Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Veronica Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12688
http://hdl.handle.net/11449/133831
Resumo: To understand the implications of lead contamination contributes to more effective public politics to eliminate exposure to the metal and orientation of interventions that minimize their effects. In this paper we intended to evaluate the effects of lead contamination in children, with the Teste de Desempenho Escolar (TDE). In Study 1, transversal, aimed to evaluate the influence of blood lead levels in 28 participants of both sexes, of seven to fifteen years, divided into two groups according to the level of contamination. In Study 2, longitudinal study aimed to evaluate the effects of contamination on the school ,performance of 10 children at an interval of four years. Results showed significant underperformance for children with higher levels of contamination and that the level of academic performance remains significantly lower than expected for the series in which they find themselves. The data seem to indicate the deleterious effects of lead contamination in school performance.
id UNSP_a8f1b8ae932f935a46f3ebbb1be0a64e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/133831
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolarChronic poisoning by lead and implications for school performanceIntoxicación crónica por plomo e implicaciones en el desempeño escolarEnvironmental exposureLead poisoningSchool performanceExposición ambientalIntoxicación por plomoDesarrollo humanoExposição ambientalIntoxicação por chumboDesempenho escolarTo understand the implications of lead contamination contributes to more effective public politics to eliminate exposure to the metal and orientation of interventions that minimize their effects. In this paper we intended to evaluate the effects of lead contamination in children, with the Teste de Desempenho Escolar (TDE). In Study 1, transversal, aimed to evaluate the influence of blood lead levels in 28 participants of both sexes, of seven to fifteen years, divided into two groups according to the level of contamination. In Study 2, longitudinal study aimed to evaluate the effects of contamination on the school ,performance of 10 children at an interval of four years. Results showed significant underperformance for children with higher levels of contamination and that the level of academic performance remains significantly lower than expected for the series in which they find themselves. The data seem to indicate the deleterious effects of lead contamination in school performance.Comprender las implicaciones de la contaminación por plomo contribuye para políticas públicas más efectivas para la eliminación de la exposición al metal y para la orientación de intervenciones que minimicen sus efectos. En este artículo se pretendió evaluar los efectos da contaminación por plomo en niños evaluados con el Test de Desempeño Escolar (TDE). En el Estudio 1, transversal, se pretendió evaluar la influencia de la plumbemia en 28 participantes, de ambos sexos, de siete y quince años, separados en dos grupos de acuerdo con el nivel de contaminación. En el Estudio 2, longitudinal, se pretendió evaluar los efectos de la plumbemia en el desempeño escolar de 10 niños en un intervalo de cuatro años. Los resultados señalaron un desempeño inferior significante para niños con mayor nivel de contaminación y que el nivel de desempeño escolar continua significantemente inferior al esperado para el curso en que se encuentran. Los datos parecen indicar los efectos deletéreos de la contaminación por plomo en el desempeño escolar.Compreender as implicações da contaminação por chumbo contribui para o planejamento de políticas públicas mais efetivas para eliminação da exposição ao metal ou orientação de intervenções que minimizem os seus efeitos. Neste artigo o desempenho acadêmico de crianças contaminadas por chumbo foi avaliado em dois estudos. Para os participantes dos dois estudos as variáveis: contaminação crônica, escola, moradia e condições socioeconômicas foram semelhantes. No Estudo 1, transversal, objetivou-se avaliar a influência da pumblemia em 28 participantes, de ambos os sexos, de sete e quinze anos, separados em dois grupos de acordo com o nível de contaminação. No Estudo 2, longitudinal objetivou-se avaliar os efeitos da pumblemia no desempenho escolar de 10 crianças em um intervalo de quatro anos. Para do desempenho acadêmico foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados do Estudo 1 apontaram para desempenho inferior significante para crianças com maior nível de contaminação. No Estudo 2, verificou-se que o nível de desempenho escolar continua significantemente inferior ao esperado para a série em que se encontram. Os dados parecem indicar para os efeitos deletérios da contaminação por chumbo no desempenho escolar.Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Ciências Humanas, Dourados, MS, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, sn, Vargem Limpa, CEP 17033-360, Beuru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, sn, Vargem Limpa, CEP 17033-360, Beuru, SP, BrasilUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Veronica AparecidaRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]2016-01-28T16:56:48Z2016-01-28T16:56:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article571-580application/pdfhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12688Psico, v. 44, n. 4, p. 571-580, 2013.1980-8623http://hdl.handle.net/11449/133831ISSN1980-8623-2013-44-04-571-580.pdf8149650593877042Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/133831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:12:10.508585Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
Chronic poisoning by lead and implications for school performance
Intoxicación crónica por plomo e implicaciones en el desempeño escolar
title Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
spellingShingle Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
Pereira, Veronica Aparecida
Environmental exposure
Lead poisoning
School performance
Exposición ambiental
Intoxicación por plomo
Desarrollo humano
Exposição ambiental
Intoxicação por chumbo
Desempenho escolar
title_short Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
title_full Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
title_fullStr Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
title_full_unstemmed Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
title_sort Intoxicação crônica por chumbo e implicação no desenvolvimento escolar
author Pereira, Veronica Aparecida
author_facet Pereira, Veronica Aparecida
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
author_role author
author2 Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Veronica Aparecida
Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental exposure
Lead poisoning
School performance
Exposición ambiental
Intoxicación por plomo
Desarrollo humano
Exposição ambiental
Intoxicação por chumbo
Desempenho escolar
topic Environmental exposure
Lead poisoning
School performance
Exposición ambiental
Intoxicación por plomo
Desarrollo humano
Exposição ambiental
Intoxicação por chumbo
Desempenho escolar
description To understand the implications of lead contamination contributes to more effective public politics to eliminate exposure to the metal and orientation of interventions that minimize their effects. In this paper we intended to evaluate the effects of lead contamination in children, with the Teste de Desempenho Escolar (TDE). In Study 1, transversal, aimed to evaluate the influence of blood lead levels in 28 participants of both sexes, of seven to fifteen years, divided into two groups according to the level of contamination. In Study 2, longitudinal study aimed to evaluate the effects of contamination on the school ,performance of 10 children at an interval of four years. Results showed significant underperformance for children with higher levels of contamination and that the level of academic performance remains significantly lower than expected for the series in which they find themselves. The data seem to indicate the deleterious effects of lead contamination in school performance.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-01-28T16:56:48Z
2016-01-28T16:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12688
Psico, v. 44, n. 4, p. 571-580, 2013.
1980-8623
http://hdl.handle.net/11449/133831
ISSN1980-8623-2013-44-04-571-580.pdf
8149650593877042
url http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12688
http://hdl.handle.net/11449/133831
identifier_str_mv Psico, v. 44, n. 4, p. 571-580, 2013.
1980-8623
ISSN1980-8623-2013-44-04-571-580.pdf
8149650593877042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 571-580
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128331175952384