Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Bernardo da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154570
Resumo: As práticas educativas em creche, por condicionamentos históricos e sociais, trazem, predominantemente, os traços do assistencialismo e do cuidar materno. Essas características tiram o foco sobre a necessidade de formação dos educadores, não atendem às exigências do cuidar e educar na Educação Infantil – EI, consequentemente, não possibilitam que tais práticas sejam planejadas, realizadas, avaliadas e voltadas ao pleno desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Dessa forma, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: Quais as características dos objetos lúdicos que permitem a elaboração de indicadores que orientem seus usos nas práticas de multiletramento nas creches? Para tanto, procurou-se criar indicadores de seleção, usos, registro e avaliação de objetos para os processos de multiletramento social em creche, por meio das múltiplas linguagens da arte e do brincar, a fim de orientar os educadores nas práticas educativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, por meio de um estudo bibliográfico realizado nas bases de dados indexadas, verificou as produções científicas na área e correlatas ao tema do estudo, no período de 1990 a 2017; o estudo documental foi realizado na legislação e nas orientações nacionais que regem a EI. Buscando fazer a interlocução entre Educação, Arte e Linguagem, o levantamento mostrou a necessidade de estudos científicos que abarquem a primeiríssima infância. Os resultados orientaram quanto aos processos de letramento e usos dos objetos lúdicos, focando nos materiais para a primeiríssima infância e propiciaram escopo para a elaboração do livro “Ler, Criar e Brincar: objetos lúdicos no multiletramento em creche”.
id UNSP_a7f42d1829b98329e568a6c41f98d525
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154570
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em crechesIndicators for use of play objects: tools for multi-play in kindergartenIndicadoresObjetos lúdicosCrecheMultiletramentosArteIndicatorsPlayful objectsDay care centerMulti-literacyArtAs práticas educativas em creche, por condicionamentos históricos e sociais, trazem, predominantemente, os traços do assistencialismo e do cuidar materno. Essas características tiram o foco sobre a necessidade de formação dos educadores, não atendem às exigências do cuidar e educar na Educação Infantil – EI, consequentemente, não possibilitam que tais práticas sejam planejadas, realizadas, avaliadas e voltadas ao pleno desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Dessa forma, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: Quais as características dos objetos lúdicos que permitem a elaboração de indicadores que orientem seus usos nas práticas de multiletramento nas creches? Para tanto, procurou-se criar indicadores de seleção, usos, registro e avaliação de objetos para os processos de multiletramento social em creche, por meio das múltiplas linguagens da arte e do brincar, a fim de orientar os educadores nas práticas educativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, por meio de um estudo bibliográfico realizado nas bases de dados indexadas, verificou as produções científicas na área e correlatas ao tema do estudo, no período de 1990 a 2017; o estudo documental foi realizado na legislação e nas orientações nacionais que regem a EI. Buscando fazer a interlocução entre Educação, Arte e Linguagem, o levantamento mostrou a necessidade de estudos científicos que abarquem a primeiríssima infância. Os resultados orientaram quanto aos processos de letramento e usos dos objetos lúdicos, focando nos materiais para a primeiríssima infância e propiciaram escopo para a elaboração do livro “Ler, Criar e Brincar: objetos lúdicos no multiletramento em creche”.The educational practices in day care center, due to historical and social conditioning, predominantly bring traits of assistance and maternal care. These characteristics take focus on the need for training of educators, do not meet the demands of caring for and educate in Early Childhood Education, consequently, do not allow such practices to be planned, carried out, evaluated and aimed at the full biopsychosocial development of children. Thus, this research is based on the following question: What are the characteristics of play objects that allow the elaboration of indicators that guide their uses in the practice of multiletramento in day care centers? Therefore, we tried to create indicators of selection, use, registration and evaluation of objects for the processes of social multilearning in day care, through the multiple languages of art and play, in order to guide educators in educational practices. The qualitative research, through a bibliographic study carried out in the indexed databases, verified the scientific productions in the area and related to the theme of the study, from 1990 to 2017; the documentary study was carried out in the legislation and in the national guidelines governing the IE. Seeking to make the interlocution between Education, Art and Language, the survey showed the need for scientific studies that cover the very first childhood. The results guided the processes of literacy and use of play objects, focusing on materials for early childhood and provided scope for the elaboration of the book "Read, Create and Play: playful objects in multiletrament in day care center".Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andressa Bernardo da2018-07-23T19:24:03Z2018-07-23T19:24:03Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15457000090617033004056091P08897176542462072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:19:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154570Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:35:54.108039Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
Indicators for use of play objects: tools for multi-play in kindergarten
title Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
spellingShingle Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
Silva, Andressa Bernardo da
Indicadores
Objetos lúdicos
Creche
Multiletramentos
Arte
Indicators
Playful objects
Day care center
Multi-literacy
Art
title_short Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
title_full Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
title_fullStr Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
title_full_unstemmed Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
title_sort Indicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em creches
author Silva, Andressa Bernardo da
author_facet Silva, Andressa Bernardo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andressa Bernardo da
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores
Objetos lúdicos
Creche
Multiletramentos
Arte
Indicators
Playful objects
Day care center
Multi-literacy
Art
topic Indicadores
Objetos lúdicos
Creche
Multiletramentos
Arte
Indicators
Playful objects
Day care center
Multi-literacy
Art
description As práticas educativas em creche, por condicionamentos históricos e sociais, trazem, predominantemente, os traços do assistencialismo e do cuidar materno. Essas características tiram o foco sobre a necessidade de formação dos educadores, não atendem às exigências do cuidar e educar na Educação Infantil – EI, consequentemente, não possibilitam que tais práticas sejam planejadas, realizadas, avaliadas e voltadas ao pleno desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Dessa forma, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: Quais as características dos objetos lúdicos que permitem a elaboração de indicadores que orientem seus usos nas práticas de multiletramento nas creches? Para tanto, procurou-se criar indicadores de seleção, usos, registro e avaliação de objetos para os processos de multiletramento social em creche, por meio das múltiplas linguagens da arte e do brincar, a fim de orientar os educadores nas práticas educativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, por meio de um estudo bibliográfico realizado nas bases de dados indexadas, verificou as produções científicas na área e correlatas ao tema do estudo, no período de 1990 a 2017; o estudo documental foi realizado na legislação e nas orientações nacionais que regem a EI. Buscando fazer a interlocução entre Educação, Arte e Linguagem, o levantamento mostrou a necessidade de estudos científicos que abarquem a primeiríssima infância. Os resultados orientaram quanto aos processos de letramento e usos dos objetos lúdicos, focando nos materiais para a primeiríssima infância e propiciaram escopo para a elaboração do livro “Ler, Criar e Brincar: objetos lúdicos no multiletramento em creche”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23T19:24:03Z
2018-07-23T19:24:03Z
2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154570
000906170
33004056091P0
8897176542462072
url http://hdl.handle.net/11449/154570
identifier_str_mv 000906170
33004056091P0
8897176542462072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129340124168192