A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Laura Nogueira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dorini, Bianca Soares [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw==
http://hdl.handle.net/11449/146821
Resumo: As atividades circenses estão, cada vez mais, fazendo parte da vida de alguns artistas, como no caso dos que procuram as atividades do Circo da Barra, localizado no Instituto de Artes da UNESP - São Paulo. O projeto do circo na UNESP existe desde 2006, por iniciativa do Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi. O professor colocou em prática sua pesquisa e suas experiências com o circo, o que possibilitou aos estudantes interessados um contato importante com a linguagem que nunca parou de se desenvolver e, desde seu surgimento, estabelece relações com as artes cênicas, sobretudo. Os artistas que participam desse projeto, não o fazem com o intuito de se transformarem em circenses profissionais, mas sim de desfrutarem de todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar, como preparo físico, conhecimento corporal, resistência, trabalho em grupo, entre outros. Eles procuram o circo para treinamento. O treino circense proporciona ao estudante um novo conhecimento e domínio corporal, além de maior condicionamento físico, que pode resultar na modulação do corpo. O aluno se interessa e se apropria dessa arte, colocando-a na rotina de seu trabalho como mais uma ferramenta usada para o conhecimento de seu próprio corpo, além da prática de exercícios físicos e do prazer que sente quando os realiza dentro do contexto circense. As atividades desenvolvidas propiciam a análise e apontam o quanto o circo interfere, de forma favorável, na vida dos estudantes de teatro, de atores, atrizes, dançarinos e músicos que participam regularmente do grupo de extensão do Circo da Barra do ano de 2013, uma vez que o objetivo do projeto não é o treino visando a profissionalização daqueles que participam, mas o contatos e o conhecimento do que é o treinamento circense. Assim, nós como bolsistas procuramos entender, registrar e apontar as transformações que os participantes sofrem com o treinamento do circo, tanto melhoras posturais e musculares, quanto ganho de força, de alongamento, além de ritmo e concentração, e como isso pode ser benéfico para seu trabalho artístico. Para se obter esses dados, além da observação do rendimento em aulas do Circo da Barra, foram desenvolvidas avaliações físicas com três alunos, um da área de teatro, outro da música e outro da dança, bem como entrevistas, cujos voluntários relataram as experiências e observações a respeito das mudanças que ocorreram em seus corpos, tanto no dia a dia quanto em sua arte. Por fim, são chamados a responder a respeito do reflexo que os treinos apresentou na vida profissional, artística e estudantil. Todos os alunos mostraram melhoras físicas no decorrer dos registros colhidos. A maior parte dos ganhos obtidos só foi possível com a prática regular das atividades proporcionadas pelo Circo da Barra.
id UNSP_a7271c3233a111c86de5cd8702c107d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146821
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicosCirco da BarraAs atividades circenses estão, cada vez mais, fazendo parte da vida de alguns artistas, como no caso dos que procuram as atividades do Circo da Barra, localizado no Instituto de Artes da UNESP - São Paulo. O projeto do circo na UNESP existe desde 2006, por iniciativa do Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi. O professor colocou em prática sua pesquisa e suas experiências com o circo, o que possibilitou aos estudantes interessados um contato importante com a linguagem que nunca parou de se desenvolver e, desde seu surgimento, estabelece relações com as artes cênicas, sobretudo. Os artistas que participam desse projeto, não o fazem com o intuito de se transformarem em circenses profissionais, mas sim de desfrutarem de todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar, como preparo físico, conhecimento corporal, resistência, trabalho em grupo, entre outros. Eles procuram o circo para treinamento. O treino circense proporciona ao estudante um novo conhecimento e domínio corporal, além de maior condicionamento físico, que pode resultar na modulação do corpo. O aluno se interessa e se apropria dessa arte, colocando-a na rotina de seu trabalho como mais uma ferramenta usada para o conhecimento de seu próprio corpo, além da prática de exercícios físicos e do prazer que sente quando os realiza dentro do contexto circense. As atividades desenvolvidas propiciam a análise e apontam o quanto o circo interfere, de forma favorável, na vida dos estudantes de teatro, de atores, atrizes, dançarinos e músicos que participam regularmente do grupo de extensão do Circo da Barra do ano de 2013, uma vez que o objetivo do projeto não é o treino visando a profissionalização daqueles que participam, mas o contatos e o conhecimento do que é o treinamento circense. Assim, nós como bolsistas procuramos entender, registrar e apontar as transformações que os participantes sofrem com o treinamento do circo, tanto melhoras posturais e musculares, quanto ganho de força, de alongamento, além de ritmo e concentração, e como isso pode ser benéfico para seu trabalho artístico. Para se obter esses dados, além da observação do rendimento em aulas do Circo da Barra, foram desenvolvidas avaliações físicas com três alunos, um da área de teatro, outro da música e outro da dança, bem como entrevistas, cujos voluntários relataram as experiências e observações a respeito das mudanças que ocorreram em seus corpos, tanto no dia a dia quanto em sua arte. Por fim, são chamados a responder a respeito do reflexo que os treinos apresentou na vida profissional, artística e estudantil. Todos os alunos mostraram melhoras físicas no decorrer dos registros colhidos. A maior parte dos ganhos obtidos só foi possível com a prática regular das atividades proporcionadas pelo Circo da Barra.