Interferência das redes sociais virtuais no contexto esportivo: uma análise do ponto de vista dos atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morão, Kauan Galvão [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214668
Resumo: As redes sociais virtuais e os aplicativos de comunicação instantânea são muito utilizados pela sociedade, originando interferências provenientes dos recursos tecnológicos. O cenário esportivo também sofre alterações acarretadas pelos recursos da Internet, contando com atletas conectados e expostos aos riscos e benefícios potencializados por esses fatores. As mídias digitais também passaram a interferir no cenário esportivo, gerando alterações nas formas de comunicação e na veiculação das notícias. Esta pesquisa possui o objetivo de analisar a visão de esportistas com relação a influência que as redes sociais virtuais podem gerar no contexto esportivo, destacando fatores positivos e negativos relatados pelos participantes do estudo. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo, com natureza descritiva, utilizando questionário com perguntas abertas para a coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). A amostra foi composta por 31 atletas (13 amadores, 10 de alto rendimento e 8 universitários), com média de idade de 28,29 anos (± 8,78). Foi constatado que os atletas observam mais vantagens ao cenário do esporte do que desvantagens ao utilizarem as redes sociais virtuais. A maior parte dos atletas alegou que já viu/vivenciou crimes virtuais, considerando que podem gerar alterações emocionais ao esportista e em suas relações, porém, sem possibilidade de causar danos à performance. Grande parte da amostra coloca que os recursos tecnológicos são ferramentas auxiliares à preparação do esportista. Por fim, foi visto que maiores diretrizes precisam ser tomadas para com os atletas, visando conscientização dos mesmos acerca do uso das redes sociais virtuais, buscando minimizar casos de exposição e vulnerabilidade que poderiam ocasionar crimes virtuais, ampliando a compreensão de como as redes virtuais podem ser utilizadas para benefícios ao esportista. É preciso que os líderes (pais/responsáveis, treinadores e professores) entendam o cenário digital e estendam a compreensão aos seus responsáveis, bem como os riscos, benefícios, posturas adequadas e inadequadas diante da utilização das redes sociais virtuais. Contudo, é destacado diversos pontos positivos citados, como a interação, entretenimento, finalidades esportivas, autopromoção e outros, colocando como negativos aspectos de exposição, pessoas má intencionadas, alterações emocionais negativas diante da vulnerabilidade e outras situações.
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Esta pesquisa possui o objetivo de analisar a visão de esportistas com relação a influência que as redes sociais virtuais podem gerar no contexto esportivo, destacando fatores positivos e negativos relatados pelos participantes do estudo. A pesquisa possui caráter quali-quantitativo, com natureza descritiva, utilizando questionário com perguntas abertas para a coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). A amostra foi composta por 31 atletas (13 amadores, 10 de alto rendimento e 8 universitários), com média de idade de 28,29 anos (± 8,78). Foi constatado que os atletas observam mais vantagens ao cenário do esporte do que desvantagens ao utilizarem as redes sociais virtuais. A maior parte dos atletas alegou que já viu/vivenciou crimes virtuais, considerando que podem gerar alterações emocionais ao esportista e em suas relações, porém, sem possibilidade de causar danos à performance. Grande parte da amostra coloca que os recursos tecnológicos são ferramentas auxiliares à preparação do esportista. Por fim, foi visto que maiores diretrizes precisam ser tomadas para com os atletas, visando conscientização dos mesmos acerca do uso das redes sociais virtuais, buscando minimizar casos de exposição e vulnerabilidade que poderiam ocasionar crimes virtuais, ampliando a compreensão de como as redes virtuais podem ser utilizadas para benefícios ao esportista. É preciso que os líderes (pais/responsáveis, treinadores e professores) entendam o cenário digital e estendam a compreensão aos seus responsáveis, bem como os riscos, benefícios, posturas adequadas e inadequadas diante da utilização das redes sociais virtuais. Contudo, é destacado diversos pontos positivos citados, como a interação, entretenimento, finalidades esportivas, autopromoção e outros, colocando como negativos aspectos de exposição, pessoas má intencionadas, alterações emocionais negativas diante da vulnerabilidade e outras situações.Virtual social networks and instant communication applications are widely used by society, causing interference from technological resources. The sporting scenario also undergoes changes brought about by Internet resources, with athletes connected and exposed to the risks and benefits enhanced by these factors. Digital media also started to interfere in the sports scene, generating changes in the forms of communication and in the transmission of news. This research aims to analyze the view of athletes regarding the influence that virtual social networks can generate in the sporting context, highlighting positive and negative factors reported by the study participants. The research has a qualitative and quantitative character, with a descriptive nature, using a questionnaire with open questions for data collection. Data analysis was performed using Bardin's (2011) content analysis. The sample consisted of 31 athletes (13 amateurs, 10 high-performance and 8 university athletes), with a mean age of 28.29 years (± 8.78). It was found that athletes observe more advantages for the sporting scenario than disadvantages when using virtual social networks. Most athletes claimed to have seen/experienced virtual crimes, considering that they can generate emotional changes in the athlete and in their relationships, however, without the possibility of impairing performance. A large part of the sample states that technological resources are auxiliary tools in the athlete's preparation. Finally, it was realized that further guidelines need to be taken with athletes, aiming to make them aware of the use of virtual social networks, seeking to minimize cases of exposure and vulnerability that can lead to cyber crimes, expanding the understanding of how virtual networks can be used for the benefit of the athlete. It is necessary that leaders (parents/guardians, coaches and teachers) understand the digital scene and extend the understanding to those responsible, as well as the risks, benefits, appropriate and inadequate postures regarding the use of virtual social networks. However, several positive points mentioned are highlighted, such as interaction, entertainment, sporting purposes, self-promotion and others, putting as negative aspects of exposure, bad intentions, negative emotional changes due to vulnerability and other situations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morão, Kauan Galvão [UNESP]2021-10-05T16:45:10Z2021-10-05T16:45:10Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21466833004137066P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:09:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:35.253174Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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