Limites e possibilidades de uma alternativa de educação: Análise do Projeto Barracão da Cáritas Diocesana de Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgheti, Rodrigo da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96399
Resumo: O objeto desta pesquisa foi o Projeto Barracão da cidade de Marília-SP que atende crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 18 anos incompletos em situação de risco. Desenvolvemos um estudo de caso, de enfoque histórico-organizacional. Foi uma pesquisa qualitativa e participante na área de História da Educação Brasileira Contemporânea com base em fontes bibliográficas e na pesquisa de campo, utilizando como suporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais. Foi um trabalho de reflexão que procurou interpretar momentos significativos da história da prática educativa do Projeto em questão construída a partir da memória dos fundadores e analisada a partir da representação social de seus atores, apoiada em autores da Educação, Filosofia, Sociologia e Psicologia, pois entendemos que a História como empresa de análise e tentativa de compreensão de um fato precisa de outras Ciências. Nosso quadro teórico foi construído a partir do pensamento educacional de Paulo Freire, dos conceitos de educação para a solidariedade e democracia. Percebemos a ausência da consciência crítica nas representações dos educandos e de alguns educadores o que, a nosso ver, compromete os objetivos do Projeto, caracterizando seu principal limite. Porém, a possibilidade que vislumbramos é a ressignificação das práticas já existentes, enfatizando os vínculos que existem entre os educadores e educandos, mas direcionando as atividades ao exercício da consciência crítica e à possibilidade de transformação da realidade social injusta a qual estamos inseridos.
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