Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217413 |
Resumo: | A ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos específicos. O material didático produzido deveria atender as bases tecnológicas do Plano de Curso e além disso motivar os estudantes a aprender de forma autônoma e satisfatória, fomentando assim a elaboração de um material com o objetivo de desenvolver uma abordagem com aporte teórico científico de ensino, que promova um processo de ensino e aprendizagem unindo terminologia técnica ao conteúdo regular de língua inglesa, ou seja, a produção de um material didático novo que destaque os pontos relevantes do papel da comunicação em língua inglesa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram 13 alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Química e como primeira ação, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre a língua inglesa. Esses dados foram tabulados e transformados em gráficos para análise. Após essa primeira coleta e análise de dados, o material didático foi elaborado e aplicado. Novamente foi realizada uma avaliação, a mesma do início da coleta de dados, para que fosse possível comparar com a primeira. Após essa comparação, concluiu-se que o produto proporcionou avanços no desempenho acadêmico dos alunos e a percepção deste produto também foi positiva, no que diz respeito aos conteúdos de inglês instrumental, tendo sido feito apenas alguns ajustes após o término da pesquisa. |
id |
UNSP_a967fec40abdbd917a4e2175dd7d89d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217413 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em QuímicaDidactic material: teaching specific Instrumental english for technical course in ChemistryInglês instrumental. Química. Material didático.Língua inglesaInglês instrumentalQuímicaMaterial didáticoInstrumental EnglishChemistryCoursewareA ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos específicos. O material didático produzido deveria atender as bases tecnológicas do Plano de Curso e além disso motivar os estudantes a aprender de forma autônoma e satisfatória, fomentando assim a elaboração de um material com o objetivo de desenvolver uma abordagem com aporte teórico científico de ensino, que promova um processo de ensino e aprendizagem unindo terminologia técnica ao conteúdo regular de língua inglesa, ou seja, a produção de um material didático novo que destaque os pontos relevantes do papel da comunicação em língua inglesa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram 13 alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Química e como primeira ação, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre a língua inglesa. Esses dados foram tabulados e transformados em gráficos para análise. Após essa primeira coleta e análise de dados, o material didático foi elaborado e aplicado. Novamente foi realizada uma avaliação, a mesma do início da coleta de dados, para que fosse possível comparar com a primeira. Após essa comparação, concluiu-se que o produto proporcionou avanços no desempenho acadêmico dos alunos e a percepção deste produto também foi positiva, no que diz respeito aos conteúdos de inglês instrumental, tendo sido feito apenas alguns ajustes após o término da pesquisa.A ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos específicos. O material didático produzido deveria atender as bases tecnológicas do Plano de Curso e além disso motivar os estudantes a aprender de forma autônoma e satisfatória, fomentando assim a elaboração de um material com o objetivo de desenvolver uma abordagem com aporte teórico científico de ensino, que promova um processo de ensino e aprendizagem unindo terminologia técnica ao conteúdo regular de língua inglesa, ou seja, a produção de um material didático novo que destaque os pontos relevantes do papel da comunicação em língua inglesa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram 13 alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Química e como primeira ação, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre a língua inglesa. Esses dados foram tabulados e transformados em gráficos para análise. Após essa primeira coleta e análise de dados, o material didático foi elaborado e aplicado. Novamente foi realizada uma avaliação, a mesma do início da coleta de dados, para que fosse possível comparar com a primeira. Após essa comparação, concluiu-se que o produto proporcionou avanços no desempenho acadêmico dos alunos e a percepção deste produto também foi positiva, no que diz respeito aos conteúdos de inglês instrumental, tendo sido feito apenas alguns ajustes após o término da pesquisa.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Dariel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pollice, Thais Aparecida de Castro Ramos2022-03-28T11:21:57Z2022-03-28T11:21:57Z2021-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21741333004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:30:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:42:52.202006Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química Didactic material: teaching specific Instrumental english for technical course in Chemistry |
title |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química |
spellingShingle |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química Pollice, Thais Aparecida de Castro Ramos Inglês instrumental. Química. Material didático. Língua inglesa Inglês instrumental Química Material didático Instrumental English Chemistry Courseware |
title_short |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química |
title_full |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química |
title_fullStr |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química |
title_full_unstemmed |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química |
title_sort |
Material didático: ensino de Inglês instrumental específico para curso técnico em Química |
author |
Pollice, Thais Aparecida de Castro Ramos |
author_facet |
Pollice, Thais Aparecida de Castro Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Dariel de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pollice, Thais Aparecida de Castro Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês instrumental. Química. Material didático. Língua inglesa Inglês instrumental Química Material didático Instrumental English Chemistry Courseware |
topic |
Inglês instrumental. Química. Material didático. Língua inglesa Inglês instrumental Química Material didático Instrumental English Chemistry Courseware |
description |
A ideia de desenvolver a presente pesquisa partiu da experiência prática em sala de aula e da dificuldade de encontrar material didático apropriado para trabalhar com o componente curricular Inglês Instrumental em cursos específicos. O material didático produzido deveria atender as bases tecnológicas do Plano de Curso e além disso motivar os estudantes a aprender de forma autônoma e satisfatória, fomentando assim a elaboração de um material com o objetivo de desenvolver uma abordagem com aporte teórico científico de ensino, que promova um processo de ensino e aprendizagem unindo terminologia técnica ao conteúdo regular de língua inglesa, ou seja, a produção de um material didático novo que destaque os pontos relevantes do papel da comunicação em língua inglesa. Esta pesquisa foi realizada em uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram 13 alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Química e como primeira ação, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de conhecimento dos alunos sobre a língua inglesa. Esses dados foram tabulados e transformados em gráficos para análise. Após essa primeira coleta e análise de dados, o material didático foi elaborado e aplicado. Novamente foi realizada uma avaliação, a mesma do início da coleta de dados, para que fosse possível comparar com a primeira. Após essa comparação, concluiu-se que o produto proporcionou avanços no desempenho acadêmico dos alunos e a percepção deste produto também foi positiva, no que diz respeito aos conteúdos de inglês instrumental, tendo sido feito apenas alguns ajustes após o término da pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-06 2022-03-28T11:21:57Z 2022-03-28T11:21:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217413 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217413 |
identifier_str_mv |
33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129453348356096 |