A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw== http://hdl.handle.net/11449/146821 |
Resumo: | As atividades circenses estão, cada vez mais, fazendo parte da vida de alguns artistas, como no caso dos que procuram as atividades do Circo da Barra, localizado no Instituto de Artes da UNESP - São Paulo. O projeto do circo na UNESP existe desde 2006, por iniciativa do Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi. O professor colocou em prática sua pesquisa e suas experiências com o circo, o que possibilitou aos estudantes interessados um contato importante com a linguagem que nunca parou de se desenvolver e, desde seu surgimento, estabelece relações com as artes cênicas, sobretudo. Os artistas que participam desse projeto, não o fazem com o intuito de se transformarem em circenses profissionais, mas sim de desfrutarem de todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar, como preparo físico, conhecimento corporal, resistência, trabalho em grupo, entre outros. Eles procuram o circo para treinamento. O treino circense proporciona ao estudante um novo conhecimento e domínio corporal, além de maior condicionamento físico, que pode resultar na modulação do corpo. O aluno se interessa e se apropria dessa arte, colocando-a na rotina de seu trabalho como mais uma ferramenta usada para o conhecimento de seu próprio corpo, além da prática de exercícios físicos e do prazer que sente quando os realiza dentro do contexto circense. As atividades desenvolvidas propiciam a análise e apontam o quanto o circo interfere, de forma favorável, na vida dos estudantes de teatro, de atores, atrizes, dançarinos e músicos que participam regularmente do grupo de extensão do Circo da Barra do ano de 2013, uma vez que o objetivo do projeto não é o treino visando a profissionalização daqueles que participam, mas o contatos e o conhecimento do que é o treinamento circense. Assim, nós como bolsistas procuramos entender, registrar e apontar as transformações que os participantes sofrem com o treinamento do circo, tanto melhoras posturais e musculares, quanto ganho de força, de alongamento, além de ritmo e concentração, e como isso pode ser benéfico para seu trabalho artístico. Para se obter esses dados, além da observação do rendimento em aulas do Circo da Barra, foram desenvolvidas avaliações físicas com três alunos, um da área de teatro, outro da música e outro da dança, bem como entrevistas, cujos voluntários relataram as experiências e observações a respeito das mudanças que ocorreram em seus corpos, tanto no dia a dia quanto em sua arte. Por fim, são chamados a responder a respeito do reflexo que os treinos apresentou na vida profissional, artística e estudantil. Todos os alunos mostraram melhoras físicas no decorrer dos registros colhidos. A maior parte dos ganhos obtidos só foi possível com a prática regular das atividades proporcionadas pelo Circo da Barra. |
id |
UNSP_a7271c3233a111c86de5cd8702c107d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146821 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicosCirco da BarraAs atividades circenses estão, cada vez mais, fazendo parte da vida de alguns artistas, como no caso dos que procuram as atividades do Circo da Barra, localizado no Instituto de Artes da UNESP - São Paulo. O projeto do circo na UNESP existe desde 2006, por iniciativa do Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi. O professor colocou em prática sua pesquisa e suas experiências com o circo, o que possibilitou aos estudantes interessados um contato importante com a linguagem que nunca parou de se desenvolver e, desde seu surgimento, estabelece relações com as artes cênicas, sobretudo. Os artistas que participam desse projeto, não o fazem com o intuito de se transformarem em circenses profissionais, mas sim de desfrutarem de todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar, como preparo físico, conhecimento corporal, resistência, trabalho em grupo, entre outros. Eles procuram o circo para treinamento. O treino circense proporciona ao estudante um novo conhecimento e domínio corporal, além de maior condicionamento físico, que pode resultar na modulação do corpo. O aluno se interessa e se apropria dessa arte, colocando-a na rotina de seu trabalho como mais uma ferramenta usada para o conhecimento de seu próprio corpo, além da prática de exercícios físicos e do prazer que sente quando os realiza dentro do contexto circense. As atividades desenvolvidas propiciam a análise e apontam o quanto o circo interfere, de forma favorável, na vida dos estudantes de teatro, de atores, atrizes, dançarinos e músicos que participam regularmente do grupo de extensão do Circo da Barra do ano de 2013, uma vez que o objetivo do projeto não é o treino visando a profissionalização daqueles que participam, mas o contatos e o conhecimento do que é o treinamento circense. Assim, nós como bolsistas procuramos entender, registrar e apontar as transformações que os participantes sofrem com o treinamento do circo, tanto melhoras posturais e musculares, quanto ganho de força, de alongamento, além de ritmo e concentração, e como isso pode ser benéfico para seu trabalho artístico. Para se obter esses dados, além da observação do rendimento em aulas do Circo da Barra, foram desenvolvidas avaliações físicas com três alunos, um da área de teatro, outro da música e outro da dança, bem como entrevistas, cujos voluntários relataram as experiências e observações a respeito das mudanças que ocorreram em seus corpos, tanto no dia a dia quanto em sua arte. Por fim, são chamados a responder a respeito do reflexo que os treinos apresentou na vida profissional, artística e estudantil. Todos os alunos mostraram melhoras físicas no decorrer dos registros colhidos. A maior parte dos ganhos obtidos só foi possível com a prática regular das atividades proporcionadas pelo Circo da Barra.