without the use of technology. Method: This study was approved by the Research Ethics Committee (REC) under protocol no. 4,615,118. Fifteen subjects aged 4:3 to 8:9 years who had the phonological process of non-lateral liquid substitution for lateral (/ɾ/ for [l]) participated in the study. Subjects were randomized into two groups: phonological therapy associated with conventional gamification (Control Group - CG) and phonological therapy associated with computer-mediated gamification strategy (Gamification Group - GG). For both groups, phonological intervention comprised 16 sessions consisting of stages of speech perception and production. The groups differed only in the perception stage in the other (the subjects performed auditory-visual perception immediately after the speech production of the target sounds by the therapist). At the end of each session, subjects' speech production performances (% correct) were recorded for each therapeutic stage, from 30 target words and 30 probe words. Analysis compared pre- and post-therapy conditions considering PCC-R values (percentage of correct consonants - revised), phonemes and phonetic-phonological system phonemes, and production of target words and probe words. Results: All parameters measured were: PCC-R values, percentage correct in the production of target words and probe words, number of phonemes and phonemes of the phoneticphonological system. There was a statistical difference only between pre- and post-therapy conditions, but no difference between types of groups. Conclusion: regardless of the type of group, mediated or not by technological gamification strategies, all subjects showed better performance in the post-therapy condition. An important therapeutic implication refers to the possibility of the use of gamification strategy with the use of computer with results similar to those of therapy with conventional gamification.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Larissa Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Thalia Freitas da2023-05-30T13:45:19Z2023-05-30T13:45:19Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thalia Freitas da. Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24378833004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-18T06:12:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243788Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-18T06:12:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
Analysis of syllabic structural generalization in phonological therapy with and without technology-mediated gamification strategy
title Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
spellingShingle Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
Silva, Thalia Freitas da
Transtorno fonológico
Fonoterapia
Generalização
Gamificação
Ensaio clínico
Phonological disorder
Phonotherapy
Generalization
Gamification
Clinical trial
title_short Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
title_full Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
title_fullStr Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
title_full_unstemmed Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
title_sort Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia
author Silva, Thalia Freitas da
author_facet Silva, Thalia Freitas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thalia Freitas da
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno fonológico
Fonoterapia
Generalização
Gamificação
Ensaio clínico
Phonological disorder
Phonotherapy
Generalization
Gamification
Clinical trial
topic Transtorno fonológico
Fonoterapia
Generalização
Gamificação
Ensaio clínico
Phonological disorder
Phonotherapy
Generalization
Gamification
Clinical trial
description Introdução: A generalização estrutural é um dos critérios mais importantes e mais utilizados para estabelecer a eficácia terapêutica em sujeitos com Transtorno Fonológico (TF), uma vez que sua finalidade é ampliar a produção e uso correto dos fonemas-alvo treinados para outros contextos ou ambientes não treinados. Contudo, o processo terapêutico tem como desafio motivar sujeitos com TF na realização de atividades que envolvam a habilidade em que eles têm maior dificuldade: a produção de fala. Assim, o uso de estratégia de gamificação mediada pela tecnologia pode ser uma ferramenta de engajamento que pode favorecer a ocorrência de generalizações. Todavia, não há um consenso sobre o benefício do uso de tais estratégias na terapia fonológica (JESUS et al., 2019; PEREIRA; BRANCALIONI; KESKE-SOARES, 2013; WREN; ROULSTONE, 2008). Objetivo: comparar a generalização estrutural na terapia fonológica associada à estratégia de gamificação com e sem o uso da tecnologia. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o protocolo nº 4.615.118. Participaram do estudo 15 sujeitos de 4:3 a 8:9 de idade que apresentavam o processo fonológico de substituição de líquida não lateral por lateral (/ɾ/ por [l]). Os sujeitos foram randomizados em dois grupos: terapia fonológica associada à gamificação convencional (grupo controle - GC) e terapia fonológica associada à estratégia de gamificação mediada por computador (grupo gamificação - GG). A intervenção fonológica compreendeu, para ambos os grupos, 16 sessões compostas por etapas de percepção e produção de fala. Os grupos se diferenciaram apenas na etapa de percepção no outro (os sujeitos realizaram percepção auditiva-visual imediatamente após a produção de fala dos sons-alvo pela terapeuta). Ao final de cada sessão, foram registrados os desempenhos da produção de fala dos sujeitos (% de acerto) para cada etapa terapêutica, a partir de 30 palavras-alvo e 30 palavras-sondagem. Na análise, foram comparadas as condições pré e pós-terapia considerando os valores de PCC-R (porcentagem de consoantes corretas - revisado), fones e fonemas do sistema fonético-fonológico e produção de palavras-alvo e palavras-sondagem. Resultados: Em todos os parâmetros mensurados, valores de PCC-R, porcentagem de acerto de produção correta de palavras-alvo e palavras-sondagem, número de fones e número de fonemas do sistema fonético-fonológico. Houve diferença estatística apenas entre as condições pré e pós-terapia, mas não houve diferença entre os tipos de grupos. Conclusão: independentemente do tipo de grupo, mediada ou não por estratégias de gamificação tecnológica, todos os sujeitos apresentaram melhor desempenho na condição pós-terapia. Uma importante implicação terapêutica refere-se à possibilidade do uso de estratégia de gamificação com o uso do computador com resultados semelhantes ao da terapia com a gamificação convencional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30T13:45:19Z
2023-05-30T13:45:19Z
2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thalia Freitas da. Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243788
33004110045P7
identifier_str_mv SILVA, Thalia Freitas da. Análise da generalização estrutural silábica na terapia fonológica com e sem estratégia de gamificação mediada por tecnologia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110045P7
url http://hdl.handle.net/11449/243788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649745540874240