A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141740
Resumo: O relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas.
id UNSP_ab107b549d48467e484ce3013343054e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141740
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A sequência didática na formação continuada de alfabetizadoresProdução de textoSequência didáticaPNAICO relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6508-6519application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-65192357-7819http://hdl.handle.net/11449/141740ISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf9778200016779533porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141740Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:20:22.955345Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
title A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
spellingShingle A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]
Produção de texto
Sequência didática
PNAIC
title_short A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
title_full A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
title_fullStr A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
title_full_unstemmed A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
title_sort A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
author Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]
author_facet Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de texto
Sequência didática
PNAIC
topic Produção de texto
Sequência didática
PNAIC
description O relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:15Z
2016-07-19T13:00:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-6519
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141740
ISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf
9778200016779533
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141740
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-6519
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf
9778200016779533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6508-6519
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129311764381696