GAPMA - Grupo de Ação e Proteção do Meio Ambiente: uma proposta de ação ambiental em Santa Rita do Passa Quatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fabricio Vieira de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Schneider, Tatiana [UNESP], Reis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/e13.htm
http://hdl.handle.net/11449/148299
Resumo: Introdução: Vivemos hoje uma crise ambiental que exige reorientação da ação humana, a educação ambiental surge, então, não só como necessidade, mas também como esperança. Ela contribui na busca de um ambiente saudável, pois é um processo educativo que envolve ética e ciência e uma nova filosofia de vida: valores. Nessa busca é necessário formar cidadãos conscientes e aptos para desenvolver ações com a comunidade, participando das discussões e decisões em relação ao ambiente. Partindo desses princípios este sub-projeto do Projeto Educação Ambiental na Comunidade trabalha com um grupo de jovens da cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SRPQ) – SP, desde maio-2002. Objetivo: formar um grupo de jovens para desenvolver ações ambientais na cidade e região; proporcionar aos jovens oportunidades de empreender o levantamento dos problemas ambientais que são mais significativos para eles, bem como estimulá-los na busca das soluções dos mesmos; auxiliar a organização do grupo para atuar no processo de conscientização da comunidade no que diz respeito ao ambiente em que vivem. Métodos: A metodologia é a pesquisa-ação-participativa, que destaca a participação das pessoas em ações sociais, participação no levantamento dos problemas vividos pela comunidade com objetivos de transformação. Para formar o grupo de ambientalistas, foram convidados aproximadamente 500 jovens de 4 escolas de ensino médio. O sub-projeto teve o cuidado de não vincular o trabalho à escola, organizando-se como educação ambiental não-formal. As atividades desenvolvidas são, principalmente, dinâmicas de grupo que garantam a eficiência do trabalho coletivo. A técnica de mapeamento ambiental deu início à identificação sistematizada das características ambientais da cidade e região, concretizando-se na construção de uma maquete que, se espera, seja continuamente construída. Resultados: O sub-projeto está em andamento, portanto, temos como resultado parcial a organização de um grupo diversificado de 20 jovens na faixa etária de 14 a 20 anos oriundos de escolas públicas e escolas privadas, o GAPMA, e o mapeamento da cidade em 4 regiões. Nas comemorações da Semana do Meio Ambiente, os jovens realizaram o plantio de uma árvore (pau-brasil) na praça Mário Resende, estudando suas características históricas, sociais e biológicas, seguida da distribuição de mudas para a população. Os resultados esperados são: buscar soluções possíveis para os problemas ambientais identificados pelos participantes, como eco-turismo predatório, lixo, água, conservação de nascentes, entre outros; e a organização autônoma e contínua do grupo com desenvolvimento das ações ambientais.
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