Música e subjetividade: experimentações híbridas do pensamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/166351 |
Resumo: | O presente texto objetiva construir uma articulação entre filosofia e música para discutir uma das grandes questões da Psicologia: a subjetividade (modos de viver, modos de pensar, modos de sentir...). Dar-se-á enquanto um experimento do pensamento, no sentido de construção exploratória. Para alcançar tal objetivo, colocam-se alguns pontos, na própria forma de construir essa reflexão, que se inspiram no pensamento de Deleuze e Guattari, a saber: de que a arte e a filosofia (mas também a ciência) são domínios da produção de sentido sobre o mundo que não se hierarquizam, mas trabalham em série, em paralelo; e de que arte e filosofia podem ser intercessores, um para o outro, o que nos permite propor ao pensamento questões que não seriam possíveis se estivéssemos circunscritos a apenas um desses domínios; e de que um conceito é uma ferramenta que permite produzir um determinado recorte sobre o mundo. Nesse sentido, abordaremos os conceitos de Ritornelo, Devir, Tempo e Subjetividade para explorarmos tais premissas nessa relação entre música, filosofia e produção de subjetividade. A presente pesquisa se voltou para a exploração do pensamento dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, nos pontos em que o atravessamento entre filosofia e música faz emergir conceitos que em sua composição engendram uma concepção de subjetividade como modo de viver, modo de pensar e modo de sentir. |
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Música e subjetividade: experimentações híbridas do pensamentoMusic and Subjectivity: hybrid thinking experimentationsMúsica e filosofiaSubjetividadeArte e filosofiaDeleuze, Gilles, 1925-1995Guattari, Félix, 1930-1992O presente texto objetiva construir uma articulação entre filosofia e música para discutir uma das grandes questões da Psicologia: a subjetividade (modos de viver, modos de pensar, modos de sentir...). Dar-se-á enquanto um experimento do pensamento, no sentido de construção exploratória. Para alcançar tal objetivo, colocam-se alguns pontos, na própria forma de construir essa reflexão, que se inspiram no pensamento de Deleuze e Guattari, a saber: de que a arte e a filosofia (mas também a ciência) são domínios da produção de sentido sobre o mundo que não se hierarquizam, mas trabalham em série, em paralelo; e de que arte e filosofia podem ser intercessores, um para o outro, o que nos permite propor ao pensamento questões que não seriam possíveis se estivéssemos circunscritos a apenas um desses domínios; e de que um conceito é uma ferramenta que permite produzir um determinado recorte sobre o mundo. Nesse sentido, abordaremos os conceitos de Ritornelo, Devir, Tempo e Subjetividade para explorarmos tais premissas nessa relação entre música, filosofia e produção de subjetividade. A presente pesquisa se voltou para a exploração do pensamento dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, nos pontos em que o atravessamento entre filosofia e música faz emergir conceitos que em sua composição engendram uma concepção de subjetividade como modo de viver, modo de pensar e modo de sentir.This paper aims to establish a connection between philosophy and music in order to address one of Psychology’s greatest questions: subjectivity (ways of living, thinking, feeling...). It is built as a thinking experimentation to explore ideas and concepts. To achieve this goal, some questions are put, in the very form of developing this reflection, which are inspired by Deleuze and Guattari’s thinking, namely that art and philosophy (but also sciences) are domains of meaning production that do not hierarchize, but work in series, in parallel; and of which arts and philosophy can be intercessors, one by another, which allows us to pose thinking questions that would not be possible if we were circunscribed to only one of these domains; and that a concept is a tool that allows us to produce a certain clipping of the world. In this sense, we explore the concepts of Refrain, Becoming, Time and Subjectivity to exam theses premises in the light of such link between music, philosophy and subjectivity production. The research in hand looked to the exploration of Gilles Deleuze and Félix Guattari’s works where the crossing between philosophy and music makes surface concepts that in their composition engender a certain conception of subjectivity as ways of life, ways of thinking and, ways of feeling.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Providello, Guilherme Gonzaga Duarte2018-11-30T16:37:24Z2018-11-30T16:37:24Z2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16635100091047833004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T14:03:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166351Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:46.577991Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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