A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141740 |
Resumo: | O relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas. |
id |
UNSP_ab107b549d48467e484ce3013343054e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141740 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadoresProdução de textoSequência didáticaPNAICO relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6508-6519application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-65192357-7819http://hdl.handle.net/11449/141740ISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf9778200016779533porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141740Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:20:22.955345Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
title |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
spellingShingle |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP] Produção de texto Sequência didática PNAIC |
title_short |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
title_full |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
title_fullStr |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
title_sort |
A sequência didática na formação continuada de alfabetizadores |
author |
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP] |
author_facet |
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de texto Sequência didática PNAIC |
topic |
Produção de texto Sequência didática PNAIC |
description |
O relato de experiência apresenta uma ação formativa desenvolvida com professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o ano de 2013, no polo da UNESP de Presidente Prudente. O PNAIC é um programa de formação continuada de professores, iniciado em 2013, com o objetivo de redirecionar as ações da Escola Básica (1º, 2º e 3º anos), a fim de que todos os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. O programa está em desenvolvimento em todo Brasil, em articulação com diferentes universidades. O curso de Língua Portuguesa, realizado em 2013, tratou de diversos temas relacionados à linguagem, organizando-os nos eixos de oralidade, leitura, produção de texto e análise linguística. Dentre as temáticas centrais, o polo de formação da UNESP - Presidente Prudente realizou (com professores de 67 municípios paulistas) estudos e orientações sobre o processo de ensino e de aprendizagem da produção de texto nos anos iniciais de escolaridade, com destaque para o uso da Sequência Didática: conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito, que permite planejar o ensino e a aprendizagem e tem a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe escrever, ler ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação comunicativa. O objetivo do relato de experiência é o de socializar uma ação formativa realizada no curso, mostrando como a produção de texto foi tratada durante a formação continuada, qual abordagem metodológica foi sugerida aos professores e como os alfabetizadores dos municípios envolvidos reagiram diante da temática, produzindo atividades nas escolas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:15Z 2016-07-19T13:00:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-6519 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141740 ISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf 9778200016779533 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141740 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6508-6519 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6508-6519.pdf 9778200016779533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6508-6519 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129311764381696 |