O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Abreu-e-Lima, Denise P.M.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143699
Resumo: Abordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso.
id UNSP_a6ff23a055029cf9395c11ca91d32d1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143699
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distânciaAbordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR)Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]Abreu-e-Lima, Denise P.M.2016-09-01T13:58:31Z2016-09-01T13:58:31Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject214application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214http://hdl.handle.net/11449/1436992005-214-abreuelima.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:04:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:19.184105Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
title O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
spellingShingle O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]
title_short O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
title_full O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
title_fullStr O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
title_full_unstemmed O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
title_sort O tema transversal saúde na formação do educador: relato de experiência em educação a distância
author Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]
author_facet Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]
Abreu-e-Lima, Denise P.M.
author_role author
author2 Abreu-e-Lima, Denise P.M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu-e-Lima, Fabio C. B. [UNESP]
Abreu-e-Lima, Denise P.M.
description Abordar a saúde como um tema transversal no currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas, e não de pacientes, capazes de participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva e de valorizar a saúde como direito e responsabilidade social. Instrumentalizar os participantes para o letramento digital, conscientizar educadores do ensino médio e fundamental sobre a importância do tema transversal saúde no contexto educacional brasileiro, discutir diferentes perspectivas da educação para a saúde, promover o delineamento de atividades pedagógicas relacionadas ao tema e refletir sobre o papel do educador como modelo em sala de aula. Os temas foram desenvolvidos em 6 módulos com duração de 15 dias, nos quais os educadores participaram de atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizado WebCT, como construção de página pessoal, leitura do conteúdo dos módulos, pesquisa em mídia impressa e virtual para expansão do conhecimento sobre os assuntos abordados, elaboração de textos reflexivos sobre suas próprias experiências educacionais, interação com outros participantes e com instrutores nos fóruns de discussão, upload de tarefas, avaliações e auto-avaliações. Os módulos trabalhados abordaram os seguintes conteúdos: 1º módulo - introdução, apresentações, estrutura e funcionamento do curso (módulos, tarefas, uso dos recursos do ambiente virtual de aprendizado) e primeira tarefa (reconhecimento, navegação, escolha de textos, postagem no Fórum de Discussão e construção da página pessoal (homepage do estudante), dentro do WebCT, 2º módulo - apresentação do tema saúde física (crianças, adolescentes e adultos), a interdisciplinaridade e a transversalidade do tema, 3º módulo - tarefas com leituras sobre sites e textos virtuais com o tema saúde física, elaboração de tarefas e discussões no fórum, 4º módulo - saúde financeira - levantamento de necessidades financeiras e avaliação da saúde financeira, utilização do tema na sala de aula, 5º módulo - saúde emocional - noções de análise transacional, 6º módulo: discussão e fechamento das atividades, avaliação e auto-avaliação. Com base nas avaliações, auto-avaliações e depoimentos coletados, pudemos constatar que os objetivos delineados foram plenamente alcançados por 57,5% dos educadores que finalizaram o curso, os quais realizaram um total de 324 postagens. O número inicial de participantes era de 40 educadores (professores, assistentes técnicos pedagógicos e gestores) de escolas públicas estaduais. Esta experiência enfatizou o papel da extensão do conhecimento gerado na universidade para a escola de ensino fundamental e médio, utilizando-se as ferramentas de educação a distância para ampliar as possibilidades de oferecimento e de acesso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:31Z
2016-09-01T13:58:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214
http://hdl.handle.net/11449/143699
2005-214-abreuelima.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143699
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 214
2005-214-abreuelima.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128523201675264