Sala de leitura: formando pequenos leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ58.htm http://hdl.handle.net/11449/148431 |
Resumo: | Introdução: O projeto "Sala de leitura: formando pequenos leitores" funciona a três anos na FCT/Unesp. Acreditando que é possível despertar o gosto pela leitura em crianças pré escolares e de séries iniciais (3 a 12 anos) de escolas municipais, estaduais e particulares de Presidente Prudente e região que são convidadas a participarem da "Hora do conto". Objetivos: Formar leitores, envolver a comunidade prudentina em atividades de leitura, orientar alunos do curso de Pedagogia no trabalho com a literatura infantil, incentivar o gosto pela leitura e a formação de leitores críticos. Metodologia: A "Hora do conto" é dividida em quatro momentos: 1º) a escolha da história e da técnica para contá-la - uma história da literatura infantil é escolhida, bem como a melhor técnica para contá-la. Muitas vezes, a história pode ser contada de memória, outras o contador precisa do livro e em alguma dependendo da faixa etária das crianças/ouvintes a história é reproduzida em grandes cartazes ou gravuras; 2º) o contar - neste momento o contador narra a história somente com o intuito de despertar o gosto e o prazer pela leitura nos pequenos ouvintes; 3º) a discussão da história - através de uma conversa daquilo que foi narrado, o contador estabelece uma relação com a história em si, o contexto (autor e ouvinte) e as ideologias emanadas pelo texto; 4º) interpretação crítica através da arte - como última etapa deste trabalho, após a discussão que pretendeu trabalhar as dimensões semânticas e pragmáticas do texto, o contador apresenta atividades artísticas para as crianças, que através da pintura, modelagem, colagem, construção com sucata, origami e outros podem interpretar criticamente o que lhes foi contado. Resultados: Uma avaliação constante é feita. E os últimos três anos de trabalho nos mostra a importância em propiciar a leitura sem um compromisso com imposições e avaliações escritas (práticas da escola). As crianças que geralmente participam da "Hora do conto" sempre voltam para ler o livro da história contada e outros livros da sala de leitura. Neste sentido, o trabalho com linguagem acontece, o material de leitura é procurado pelas crianças e a formação crítica se inicia de maneira lúdica e prazerosa. |
id |
UNSP_a89f7e86d5b302924dda998078adabd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148431 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sala de leitura: formando pequenos leitoresIntrodução: O projeto "Sala de leitura: formando pequenos leitores" funciona a três anos na FCT/Unesp. Acreditando que é possível despertar o gosto pela leitura em crianças pré escolares e de séries iniciais (3 a 12 anos) de escolas municipais, estaduais e particulares de Presidente Prudente e região que são convidadas a participarem da "Hora do conto". Objetivos: Formar leitores, envolver a comunidade prudentina em atividades de leitura, orientar alunos do curso de Pedagogia no trabalho com a literatura infantil, incentivar o gosto pela leitura e a formação de leitores críticos. Metodologia: A "Hora do conto" é dividida em quatro momentos: 1º) a escolha da história e da técnica para contá-la - uma história da literatura infantil é escolhida, bem como a melhor técnica para contá-la. Muitas vezes, a história pode ser contada de memória, outras o contador precisa do livro e em alguma dependendo da faixa etária das crianças/ouvintes a história é reproduzida em grandes cartazes ou gravuras; 2º) o contar - neste momento o contador narra a história somente com o intuito de despertar o gosto e o prazer pela leitura nos pequenos ouvintes; 3º) a discussão da história - através de uma conversa daquilo que foi narrado, o contador estabelece uma relação com a história em si, o contexto (autor e ouvinte) e as ideologias emanadas pelo texto; 4º) interpretação crítica através da arte - como última etapa deste trabalho, após a discussão que pretendeu trabalhar as dimensões semânticas e pragmáticas do texto, o contador apresenta atividades artísticas para as crianças, que através da pintura, modelagem, colagem, construção com sucata, origami e outros podem interpretar criticamente o que lhes foi contado. Resultados: Uma avaliação constante é feita. E os últimos três anos de trabalho nos mostra a importância em propiciar a leitura sem um compromisso com imposições e avaliações escritas (práticas da escola). As crianças que geralmente participam da "Hora do conto" sempre voltam para ler o livro da história contada e outros livros da sala de leitura. Neste sentido, o trabalho com linguagem acontece, o material de leitura é procurado pelas crianças e a formação crítica se inicia de maneira lúdica e prazerosa.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2017-01-18T18:11:42Z2017-01-18T18:11:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ58.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1484319778200016779533PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:12.948130Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
title |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
spellingShingle |
Sala de leitura: formando pequenos leitores Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
title_short |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
title_full |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
title_fullStr |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
title_full_unstemmed |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
title_sort |
Sala de leitura: formando pequenos leitores |
author |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
description |
Introdução: O projeto "Sala de leitura: formando pequenos leitores" funciona a três anos na FCT/Unesp. Acreditando que é possível despertar o gosto pela leitura em crianças pré escolares e de séries iniciais (3 a 12 anos) de escolas municipais, estaduais e particulares de Presidente Prudente e região que são convidadas a participarem da "Hora do conto". Objetivos: Formar leitores, envolver a comunidade prudentina em atividades de leitura, orientar alunos do curso de Pedagogia no trabalho com a literatura infantil, incentivar o gosto pela leitura e a formação de leitores críticos. Metodologia: A "Hora do conto" é dividida em quatro momentos: 1º) a escolha da história e da técnica para contá-la - uma história da literatura infantil é escolhida, bem como a melhor técnica para contá-la. Muitas vezes, a história pode ser contada de memória, outras o contador precisa do livro e em alguma dependendo da faixa etária das crianças/ouvintes a história é reproduzida em grandes cartazes ou gravuras; 2º) o contar - neste momento o contador narra a história somente com o intuito de despertar o gosto e o prazer pela leitura nos pequenos ouvintes; 3º) a discussão da história - através de uma conversa daquilo que foi narrado, o contador estabelece uma relação com a história em si, o contexto (autor e ouvinte) e as ideologias emanadas pelo texto; 4º) interpretação crítica através da arte - como última etapa deste trabalho, após a discussão que pretendeu trabalhar as dimensões semânticas e pragmáticas do texto, o contador apresenta atividades artísticas para as crianças, que através da pintura, modelagem, colagem, construção com sucata, origami e outros podem interpretar criticamente o que lhes foi contado. Resultados: Uma avaliação constante é feita. E os últimos três anos de trabalho nos mostra a importância em propiciar a leitura sem um compromisso com imposições e avaliações escritas (práticas da escola). As crianças que geralmente participam da "Hora do conto" sempre voltam para ler o livro da história contada e outros livros da sala de leitura. Neste sentido, o trabalho com linguagem acontece, o material de leitura é procurado pelas crianças e a formação crítica se inicia de maneira lúdica e prazerosa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:42Z 2017-01-18T18:11:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ58.htm http://hdl.handle.net/11449/148431 9778200016779533 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ58.htm http://hdl.handle.net/11449/148431 |
identifier_str_mv |
9778200016779533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129588489879552 |