Fetichismo na música: do conceito adorniano à reflexão sobre (im)possibilidades formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115805
Resumo: O presente trabalho pretende discutir o conceito de fetichismo na música de T. W. Adorno considerando que ele pode auxiliar no desenvolvimento de uma educação musical crítica e emancipatória. As principais referências são suas obras de crítica musical, mas se buscará também uma atualização do pensamento do autor frente à nova configuração histórica atual. Para Adorno a crítica ao fetichismo na música vai além da discussão acerca da Indústria Cultural, remetendo ao contexto sacrificial e ritualístico presente no surgimento da música e às características do processo de racionalização e desencantamento do mundo que, na modernidade, se refletem nela. Tal conceito apresenta-se, na obra adorniana, em três âmbitos intimamente relacionados: o âmbito da música séria e da estética musical, incluindo as dimensões técnica, da produção e da execução; o âmbito social incluindo as funções e utilidades que os variados estilos musicais vêm assumindo ao longo do tempo, e o âmbito subjetivo, incluindo uma discussão sobre a relação que os ouvintes estabelecem com as mais variadas produções musicais. A semiformação dominante no campo musical torna necessário pensar a educação em sua dupla dimensão, tanto adaptativa como crítica, mas ressaltando esta última e os limites impostos pela indústria cultural musical para a formação
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spelling Fetichismo na música: do conceito adorniano à reflexão sobre (im)possibilidades formativasAdorno, Theodor W. 1903-1969EducaçãoMusica - Instrução e estudoMusica - Filosofia e esteticaFetichismoMusic Instruction and studyO presente trabalho pretende discutir o conceito de fetichismo na música de T. W. Adorno considerando que ele pode auxiliar no desenvolvimento de uma educação musical crítica e emancipatória. As principais referências são suas obras de crítica musical, mas se buscará também uma atualização do pensamento do autor frente à nova configuração histórica atual. Para Adorno a crítica ao fetichismo na música vai além da discussão acerca da Indústria Cultural, remetendo ao contexto sacrificial e ritualístico presente no surgimento da música e às características do processo de racionalização e desencantamento do mundo que, na modernidade, se refletem nela. Tal conceito apresenta-se, na obra adorniana, em três âmbitos intimamente relacionados: o âmbito da música séria e da estética musical, incluindo as dimensões técnica, da produção e da execução; o âmbito social incluindo as funções e utilidades que os variados estilos musicais vêm assumindo ao longo do tempo, e o âmbito subjetivo, incluindo uma discussão sobre a relação que os ouvintes estabelecem com as mais variadas produções musicais. A semiformação dominante no campo musical torna necessário pensar a educação em sua dupla dimensão, tanto adaptativa como crítica, mas ressaltando esta última e os limites impostos pela indústria cultural musical para a formaçãoThis thesis discusses T. W. Adorno’s concept of fetishism in music considering his relevance to develop a critical and emancipatory musical education. The main references are his works on musical criticism, but it also seek an update of the author's thinking ahead to the new current historical setting. The Adorno’s critique of fetishism in music goes beyond the discussion of Cultural Industry, it referring the sacrificial and ritualistic context in the emergence of the music and the characteristics of rationalization and disenchantment of the world that, in modernity, keep in the music. This concept is articulated in Adorno's work in three related areas: the scope of serious music and musical aesthetics, including technical dimensions, production and execution; the social context including the functions and values that varied musical styles have assumed over time, and the subjective sphere, including a discussion of the relationship listeners have with the musical productions. The dominant semiformation in the musical field makes it necessary to think about education in a dual dimension, both adaptive as critical, but emphasizing the latter and the limits imposed by the music industry for educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ari Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero [UNESP]2015-03-03T11:52:34Z2015-03-03T11:52:34Z2014-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f.application/pdfSTEFANUTO, Jéssica Raquel Rodeguero. Fetichismo na música: do conceito adorniano à reflexão sobre (im)possibilidades formativas. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115805000809487000809487.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115805Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:57:32.614123Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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