Educação ambiental e ciência-cidadã: interfaces na formação e estímulo ao voluntariado em um parque nacional brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192243 |
Resumo: | A Ciência-Cidadã propõe fertilizar o saber científico com outros saberes, como o conhecimento popular, sendo realizado por pessoas que se interessam pela Ciência e se preocupam com a questão ambiental. Atrelado a isto têm-se a perspectiva da Educação Ambiental crítica que visa uma reaproximação do ser humano com a natureza e o repensar das ações em ambientes naturais. Os parques nacionais, afilados ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), se constituem em locais abertos à visitação e possuem estreitas relações com as comunidades do entorno. Desta forma, têm sido considerados locais privilegiados para a contextualização de pesquisas envolvendo pesquisadores de universidades, organizações não-governamentais (ONG) e a própria comunidade local. Assim, a pesquisa aqui apresentada tem como principal objetivo analisar a contribuição do Programa Consciência-Cidadã na formação socioambiental crítica e no engajamento social dos sujeitos. O tipo de pesquisa é qualitativo, tendo por base os fundamentos da psicologia histórico-cultural Vigotskiniana, a qual deve considerar a concretude, a totalidade e a dinâmica dos fenômenos sociais construídos historicamente. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários e entrevistas aplicadas aos sujeitos participantes dos três cursos realizados pelo Programa ConsCiência-Cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e observações das aulas dos cursos e de reuniões dos pesquisadores do Programa. Se utilizou da “Análise de Conteúdo”, proposta por Bardin, para a categorização dos dados e da análise documental dos planos de aulas dos professores dos cursos. Os resultados indicam que os sujeitos participantes dos três cursos apresentaram envolvimento com as questões ambientais e são “sensibilizados”. Relacionando os dados dos três cursos, em geral, os sujeitos mantêm o contato com a natureza em sua rotina e buscam realizar atividades no meio ambiente, característica a qual os cursos contribuíram efetivamente. Porém, a concepção de natureza apresentada por eles não possui um enfoque crítico, mas utilitarista da mesma. Quanto as categorias empíricas os cursos foram abordados com base em seus conteúdos, estratégias de ensino e instrumentação. Apresentaram diferentes metodologias e foram bem aceitos, porém grande parte dos sujeitos não terminaram a etapa de intervenção prática do curso, embora alguns permaneceram no programa de voluntariado do parque, o que pode ter sido proporcionado pelo estímulo ao voluntariado. Dentre os cursos foi possível identificar aspectos que contribuem para uma mudança na visão de mundo que se estabeleceu nos sujeitos em relação as questões socioambientais e o engajamento social, embora também apresentem limitações. Assim, incorporar o pensamento crítico no âmbito educacional requer uma reflexão sobre a maneira de como lidar com o mundo, com relações que se estabelecem com os objetos, o sujeito e o meio. |
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Educação ambiental e ciência-cidadã: interfaces na formação e estímulo ao voluntariado em um parque nacional brasileiroEnvironmental education and citizen science: interfaces in training and encouraging volunteering in a Brazilian national parkEducación ambiental y ciencia ciudadana: interfaces en capacitación y fomento del voluntariado en un parque nacional brasileñoPesquisa qualitativaEngajamento socialUnidades de conservaçãoPsicologia histórico-culturalIncentivo ao voluntariadoQualitative researchConservation unitsHistorical and cultural psychologyIncentive to volunteeringA Ciência-Cidadã propõe fertilizar o saber científico com outros saberes, como o conhecimento popular, sendo realizado por pessoas que se interessam pela Ciência e se preocupam com a questão ambiental. Atrelado a isto têm-se a perspectiva da Educação Ambiental crítica que visa uma reaproximação do ser humano com a natureza e o repensar das ações em ambientes naturais. Os parques nacionais, afilados ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), se constituem em locais abertos à visitação e possuem estreitas relações com as comunidades do entorno. Desta forma, têm sido considerados locais privilegiados para a contextualização de pesquisas envolvendo pesquisadores de universidades, organizações não-governamentais (ONG) e a própria comunidade local. Assim, a pesquisa aqui apresentada tem como principal objetivo analisar a contribuição do Programa Consciência-Cidadã na formação socioambiental crítica e no engajamento social dos sujeitos. O tipo de pesquisa é qualitativo, tendo por base os fundamentos da psicologia histórico-cultural Vigotskiniana, a qual deve considerar a concretude, a totalidade e a dinâmica dos fenômenos sociais construídos historicamente. