Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250451
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Considerando a leitura não como mera decodificação, mas como uma atividade reflexiva, esta pesquisa tem como principal objetivo reconhecer se e como a estratégia de leitura “conexão texto-texto”, entre As Crônicas de Nárnia e sua adaptação cinematográfica, pode ampliar as reflexões sobre as leituras tendo em vista o fantástico, partindo da hipótese de que a parceria entre as duas artes contribui para que os leitores e telespectadores melhor reflitam sobre uma narrativa. Para tal, essa pesquisa discute acerca do fantástico na literatura, especialmente infantojuvenil, e sua relevância para as crianças; estabelece relações entre a arte literária e a arte cinematográfica, identificando suas principais potencialidades no contexto da formação leitora; e, por fim, demonstra a aplicação da estratégia “Conexão texto-texto” em uma pesquisa de campo com um grupo determinado de crianças, para analisar se e como ela promove reflexão acerca do livro e filme propostos. Desse modo, esta foi uma pesquisa de característica qualitativa na qual foi realizado um aprofundamento bibliográfico e pesquisa-ação. Visto isso, o estudo foi realizado à luz dos estudos de autores como Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) e outros, para abordar a literatura fantástica; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. para as discussões acerca das relações entre literatura e cinema; e Girotto e Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e outros para planejamento da parte prática da pesquisa, na qual foram realizados encontros de leitura do livro As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (LEWIS, 2022) com atividades e rodas de conversa, e em seguida encontros para assistir à adaptação cinematográfica desta obra, nos quais os participantes realizaram conexões entre a obra literária e fílmica. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo da observadora, gravações audiovisuais e diário de leitura dos participantes; e posteriormente separados em quatro categorias para serem analisados. Com esta pesquisa, foi possível perceber que as duas artes, literária e fílmica, podem ser parceiras na formação de leitores, a partir do uso da estratégia de leitura conexão texto-texto, contribuindo para que leitores e telespectadores reflitam mais sobre a narrativa, alargando seus conhecimentos e reflexões, a partir das conexões realizadas entre as duas versões da história. Portanto, tornou-se um estudo capaz de contribuir para práticas que objetivam formar leitores, não sujeitos que apenas decodifiquem um texto, mas que pensem sobre ele.
id UNSP_ab333feba956ce51ac603d7da5ca9695
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250451
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"Literature and cinema: the connections in "The Chronicles of Narnia: the lion, the witch and the wardrobe"Literatura fantásticaEstratégias de leituraLiteratura e cinemaAs Crônicas de NárniaFormação de leitoresFantastic literature.Reading strategiesLiterature and cinemaThe Chronicles of NarniaReader formationA presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Considerando a leitura não como mera decodificação, mas como uma atividade reflexiva, esta pesquisa tem como principal objetivo reconhecer se e como a estratégia de leitura “conexão texto-texto”, entre As Crônicas de Nárnia e sua adaptação cinematográfica, pode ampliar as reflexões sobre as leituras tendo em vista o fantástico, partindo da hipótese de que a parceria entre as duas artes contribui para que os leitores e telespectadores melhor reflitam sobre uma narrativa. Para tal, essa pesquisa discute acerca do fantástico na literatura, especialmente infantojuvenil, e sua relevância para as crianças; estabelece relações entre a arte literária e a arte cinematográfica, identificando suas principais potencialidades no contexto da formação leitora; e, por fim, demonstra a aplicação da estratégia “Conexão texto-texto” em uma pesquisa de campo com um grupo determinado de crianças, para analisar se e como ela promove reflexão acerca do livro e filme propostos. Desse modo, esta foi uma pesquisa de característica qualitativa na qual foi realizado um aprofundamento bibliográfico e pesquisa-ação. Visto isso, o estudo foi realizado à luz dos estudos de autores como Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) e outros, para abordar a literatura fantástica; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. para as discussões acerca das relações entre literatura e cinema; e Girotto e Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e outros para planejamento da parte prática da pesquisa, na qual foram realizados encontros de leitura do livro As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (LEWIS, 2022) com atividades e rodas de conversa, e em seguida encontros para assistir à adaptação cinematográfica desta obra, nos quais os participantes realizaram conexões entre a obra literária e fílmica. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo da observadora, gravações audiovisuais e diário de leitura dos participantes; e posteriormente separados em quatro categorias para serem analisados. Com esta pesquisa, foi possível perceber que as duas artes, literária e fílmica, podem ser parceiras na formação de leitores, a partir do uso da estratégia de leitura conexão texto-texto, contribuindo para que leitores e telespectadores reflitam mais sobre a narrativa, alargando seus conhecimentos e reflexões, a partir das conexões realizadas entre as duas versões da história. Portanto, tornou-se um estudo capaz de contribuir para práticas que objetivam formar leitores, não sujeitos que apenas decodifiquem um texto, mas que pensem sobre ele.This research is linked to the line “Formative processes, teaching and learning” of the Postgraduate Program in Education at Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) in Presidente Prudente. Considering reading not as a mere decoding, but as a reflective activity, this research has as main objective recognize if and how the reading strategy “text-to-text connection”, between The Chronicles of Narnia and its cinematographic adaptation, contributes to broaden reflections on readings with a view to the fantastic, starting from the hypothesis that the partnership between the two arts contributes for readers and viewers to better reflect on a narrative To this end, this research discuss about the fantastic in literature, especially