Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guenther, Zenita Cunha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000100011
http://hdl.handle.net/11449/28889
Resumo: Embora o escopo deste trabalho seja de origem teórica, relata um estudo exploratório que busca situar a base de conceituação em Educação Especial para alunos Dotados e Talentosos, no Brasil, captando as definições compreendidas por profissionais da educação pela sondagem de sua opinião sobre que termos e expressões são usados, com que significados e em que situações. Os sujeitos incluíam 80 educadores interessados ou envolvidos na área (Grupo A) e 107 professores da rede pública no interior de São Paulo (Grupo B). Há poucas diferenças de opinião entre os sujeitos, nos dois grupos, com algumas exceções, principalente em questões relacionadas a nível de conhecimento e familiaridade com referencial teórico. Ambos os grupos indicam conceituação confusa, notadamente para os termos oficiais, superdotação e altas-habilidades; a maior carga de rejeição e exploração na mídia é alocada a superdotação. Os conceitos alta capacidade, alto desempenho e dotação são definidos em consonância com o referencial básico, que diferencia capacidade natural de capacidade adquirida; Talento reflete a ambiguidade encontrada na área, referindo-se, ao mesmo tempo, a capacidade natural e capacidade adquirida.
id UNSP_aaa94a8accc117b933b1a5e0415e30a0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28889
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadoresAbility, giftedness, talent, skills: a probe into the way these concepts are conceived, in teacher's mindsDotaçãoTalentoSuperdotaçãoAltas HabilidadesGiftednessTalentSuper-giftednessHighly SkilledEmbora o escopo deste trabalho seja de origem teórica, relata um estudo exploratório que busca situar a base de conceituação em Educação Especial para alunos Dotados e Talentosos, no Brasil, captando as definições compreendidas por profissionais da educação pela sondagem de sua opinião sobre que termos e expressões são usados, com que significados e em que situações. Os sujeitos incluíam 80 educadores interessados ou envolvidos na área (Grupo A) e 107 professores da rede pública no interior de São Paulo (Grupo B). Há poucas diferenças de opinião entre os sujeitos, nos dois grupos, com algumas exceções, principalente em questões relacionadas a nível de conhecimento e familiaridade com referencial teórico. Ambos os grupos indicam conceituação confusa, notadamente para os termos oficiais, superdotação e altas-habilidades; a maior carga de rejeição e exploração na mídia é alocada a superdotação. Os conceitos alta capacidade, alto desempenho e dotação são definidos em consonância com o referencial básico, que diferencia capacidade natural de capacidade adquirida; Talento reflete a ambiguidade encontrada na área, referindo-se, ao mesmo tempo, a capacidade natural e capacidade adquirida.The present study, while arising from a theoretical basis, is nonetheless, an exploratory study that attempts to identify the Basic Concepts of Special Education for is gifted and talented students of Brazil. The definitions and notions understood by the subjects, all professionals in the field of education, are captured by probing them, about their opinions on which terms and expressions are commonly used, with which meanings, and in which specific settings. The sample is comprised of 80 educators studying or involved within the area, (Group A), and 107 regular school teachers from a state school system in São Paulo State (Group B). Very few differences of opinion are registered between the two groups, save a few exceptions, mainly in relation to a knowledge of, and familiarity with, the theoretical framework. Both groups indicate conceptual confusion, in particular with the following official terms: super-giftedness and highly-skilled, with the largest rejection load (erroneous understanding) and also the highest media exploitation being allocated to the term, super-gifted. The concepts high ability, high performance and giftedness are defined according to the theoretical framework which differentiates natural ability from acquired ability; The word talent reflects the ambiguity encountered in the area, being referred to, at the same time, as natural ability and also as acquired ability.University of Florida Education Foundations PsychologyUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia Experimental e do TrabalhoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia Experimental e do TrabalhoUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversity of Florida Education Foundations PsychologyUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guenther, Zenita CunhaRondini, Carina Alexandra [UNESP]2014-05-20T15:13:41Z2014-05-20T15:13:41Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article237-266application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000100011Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 28, n. 1, p. 237-266, 2012.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/2888910.1590/S0102-46982012000100011S0102-46982012000100011S0102-46982012000100011.pdf3934557874525508SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T18:10:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28889Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:42:31.443924Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
Ability, giftedness, talent, skills: a probe into the way these concepts are conceived, in teacher's minds
title Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
spellingShingle Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
Guenther, Zenita Cunha
Dotação
Talento
Superdotação
Altas Habilidades
Giftedness
Talent
Super-giftedness
Highly Skilled
title_short Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
title_full Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
title_fullStr Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
title_full_unstemmed Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
title_sort Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores
author Guenther, Zenita Cunha
author_facet Guenther, Zenita Cunha
Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
author_role author
author2 Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv University of Florida Education Foundations Psychology
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guenther, Zenita Cunha
Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dotação
Talento
Superdotação
Altas Habilidades
Giftedness
Talent
Super-giftedness
Highly Skilled
topic Dotação
Talento
Superdotação
Altas Habilidades
Giftedness
Talent
Super-giftedness
Highly Skilled
description Embora o escopo deste trabalho seja de origem teórica, relata um estudo exploratório que busca situar a base de conceituação em Educação Especial para alunos Dotados e Talentosos, no Brasil, captando as definições compreendidas por profissionais da educação pela sondagem de sua opinião sobre que termos e expressões são usados, com que significados e em que situações. Os sujeitos incluíam 80 educadores interessados ou envolvidos na área (Grupo A) e 107 professores da rede pública no interior de São Paulo (Grupo B). Há poucas diferenças de opinião entre os sujeitos, nos dois grupos, com algumas exceções, principalente em questões relacionadas a nível de conhecimento e familiaridade com referencial teórico. Ambos os grupos indicam conceituação confusa, notadamente para os termos oficiais, superdotação e altas-habilidades; a maior carga de rejeição e exploração na mídia é alocada a superdotação. Os conceitos alta capacidade, alto desempenho e dotação são definidos em consonância com o referencial básico, que diferencia capacidade natural de capacidade adquirida; Talento reflete a ambiguidade encontrada na área, referindo-se, ao mesmo tempo, a capacidade natural e capacidade adquirida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
2014-05-20T15:13:41Z
2014-05-20T15:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000100011
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 28, n. 1, p. 237-266, 2012.
0102-4698
http://hdl.handle.net/11449/28889
10.1590/S0102-46982012000100011
S0102-46982012000100011
S0102-46982012000100011.pdf
3934557874525508
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000100011
http://hdl.handle.net/11449/28889
identifier_str_mv Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 28, n. 1, p. 237-266, 2012.
0102-4698
10.1590/S0102-46982012000100011
S0102-46982012000100011
S0102-46982012000100011.pdf
3934557874525508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237-266
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129238225649664