Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Armiliato, Kelly Priscila [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Gabriela Povo de [UNESP]
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239786
Resumo: O presente trabalho busca discutir sobre a autonomia e o controle no ensino de teatro por verificar que a criação do sujeito em situação de aprendizagem é pautada, majoritariamente, pelo desejo e padrões estipulados pelo educador/diretor, que através de seu ideal estético ou acadêmico deposita suas expectativas na criação do estudante, e pela necessidade condicionada de se subjugar a com estigmas e padrões impostos culturalmente e socialmente. Partindo da compreensão do conceito de autonomia em oposição à heteronomia, que em nosso contexto são as estruturas de controle e poder, dependências e as marcas deixadas em nossos corpos, articulamos, por fim, caminhos para a autonomia dentro de uma prática de ensino-aprendizagem teatral que busca superar esses controles e limites, através de práticas didáticas relacionadas principalmente ao modelo democrático/libertador de ensino e a modalidades teatrais específicas, como Viewpoints e Teatro Comunitário.
id UNSP_a97d550a433ee7071b0ba306c8229959
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239786
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicasAutonomy and control in theater teaching: bodies marked by experiences and artistic-pedagogical relationshipsTeatro na educaçãoRepresentação teatral - Estudo e ensinoAutonomia escolarAprendizagemO presente trabalho busca discutir sobre a autonomia e o controle no ensino de teatro por verificar que a criação do sujeito em situação de aprendizagem é pautada, majoritariamente, pelo desejo e padrões estipulados pelo educador/diretor, que através de seu ideal estético ou acadêmico deposita suas expectativas na criação do estudante, e pela necessidade condicionada de se subjugar a com estigmas e padrões impostos culturalmente e socialmente. Partindo da compreensão do conceito de autonomia em oposição à heteronomia, que em nosso contexto são as estruturas de controle e poder, dependências e as marcas deixadas em nossos corpos, articulamos, por fim, caminhos para a autonomia dentro de uma prática de ensino-aprendizagem teatral que busca superar esses controles e limites, através de práticas didáticas relacionadas principalmente ao modelo democrático/libertador de ensino e a modalidades teatrais específicas, como Viewpoints e Teatro Comunitário.The present work seeks to discuss autonomy and control in theater teaching by verifying that the creation of the subject in a learning situation is guided, mostly, by the desire and standards stipulated by the educator/director, who, through his aesthetic or academic ideal, deposits their expectations in the student's upbringing, and the conditioned need to subjugate themselves to culturally and socially imposed stigmas and standards. Starting from the understanding of the concept of autonomy as opposed to heteronomy, which in our context are the structures of control and power, dependencies and the marks left on our bodies, we finally articulate paths to autonomy within a teaching-learning practice theater that seeks to overcome these controls and limits, through didactic practices related mainly to the democratic/liberating model of teaching and specific theatrical modalities, such as Viewpoints and Community Theater.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Armiliato, Kelly Priscila [UNESP]Castro, Gabriela Povo de [UNESP]2023-02-28T13:25:53Z2023-02-28T13:25:53Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:05:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239786Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:19.790023Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
Autonomy and control in theater teaching: bodies marked by experiences and artistic-pedagogical relationships
title Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
spellingShingle Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
Armiliato, Kelly Priscila [UNESP]
Teatro na educação
Representação teatral - Estudo e ensino
Autonomia escolar
Aprendizagem
title_short Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
title_full Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
title_fullStr Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
title_full_unstemmed Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
title_sort Autonomia e controle no ensino de teatro: corpos marcados pelas experiências e relações artístico-pedagógicas
author Armiliato, Kelly Priscila [UNESP]
author_facet Armiliato, Kelly Priscila [UNESP]
Castro, Gabriela Povo de [UNESP]
author_role author
author2 Castro, Gabriela Povo de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Armiliato, Kelly Priscila [UNESP]
Castro, Gabriela Povo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na educação
Representação teatral - Estudo e ensino
Autonomia escolar
Aprendizagem
topic Teatro na educação
Representação teatral - Estudo e ensino
Autonomia escolar
Aprendizagem
description O presente trabalho busca discutir sobre a autonomia e o controle no ensino de teatro por verificar que a criação do sujeito em situação de aprendizagem é pautada, majoritariamente, pelo desejo e padrões estipulados pelo educador/diretor, que através de seu ideal estético ou acadêmico deposita suas expectativas na criação do estudante, e pela necessidade condicionada de se subjugar a com estigmas e padrões impostos culturalmente e socialmente. Partindo da compreensão do conceito de autonomia em oposição à heteronomia, que em nosso contexto são as estruturas de controle e poder, dependências e as marcas deixadas em nossos corpos, articulamos, por fim, caminhos para a autonomia dentro de uma prática de ensino-aprendizagem teatral que busca superar esses controles e limites, através de práticas didáticas relacionadas principalmente ao modelo democrático/libertador de ensino e a modalidades teatrais específicas, como Viewpoints e Teatro Comunitário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28T13:25:53Z
2023-02-28T13:25:53Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239786
url http://hdl.handle.net/11449/239786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128498400755712