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terra, Laura Nogueira [UNESP]Dorini, Bianca Soares [UNESP]2017-01-02T15:39:42Z2017-01-02T15:39:42Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09767application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09556http://hdl.handle.net/11449/1468212013-09767-terra.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T18:10:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146821Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T18:10:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
title A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
spellingShingle A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
Terra, Laura Nogueira [UNESP]
Circo da Barra
title_short A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
title_full A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
title_fullStr A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
title_full_unstemmed A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
title_sort A atividade circense e o desenvolvimento físico e artístico de atores dançarinos e músicos
author Terra, Laura Nogueira [UNESP]
author_facet Terra, Laura Nogueira [UNESP]
Dorini, Bianca Soares [UNESP]
author_role author
author2 Dorini, Bianca Soares [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Laura Nogueira [UNESP]
Dorini, Bianca Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Circo da Barra
topic Circo da Barra
description As atividades circenses estão, cada vez mais, fazendo parte da vida de alguns artistas, como no caso dos que procuram as atividades do Circo da Barra, localizado no Instituto de Artes da UNESP - São Paulo. O projeto do circo na UNESP existe desde 2006, por iniciativa do Professor Doutor Mário Fernando Bolognesi. O professor colocou em prática sua pesquisa e suas experiências com o circo, o que possibilitou aos estudantes interessados um contato importante com a linguagem que nunca parou de se desenvolver e, desde seu surgimento, estabelece relações com as artes cênicas, sobretudo. Os artistas que participam desse projeto, não o fazem com o intuito de se transformarem em circenses profissionais, mas sim de desfrutarem de todos os benefícios que essas atividades podem proporcionar, como preparo físico, conhecimento corporal, resistência, trabalho em grupo, entre outros. Eles procuram o circo para treinamento. O treino circense proporciona ao estudante um novo conhecimento e domínio corporal, além de maior condicionamento físico, que pode resultar na modulação do corpo. O aluno se interessa e se apropria dessa arte, colocando-a na rotina de seu trabalho como mais uma ferramenta usada para o conhecimento de seu próprio corpo, além da prática de exercícios físicos e do prazer que sente quando os realiza dentro do contexto circense. As atividades desenvolvidas propiciam a análise e apontam o quanto o circo interfere, de forma favorável, na vida dos estudantes de teatro, de atores, atrizes, dançarinos e músicos que participam regularmente do grupo de extensão do Circo da Barra do ano de 2013, uma vez que o objetivo do projeto não é o treino visando a profissionalização daqueles que participam, mas o contatos e o conhecimento do que é o treinamento circense. Assim, nós como bolsistas procuramos entender, registrar e apontar as transformações que os participantes sofrem com o treinamento do circo, tanto melhoras posturais e musculares, quanto ganho de força, de alongamento, além de ritmo e concentração, e como isso pode ser benéfico para seu trabalho artístico. Para se obter esses dados, além da observação do rendimento em aulas do Circo da Barra, foram desenvolvidas avaliações físicas com três alunos, um da área de teatro, outro da música e outro da dança, bem como entrevistas, cujos voluntários relataram as experiências e observações a respeito das mudanças que ocorreram em seus corpos, tanto no dia a dia quanto em sua arte. Por fim, são chamados a responder a respeito do reflexo que os treinos apresentou na vida profissional, artística e estudantil. Todos os alunos mostraram melhoras físicas no decorrer dos registros colhidos. A maior parte dos ganhos obtidos só foi possível com a prática regular das atividades proporcionadas pelo Circo da Barra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:42Z
2017-01-02T15:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09556
http://hdl.handle.net/11449/146821
2013-09767-terra.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc2Nw==
http://hdl.handle.net/11449/146821
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09556
2013-09767-terra.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09767
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546406557777920