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários e entrevistas aplicadas aos sujeitos participantes dos três cursos realizados pelo Programa ConsCiência-Cidadã no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e observações das aulas dos cursos e de reuniões dos pesquisadores do Programa. Se utilizou da “Análise de Conteúdo”, proposta por Bardin, para a categorização dos dados e da análise documental dos planos de aulas dos professores dos cursos. Os resultados indicam que os sujeitos participantes dos três cursos apresentaram envolvimento com as questões ambientais e são “sensibilizados”. Relacionando os dados dos três cursos, em geral, os sujeitos mantêm o contato com a natureza em sua rotina e buscam realizar atividades no meio ambiente, característica a qual os cursos contribuíram efetivamente. Porém, a concepção de natureza apresentada por eles não possui um enfoque crítico, mas utilitarista da mesma. Quanto as categorias empíricas os cursos foram abordados com base em seus conteúdos, estratégias de ensino e instrumentação. Apresentaram diferentes metodologias e foram bem aceitos, porém grande parte dos sujeitos não terminaram a etapa de intervenção prática do curso, embora alguns permaneceram no programa de voluntariado do parque, o que pode ter sido proporcionado pelo estímulo ao voluntariado. Dentre os cursos foi possível identificar aspectos que contribuem para uma mudança na visão de mundo que se estabeleceu nos sujeitos em relação as questões socioambientais e o engajamento social, embora também apresentem limitações. Assim, incorporar o pensamento crítico no âmbito educacional requer uma reflexão sobre a maneira de como lidar com o mundo, com relações que se estabelecem com os objetos, o sujeito e o meio.Science-Citizen requested fertilizers or scientific flavors with other flavors, such as popular knowledge, being carried out by people who are interested in Science and are concerned with an environmental issue. Linked to this, it has a critical Environmental Education perspective that aims at bringing human beings closer to nature and paying for actions in natural environments. National parks, affiliated with the Chico Mendes Institute for Biodiversity (ICMBio), can exhibit a visit in open places and present close relations with the surrounding communities. Thus, these places were considered privileged for the contextualization of research by researchers, non-governmental organizations (NGOs) and the local community itself. Thus, the research presented here has as main objective to analyze the contribution of the Citizen Consciousness Program in the critical socio-environmental formation and in the social engagement of the subjects. The type of qualitative research, based on the foundations of historicalcritical pedagogy and Vygotskynian historical-cultural psychology, must consider the concreteness, totality and dynamics of historically constructed social phenomena. It uses the Content Analysis proposed by Bardin, the questionnaires and interviews of the subjects participating in the three courses offered by the Conscience-Citizen Program in the Serra dos Órgãos National Park (PARNASO), in addition to observing the course classes and meetings of the project search. The results indicate that the subjects participating in the three courses were involved with environmental issues and are “sensitized”. Relating the data of the three courses, in general, the subjects maintain contact with nature in their routine and seek to carry out activities focused on the environment, a characteristic to which the courses may have contributed effectively. However, the conception of nature presented by them, most of the time, is based on the scientific and utilitarian understanding of it, which do not have a critical focus. As for the empirical categories, the courses were approached based on their content, teaching strategies and instrumentation. The courses presented different methodologies and were well accepted, but most of the subjects did not finish the stage of practical intervention of the course, although some remained in the park's volunteer program (mainly students of course B), which may have been provided by incentive to the proposed volunteering. Among the courses, it was possible to identify aspects that contribute to a change in the world view that was established in the subjects in relation to socio-environmental issues and social engagement. although they also have limitations. Thus, incorporating critical thinking in the educational field requires reflection on how to deal with the world, the relationships that are established with objects, the subject and the environment.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)421251/2017-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rumenos, Nijima Novello2020-04-20T01:14:21Z2020-04-20T01:14:21Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19224300093011933004056079P08282678535227179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:28:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:49:06.918688Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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