Focalizadores(as) de Danças Circulares Sagradas no Brasil em seus processos de form(ação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Potyra Curione
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237090
Resumo: As Danças Circulares Sagradas (DCS) são manifestações expressivas vivenciadas em roda. Essa disposição circular gera um campo de intensificação que afeta as pessoas tanto em nível subjetivo quanto coletivo. É no bojo deste contexto intensivo que se evidencia a figura do(a) focalizador(a), como aquele(a) que não só conduz a roda, mas que também tem a função de “colocar e sustentar o foco”, isto é, de contribuir na intensificação desta experiência expressiva. Assim, tendo em vista esse espaço pulsante de intensificação da experiência em roda, essa pesquisa pretendeu lançar o olhar na direção dos processos de form(ação) de focalizadores(as) de DCS no Brasil. Nesta perspectiva, buscou-se observar possíveis ressonâncias entre a experiência corporal e coletiva instalada nessa prática e os processos de subjetivação desses(as) focalizadores(as). Como referencial teórico de partida, buscou-se pela estilística da existência, em Foucault, para ajustar o olhar investigativo na direção das práticas que intensificam nossa experiência de si, elaborando modos de ser e agir no mundo. Para tanto, perguntou-se: como a dinâmica relacional das DCS pode oferecer espaços potentes de encontro com as forças que intensificam nossa experiência de si? Como a prática das DCS pode mobilizar os processos form(ativos) dos focalizadores de DCS? Na dimensão dos procedimentos, procurou-se inspiração na Cartografia – no âmbito das pesquisas-intervenção – para realizar oito entrevistas com focalizadores(as) no Brasil. A partir das entrevistas, revisitou-se as experiências vividas por focalizadores(as) para pensar como o cultivo, a entrega e a plena disposição junto às DCS oferecem espaços potentes de intensificação da experiência de si, nas relações que se estabelecem entre o próprio corpo, o espaço e os outros na dinâmica da dança feita em roda. Para evidenciar esse domínio analítico imerso nos diferentes níveis de relacionamento corporal, recorreu-se aos estudos da expressividade, em Laban, o que oportunizou a composição de inflexões acerca do corpo em movimento constituídas entre a dimensão das sensibilidades e a dimensão do sagrado. Essa composição abriu caminho para a visualização de uma certa estilística da existência, que aqui estamos chamando de form(ação), só tangível pelos(as) focalizadores(as) na intensificação dessas dinâmicas relacionais em curso ao longo de seus processos form(ativos).
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Assim, tendo em vista esse espaço pulsante de intensificação da experiência em roda, essa pesquisa pretendeu lançar o olhar na direção dos processos de form(ação) de focalizadores(as) de DCS no Brasil. Nesta perspectiva, buscou-se observar possíveis ressonâncias entre a experiência corporal e coletiva instalada nessa prática e os processos de subjetivação desses(as) focalizadores(as). Como referencial teórico de partida, buscou-se pela estilística da existência, em Foucault, para ajustar o olhar investigativo na direção das práticas que intensificam nossa experiência de si, elaborando modos de ser e agir no mundo. Para tanto, perguntou-se: como a dinâmica relacional das DCS pode oferecer espaços potentes de encontro com as forças que intensificam nossa experiência de si? Como a prática das DCS pode mobilizar os processos form(ativos) dos focalizadores de DCS? Na dimensão dos procedimentos, procurou-se inspiração na Cartografia – no âmbito das pesquisas-intervenção – para realizar oito entrevistas com focalizadores(as) no Brasil. A partir das entrevistas, revisitou-se as experiências vividas por focalizadores(as) para pensar como o cultivo, a entrega e a plena disposição junto às DCS oferecem espaços potentes de intensificação da experiência de si, nas relações que se estabelecem entre o próprio corpo, o espaço e os outros na dinâmica da dança feita em roda. Para evidenciar esse domínio analítico imerso nos diferentes níveis de relacionamento corporal, recorreu-se aos estudos da expressividade, em Laban, o que oportunizou a composição de inflexões acerca do corpo em movimento constituídas entre a dimensão das sensibilidades e a dimensão do sagrado. Essa composição abriu caminho para a visualização de uma certa estilística da existência, que aqui estamos chamando de form(ação), só tangível pelos(as) focalizadores(as) na intensificação dessas dinâmicas relacionais em curso ao longo de seus processos form(ativos).The Sacred Circle Dances (SCD) are expressive manifestations experienced in circles. This circular arrangement generates an intensification field that affects people both subjectively and collectively. It is in the middle of this intensive context that the SCD teacher is evident as the one who not only conducts the circle, but who also has the function of "putting and sustaining the focus", that is, to contribute to the intensification of this expressive experience. Thus, in view of this pulsating space of intensification of the experience in circles, this research has intended to look towards the processes of SCD teachers’ form(action) in Brazil. In this perspective, we have sought to enter a reflective level that intends to observe possible resonances between the bodily and collective experience installed in this practice and the subjectivation processes of these teachers. As a theoretical starting point, we have sought the aesthetics of existence, observed in Foucault, to adjust the investigative look towards practices that intensify our experience of the self, developing ways of being and acting in the world. Therefore, we have asked: how the relational dynamics of the SCD can offer powerful spaces for meeting the forces that intensify our experience of the self? How can the SCD practice mobilize the Subjectivation and Educational Background processes of SCD teachers? In the dimension of procedures, we have sought inspiration in Cartography – in the context of intervention-research – to conduct eight interviews with SCD teachers in Brazil. From the interviews, we have revisited the experiences lived by them to think about how the cultivation, delivery, and full disposition with the SCD offer powerful spaces for intensifying the experience of the self, in the relationships established among the body itself, the space and the others in the dynamics of the dance made in a circle. To evidence this analytical domain immersed at several levels of the body relationship, we have resorted to the studies of expressiveness, in Laban, which has made the composition of inflections about the body in movement constituted between the dimension of sensibilities and the dimension of the sacred possible. This composition has opened the way for the visualization of a certain aesthetics of existence only tangible by the SCD teachers in the intensification of these relational dynamics in course along their Subjectivation and Educational Background processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Potyra Curione2022-10-18T11:43:53Z2022-10-18T11:43:53Z2022-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23709033004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:12:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237090Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:34:13.484178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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