Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Boraschi, Marilene Bortolotti [UNESP], Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141746
Resumo: O presente texto configura-se como parte dos resultados da pesquisa realizada para conclusão da disciplina “Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP. Tem por objetivo principal compreender como a inclusão escolar e o processo colaborativo são percebidos pelos gestores e professores do ensino regular e pelo professor do atendimento educacional especializado diante da transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental em escolas municipais de Araçatuba. Além disso, busca analisar como a formação inicial e continuada contribuem para a inclusão de estudantes com deficiência no âmbito escolar. Enquadra-se na pesquisa do tipo Estudo de Caso, em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa bibliográfica, possibilitando a organização dos dados em categorias de análise. Diante dos resultados apresentados verificou-se que todos os sujeitos da pesquisa, de uma forma geral, cada um com suas experiências e dificuldades, buscam alternativas para a construção de uma educação inclusiva, identificando a formação de professores na perspectiva da inclusão como um dos caminhos para esta consolidação.
id UNSP_a7b66dc48f8112cba70a4c822c2d7031
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141746
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professoresEducação inclusivaFormação de professoresTransiçãoO presente texto configura-se como parte dos resultados da pesquisa realizada para conclusão da disciplina “Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP. Tem por objetivo principal compreender como a inclusão escolar e o processo colaborativo são percebidos pelos gestores e professores do ensino regular e pelo professor do atendimento educacional especializado diante da transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental em escolas municipais de Araçatuba. Além disso, busca analisar como a formação inicial e continuada contribuem para a inclusão de estudantes com deficiência no âmbito escolar. Enquadra-se na pesquisa do tipo Estudo de Caso, em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa bibliográfica, possibilitando a organização dos dados em categorias de análise. Diante dos resultados apresentados verificou-se que todos os sujeitos da pesquisa, de uma forma geral, cada um com suas experiências e dificuldades, buscam alternativas para a construção de uma educação inclusiva, identificando a formação de professores na perspectiva da inclusão como um dos caminhos para esta consolidação.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]Boraschi, Marilene Bortolotti [UNESP]Rinaldi, Renata Portela [UNESP]2016-07-19T13:00:17Z2016-07-19T13:00:17Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8967-8979application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8967-89792357-7819http://hdl.handle.net/11449/141746ISSN2357-7819-2014-8967-8979.pdf99470313597557350000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:44:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
title Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
spellingShingle Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
Educação inclusiva
Formação de professores
Transição
title_short Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
title_full Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
title_fullStr Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
title_full_unstemmed Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
title_sort Conquistas e desafios na transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental: um olhar para a formação de professores
author Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
author_facet Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
Boraschi, Marilene Bortolotti [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_role author
author2 Boraschi, Marilene Bortolotti [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Priscila Sales Rodrigues [UNESP]
Boraschi, Marilene Bortolotti [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Transição
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Transição
description O presente texto configura-se como parte dos resultados da pesquisa realizada para conclusão da disciplina “Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP. Tem por objetivo principal compreender como a inclusão escolar e o processo colaborativo são percebidos pelos gestores e professores do ensino regular e pelo professor do atendimento educacional especializado diante da transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental em escolas municipais de Araçatuba. Além disso, busca analisar como a formação inicial e continuada contribuem para a inclusão de estudantes com deficiência no âmbito escolar. Enquadra-se na pesquisa do tipo Estudo de Caso, em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa bibliográfica, possibilitando a organização dos dados em categorias de análise. Diante dos resultados apresentados verificou-se que todos os sujeitos da pesquisa, de uma forma geral, cada um com suas experiências e dificuldades, buscam alternativas para a construção de uma educação inclusiva, identificando a formação de professores na perspectiva da inclusão como um dos caminhos para esta consolidação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:17Z
2016-07-19T13:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8967-8979
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141746
ISSN2357-7819-2014-8967-8979.pdf
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141746
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8967-8979
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8967-8979.pdf
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8967-8979
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045436234137600