for children and teenagers, and its relevance for them; it makes relationships between literary art and cinematographic art, identifying their main potentialities in the context of reading education; and demonstrates the application of the “text-to-text connection” strategy in a field research with a specific group of children, to analyze whether and how it promotes reflection on the proposed book and film. Thus, this was qualitative research in which a bibliographical deepening and action research was carried out. From that, the research was carried out based on the study of authors such as Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) and others, to speak fantastic literature; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. for discussions about the relationship between literature and cinema; and Girotto and Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) and others for planning the practical part of the research, in which were held reading meetings of the book The Chronicles of Narnia: the lion, the witch and the wardrobe (LEWIS, 2022) with activities and conversation circles, and then meetings to watch the cinematographic adaptation of this work, in which the participants made connections between the literary and filmic work. Data were collected through the observer's logbook, recordings, and participants' reading diary, and subsequently separated into four categories to be analyzed. With this research, it was possible to perceive that the both: literary and filmic arts can be partners in the formation of readers, from the use of the reading strategy “text-to-text connection”, contributing for readers and TV viewers to reflect more on the narrative, expanding their knowledge and reflections, based on the connections made between the two versions of the story. Therefore, it has become a study capable of contributing to practices that aim to form readers, not subjects who just decode a text, but who think about it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro2023-08-25T12:56:00Z2023-08-25T12:56:00Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25045133004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
Literature and cinema: the connections in "The Chronicles of Narnia: the lion, the witch and the wardrobe"
title Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
spellingShingle Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro
Literatura fantástica
Estratégias de leitura
Literatura e cinema
As Crônicas de Nárnia
Formação de leitores
Fantastic literature.
Reading strategies
Literature and cinema
The Chronicles of Narnia
Reader formation
title_short Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
title_full Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
title_fullStr Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
title_full_unstemmed Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
title_sort Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
author Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro
author_facet Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Turino, Isabela Delli Colli Zocolaro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura fantástica
Estratégias de leitura
Literatura e cinema
As Crônicas de Nárnia
Formação de leitores
Fantastic literature.
Reading strategies
Literature and cinema
The Chronicles of Narnia
Reader formation
topic Literatura fantástica
Estratégias de leitura
Literatura e cinema
As Crônicas de Nárnia
Formação de leitores
Fantastic literature.
Reading strategies
Literature and cinema
The Chronicles of Narnia
Reader formation
description A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Considerando a leitura não como mera decodificação, mas como uma atividade reflexiva, esta pesquisa tem como principal objetivo reconhecer se e como a estratégia de leitura “conexão texto-texto”, entre As Crônicas de Nárnia e sua adaptação cinematográfica, pode ampliar as reflexões sobre as leituras tendo em vista o fantástico, partindo da hipótese de que a parceria entre as duas artes contribui para que os leitores e telespectadores melhor reflitam sobre uma narrativa. Para tal, essa pesquisa discute acerca do fantástico na literatura, especialmente infantojuvenil, e sua relevância para as crianças; estabelece relações entre a arte literária e a arte cinematográfica, identificando suas principais potencialidades no contexto da formação leitora; e, por fim, demonstra a aplicação da estratégia “Conexão texto-texto” em uma pesquisa de campo com um grupo determinado de crianças, para analisar se e como ela promove reflexão acerca do livro e filme propostos. Desse modo, esta foi uma pesquisa de característica qualitativa na qual foi realizado um aprofundamento bibliográfico e pesquisa-ação. Visto isso, o estudo foi realizado à luz dos estudos de autores como Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) e outros, para abordar a literatura fantástica; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. para as discussões acerca das relações entre literatura e cinema; e Girotto e Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e outros para planejamento da parte prática da pesquisa, na qual foram realizados encontros de leitura do livro As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (LEWIS, 2022) com atividades e rodas de conversa, e em seguida encontros para assistir à adaptação cinematográfica desta obra, nos quais os participantes realizaram conexões entre a obra literária e fílmica. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo da observadora, gravações audiovisuais e diário de leitura dos participantes; e posteriormente separados em quatro categorias para serem analisados. Com esta pesquisa, foi possível perceber que as duas artes, literária e fílmica, podem ser parceiras na formação de leitores, a partir do uso da estratégia de leitura conexão texto-texto, contribuindo para que leitores e telespectadores reflitam mais sobre a narrativa, alargando seus conhecimentos e reflexões, a partir das conexões realizadas entre as duas versões da história. Portanto, tornou-se um estudo capaz de contribuir para práticas que objetivam formar leitores, não sujeitos que apenas decodifiquem um texto, mas que pensem sobre ele.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25T12:56:00Z
2023-08-25T12:56:00Z
2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250451
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/250451
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045485600047104