Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141751 |
Resumo: | Este texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos. |
id |
UNSP_aac3cf3f4cba53647cdd3b5e82acb2f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141751 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitoresEste texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3798-3810application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-38102357-7819http://hdl.handle.net/11449/141751ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141751Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:15.534368Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
title |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
spellingShingle |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP] |
title_short |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
title_full |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
title_fullStr |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
title_sort |
Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores |
author |
Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP] |
author_facet |
Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP] |
description |
Este texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:19Z 2016-07-19T13:00:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-3810 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141751 ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141751 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-3810 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3798-3810 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129267146424320 |