Temas político-sociais no ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200006 http://hdl.handle.net/11449/26465 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem. |
id |
UNSP_abe643322a7ae341011b635bfdfebd9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26465 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Temas político-sociais no ensino da MatemáticaSocio-political themes in Math's teachingTemas transversaispolítico-sociaisGrupos co-operativosProblemas ampliadosTransversessocial-political themesCooperative groupsProblems increasedEste trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem.The objective of this work is to enhance the conditions for the learning of mathematical concepts and to verify whether the statistics content, approached through the analysis of tables and graphics, worked in cooperative groups. do the solution of problems in this context using Transverse Sociopolitical Themes, contribute to the transformation of the teaching and learning of these contents and to the formation of human subjects committed with the political, cultural, social and environmental features of the society where they live?Faculdade de Tecnologia de GarçaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasFaculdade de Tecnologia de GarçaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ueno, RenataMoraes, Mara Sueli Simão [UNESP]2014-05-20T15:07:20Z2014-05-20T15:07:20Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article223-233application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 223-233, 2007.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2646510.1590/S1516-73132007000200006S1516-73132007000200006S1516-73132007000200006.pdf55851276192898390000-0002-6117-7315SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26465Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:11:22.075359Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temas político-sociais no ensino da Matemática Socio-political themes in Math's teaching |
title |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
spellingShingle |
Temas político-sociais no ensino da Matemática Ueno, Renata Temas transversais político-sociais Grupos co-operativos Problemas ampliados Transverses social-political themes Cooperative groups Problems increased |
title_short |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
title_full |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
title_fullStr |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
title_sort |
Temas político-sociais no ensino da Matemática |
author |
Ueno, Renata |
author_facet |
Ueno, Renata Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia de Garça Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ueno, Renata Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temas transversais político-sociais Grupos co-operativos Problemas ampliados Transverses social-political themes Cooperative groups Problems increased |
topic |
Temas transversais político-sociais Grupos co-operativos Problemas ampliados Transverses social-political themes Cooperative groups Problems increased |
description |
Este trabalho teve como objetivo propiciar condições para a aprendizagem de conceitos matemáticos e verificar se o conteúdo Estatística, abordado por meio da análise de tabelas e gráficos, trabalhado em grupos cooperativos, por intermédio da resolução de Problemas Ampliados por Temas Transversais/Político-Sociais, pode contribuir para a transformação do ensino e aprendizagem desse conteúdo e para a formação de seres humanos comprometidos com os aspectos políticos, culturais, sociais e ambientais da sociedade em que vivem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 2014-05-20T15:07:20Z 2014-05-20T15:07:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 223-233, 2007. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26465 10.1590/S1516-73132007000200006 S1516-73132007000200006 S1516-73132007000200006.pdf 5585127619289839 0000-0002-6117-7315 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000200006 http://hdl.handle.net/11449/26465 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 2, p. 223-233, 2007. 1516-7313 10.1590/S1516-73132007000200006 S1516-73132007000200006 S1516-73132007000200006.pdf 5585127619289839 0000-0002-6117-7315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
223-233 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128329884106752 |