O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143699 |
Resumo: | Abordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso. |
id |
UNSP_a6ff23a055029cf9395c11ca91d32d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143699 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distânciaAbordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR)Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]Abreu-e-Lima, Denise P.M.2016-09-01T13:58:31Z2016-09-01T13:58:31Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject214application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214http://hdl.handle.net/11449/1436992005-214-abreuelima.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:04:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:19.184105Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
title |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
spellingShingle |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP] |
title_short |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
title_full |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
title_fullStr |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
title_full_unstemmed |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
title_sort |
O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância |
author |
Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP] |
author_facet |
Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP] Abreu-e-Lima, Denise P.M. |
author_role |
author |
author2 |
Abreu-e-Lima, Denise P.M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP] Abreu-e-Lima, Denise P.M. |
description |
Abordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:31Z 2016-09-01T13:58:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214 http://hdl.handle.net/11449/143699 2005-214-abreuelima.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143699 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214 2005-214-abreuelima.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
214 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128523201675264 |