Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141751
Resumo: Este texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos.
id UNSP_aac3cf3f4cba53647cdd3b5e82acb2f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141751
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitoresEste texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3798-3810application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-38102357-7819http://hdl.handle.net/11449/141751ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141751Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:15.534368Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
title Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
spellingShingle Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]
title_short Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
title_full Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
title_fullStr Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
title_full_unstemmed Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
title_sort Estratégias de leitura: um caminho para a formação de leitores
author Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]
author_facet Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsan, Silvana Ferreira de Souza [UNESP]
description Este texto apresenta os resultados da pesquisa, originada de nossa preocupação com a formação leitora dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,que tinha o objetivo de usar obras literárias mediadas pelo professor, para desenvolver a compreensão leitora dos alunos proporcionando-lhes uma aprendizagem significativa por meio das estratégias de leitura de Isabel Solé (1998). Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Junqueirópolis/SP, no qual fizemos intervenções para analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento no processo de formação de leitores através do dialogo visando formar uma comunidade de leitores e promovendo o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos. A base de sustentação desta pesquisa foram as abordagens denominadas Interacionista (Leffa, 1996; Solé, 1998). Optamos pela pesquisa qualitativa e adotamos procedimentos da Etnografia e selecionamos as técnicas de observação participante, a intervenção, o registro e a análise dos dados, sendo que, a documentação foi realizada por meio da gravação e filmagem dos alunos. É de suma importância a presença de um professor-mediador para desenvolver a formação leitora dos alunos e reafirmarmos nossa concepção sobre a literatura, pois a mesma dá voz e vez ao leitor e se torna um importante instrumento de emancipação do sujeito, porque promove e admite a emissão de opiniões diversas e o diálogo entre e com os sujeitos envolvidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:19Z
2016-07-19T13:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-3810
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141751
ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141751
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3798-3810
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3798-3810.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3798-3810
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129267146424320