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terra, Laura Nogueira [UNESP]Dorini, Bianca Soares [UNESP]2017-01-02T15:39:42Z2017-01-02T15:39:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09767application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09556http://hdl.handle.net/11449/1468212013-09767-terra.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T18:10:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146821Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T18:10:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
title |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
spellingShingle |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos Terra, Laura Nogueira [UNESP] Circo da Barra |
title_short |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
title_full |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
title_fullStr |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
title_full_unstemmed |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
title_sort |
A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos |
author |
Terra, Laura Nogueira [UNESP] |
author_facet |
Terra, Laura Nogueira [UNESP] Dorini, Bianca Soares [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Dorini, Bianca Soares [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Laura Nogueira [UNESP] Dorini, Bianca Soares [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circo da Barra |
topic |
Circo da Barra |
description |
As atividades circenses estão, cada vez mais, fazendo parte da vida de alguns artistas, como no caso dos que procuram as atividades do Circo da Barra, localizado no Instituto de Artes da UNESP - São Paulo. O projeto do circo na UNESP existe desde 2006, por iniciativa do Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi. O professor colocou em prática sua pesquisa e suas experiências com o circo, o que possibilitou aos estudantes interessados um contato importante com a linguagem que nunca parou de se desenvolver e, desde seu surgimento, estabelece relações com as artes cênicas, sobretudo. Os artistas que participam desse projeto, não o fazem com o intuito de se transformarem em circenses profissionais, mas sim de desfrutarem de todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar, como preparo físico, conhecimento corporal, resistência, trabalho em grupo, entre outros. Eles procuram o circo para treinamento. O treino circense proporciona ao estudante um novo conhecimento e domínio corporal, além de maior condicionamento físico, que pode resultar na modulação do corpo. O aluno se interessa e se apropria dessa arte, colocando-a na rotina de seu trabalho como mais uma ferramenta usada para o conhecimento de seu próprio corpo, além da prática de exercícios físicos e do prazer que sente quando os realiza dentro do contexto circense. As atividades desenvolvidas propiciam a análise e apontam o quanto o circo interfere, de forma favorável, na vida dos estudantes de teatro, de atores, atrizes, dançarinos e músicos que participam regularmente do grupo de extensão do Circo da Barra do ano de 2013, uma vez que o objetivo do projeto não é o treino visando a profissionalização daqueles que participam, mas o contatos e o conhecimento do que é o treinamento circense. Assim, nós como bolsistas procuramos entender, registrar e apontar as transformações que os participantes sofrem com o treinamento do circo, tanto melhoras posturais e musculares, quanto ganho de força, de alongamento, além de ritmo e concentração, e como isso pode ser benéfico para seu trabalho artístico. Para se obter esses dados, além da observação do rendimento em aulas do Circo da Barra, foram desenvolvidas avaliações físicas com três alunos, um da área de teatro, outro da música e outro da dança, bem como entrevistas, cujos voluntários relataram as experiências e observações a respeito das mudanças que ocorreram em seus corpos, tanto no dia a dia quanto em sua arte. Por fim, são chamados a responder a respeito do reflexo que os treinos apresentou na vida profissional, artística e estudantil. Todos os alunos mostraram melhoras físicas no decorrer dos registros colhidos. A maior parte dos ganhos obtidos só foi possível com a prática regular das atividades proporcionadas pelo Circo da Barra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:42Z 2017-01-02T15:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09556 http://hdl.handle.net/11449/146821 2013-09767-terra.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw== http://hdl.handle.net/11449/146821 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09556 2013-09767-terra.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09767 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546406557777920 |