O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104334
Resumo: Este trabalho é orientado para a compreensão das abordagens do desenho no ensino de geografia, buscando possibilidades didáticas do desenho para abordar conteúdos curriculares nas séries iniciais da escola fundamental, tomando o conceito geográfico de lugar como eixo estruturador do currículo e a perspectiva crítica marxista como referencial na Geografia e na Educação, tendo em vista uma Geografia Escolar Crítica. Caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque da dialética materialista histórica em que o pesquisador-professor volta-se para sua própria prática no ensino e na pesquisa enquanto práxis, considerando o processo de pesquisa como processo de conhecimento-aprendizagem numa perspectiva dialógica. Nos estudos e propostas para o ensino de geografia, identifica o lugar do desenho limitado a um lugar de passagem para o mapa, como um caminho natural balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo construtivismo piagetiano, o ensino de geografia reproduz uma orientação conservadora da Educação. O estudo de outras abordagens do desenho e do ensino e a vivência experimental em sala de aula com o desenho do lugar apontaram para as contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de uma Geografia Escolar Crítica.
id UNSP_a9d005ceae055812f8c81eda0f49b595
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104334
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar críticaVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Geografia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoPrática pedagógicaDesenho infantilGeografia escolar críticaFormação docentePedagogical practiceInfant drawingTeacher formationEste trabalho é orientado para a compreensão das abordagens do desenho no ensino de geografia, buscando possibilidades didáticas do desenho para abordar conteúdos curriculares nas séries iniciais da escola fundamental, tomando o conceito geográfico de lugar como eixo estruturador do currículo e a perspectiva crítica marxista como referencial na Geografia e na Educação, tendo em vista uma Geografia Escolar Crítica. Caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque da dialética materialista histórica em que o pesquisador-professor volta-se para sua própria prática no ensino e na pesquisa enquanto práxis, considerando o processo de pesquisa como processo de conhecimento-aprendizagem numa perspectiva dialógica. Nos estudos e propostas para o ensino de geografia, identifica o lugar do desenho limitado a um lugar de passagem para o mapa, como um caminho natural balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo construtivismo piagetiano, o ensino de geografia reproduz uma orientação conservadora da Educação. O estudo de outras abordagens do desenho e do ensino e a vivência experimental em sala de aula com o desenho do lugar apontaram para as contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de uma Geografia Escolar Crítica.This study is oriented towards the comprehension of the drawing approaches in teaching geography, finding didactic possibilities to deal with the contents of the initial grades of primary education, taking the geographic concept of place as structural axle of the curriculum and the marxist critical perspective as reference in Geography and Education, aiming at a critical scholastic geography. It s characterized by a Case Study, with a focus of the historical materialistic dialectic, in which the teacher-researcher uses his own teaching experience and research as praxis, considers the research process as knowledge/learning process and as dialogue. In the studies and proposals for the teaching of geography, the place of the drawing is limited to a passage way to the map, a natural way regulated by piagetian studies. Reducing the drawing to the geometric aspects of the graphical space and orienting itself by Piaget s constructivism, the geography teaching it reproduces a conservative orientation of the Education. The studies of other drawing and teaching approaches and the classroom experience with the drawing, indicated the Vigotski s contributions to reconsider and increase the activity of the drawing in class and the teaching as a whole, in the perspective of a critical scholastic geography.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Archimedes Peres [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]2014-06-11T19:33:18Z2014-06-11T19:33:18Z2005-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisiv, 158 f. : il., fots.application/pdfMIRANDA, Sérgio Luiz. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. 2005. iv, 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/104334000337270miranda_sl_dr_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:20:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104334Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:18.021253Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
title O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
spellingShingle O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Prática pedagógica
Desenho infantil
Geografia escolar crítica
Formação docente
Pedagogical practice
Infant drawing
Teacher formation
title_short O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
title_full O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
title_fullStr O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
title_full_unstemmed O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
title_sort O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica
author Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
author_facet Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Archimedes Peres [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sérgio Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Prática pedagógica
Desenho infantil
Geografia escolar crítica
Formação docente
Pedagogical practice
Infant drawing
Teacher formation
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Prática pedagógica
Desenho infantil
Geografia escolar crítica
Formação docente
Pedagogical practice
Infant drawing
Teacher formation
description Este trabalho é orientado para a compreensão das abordagens do desenho no ensino de geografia, buscando possibilidades didáticas do desenho para abordar conteúdos curriculares nas séries iniciais da escola fundamental, tomando o conceito geográfico de lugar como eixo estruturador do currículo e a perspectiva crítica marxista como referencial na Geografia e na Educação, tendo em vista uma Geografia Escolar Crítica. Caracteriza-se como um estudo de caso com enfoque da dialética materialista histórica em que o pesquisador-professor volta-se para sua própria prática no ensino e na pesquisa enquanto práxis, considerando o processo de pesquisa como processo de conhecimento-aprendizagem numa perspectiva dialógica. Nos estudos e propostas para o ensino de geografia, identifica o lugar do desenho limitado a um lugar de passagem para o mapa, como um caminho natural balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo construtivismo piagetiano, o ensino de geografia reproduz uma orientação conservadora da Educação. O estudo de outras abordagens do desenho e do ensino e a vivência experimental em sala de aula com o desenho do lugar apontaram para as contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de uma Geografia Escolar Crítica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-04
2014-06-11T19:33:18Z
2014-06-11T19:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Sérgio Luiz. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. 2005. iv, 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/104334
000337270
miranda_sl_dr_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv MIRANDA, Sérgio Luiz. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. 2005. iv, 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
000337270
miranda_sl_dr_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/104334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 158 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129475952508928