O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'ana, Raquel dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Cidadania_e_Direitos_Humanos/Trabalho02.htm
http://hdl.handle.net/11449/148196
Resumo: GAPAF é um grupo de extensão universitária da Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP Câmpus de Franca , que desenvolve um trabalho referente a educação na cadeia pública da cidade. Os integrantes da equipe são 14 alunos da graduação e pós-graduação dos cursos oferecidos pela faculdade (História, Direito e Serviço Social ) e possui coordenação de uma professora do departamento de Serviço Social . A iniciativa possui os objetivos de : - Contribuir com a luta pelos direitos humanos; - Promover a formação e sensibilização do estudante universitário para o trabalho com a comunidade e com a realidade prisional; - Desenvolver uma ação educativa e uma reflexão pedagógica embasadas na tendências crítico- progressista O início do projeto deu-se em abril de1998, desde então passou-se para a preparação teórico- metodológica (oficinas pedagógicas, leitura , discussões grupais, etc.),visando a implementação efetiva do trabalho na cadeia . Definiu-se para o desenvolvimento do projeto a utilização do sistema Paulo Freire, que visa além de alfabetizar, propiciar a auto-apropriação da consciência crítica através de discussões grupais; seu pressuposto teórico baseia-se na construção da aula em conjunto com o educando e a partir de sua realidade concreta . A efetivação das aulas ocorreu em agosto do mesmo ano (1998), momento em que ministrou-se a alfabetização . Com o desenrolar do processo de ensino - aprendizagem e a vivência na cadeia, notou-se em 1999, a demanda de grande parcela de presidiários, pelo oferecimento de cursos posteriores à alfabetização; a partir daí elaborou-se três níveis de ensino: alfabetização, intermediário e avançado . Assim para a realização do trabalho, a organização ocorre da seguinte forma : o grupo se divide em duplas ou trios, que são fixos, assim como suas respectivas turmas. Atualmente o projeto conta com seis turmas de alunos presos; onde cada turma assiste uma aula semanal com duração de duas horas . Porém, é necessário citar que a trajetória inicial enfrentou inúmeras dificuldades, tais como: a compreensão plena da sistema utilizado - Paulo Freire; a intensa rotatividade interna dos presos, a ausência de recursos financeiros e questões infra-estruturais . Entretanto, atualmente o GAPAF conta com o apoio do Conselho da Comunidade de Franca (orgão composto por : juíz da vara de execuções criminais, promotor de justiça, entidades religiosas, representantes do Comércio e Indústria e profissionais da área social e jurídica ), do Departamento de Serviço Social da FHDSS e da PROEX/UNESP, que auxilia as atividades através de bolsas. Considerando todo o processo relatado anteriormente, é possível observar que o resultado da iniciativa de educação de presidiários tem sido extremamente favorável frente a comunidade francana, pois têm mobilizado a opinião pública no que diz respeito à realidade prisional, direitos humanos, além da repercussão e exemplo à comunidade unespiana local e de outros câmpus.
id UNSP_ac4dfc3dcf34e438ab496ab3df63c5b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148196
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SPGAPAF é um grupo de extensão universitária da Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP Câmpus de Franca , que desenvolve um trabalho referente a educação na cadeia pública da cidade. Os integrantes da equipe são 14 alunos da graduação e pós-graduação dos cursos oferecidos pela faculdade (História, Direito e Serviço Social ) e possui coordenação de uma professora do departamento de Serviço Social . A iniciativa possui os objetivos de : - Contribuir com a luta pelos direitos humanos; - Promover a formação e sensibilização do estudante universitário para o trabalho com a comunidade e com a realidade prisional; - Desenvolver uma ação educativa e uma reflexão pedagógica embasadas na tendências crítico- progressista O início do projeto deu-se em abril de1998, desde então passou-se para a preparação teórico- metodológica (oficinas pedagógicas, leitura , discussões grupais, etc.),visando a implementação efetiva do trabalho na cadeia . Definiu-se para o desenvolvimento do projeto a utilização do sistema Paulo Freire, que visa além de alfabetizar, propiciar a auto-apropriação da consciência crítica através de discussões grupais; seu pressuposto teórico baseia-se na construção da aula em conjunto com o educando e a partir de sua realidade concreta . A efetivação das aulas ocorreu em agosto do mesmo ano (1998), momento em que ministrou-se a alfabetização . Com o desenrolar do processo de ensino - aprendizagem e a vivência na cadeia, notou-se em 1999, a demanda de grande parcela de presidiários, pelo oferecimento de cursos posteriores à alfabetização; a partir daí elaborou-se três níveis de ensino: alfabetização, intermediário e avançado . Assim para a realização do trabalho, a organização ocorre da seguinte forma : o grupo se divide em duplas ou trios, que são fixos, assim como suas respectivas turmas. Atualmente o projeto conta com seis turmas de alunos presos; onde cada turma assiste uma aula semanal com duração de duas horas . Porém, é necessário citar que a trajetória inicial enfrentou inúmeras dificuldades, tais como: a compreensão plena da sistema utilizado - Paulo Freire; a intensa rotatividade interna dos presos, a ausência de recursos financeiros e questões infra-estruturais . Entretanto, atualmente o GAPAF conta com o apoio do Conselho da Comunidade de Franca (orgão composto por : juíz da vara de execuções criminais, promotor de justiça, entidades religiosas, representantes do Comércio e Indústria e profissionais da área social e jurídica ), do Departamento de Serviço Social da FHDSS e da PROEX/UNESP, que auxilia as atividades através de bolsas. Considerando todo o processo relatado anteriormente, é possível observar que o resultado da iniciativa de educação de presidiários tem sido extremamente favorável frente a comunidade francana, pois têm mobilizado a opinião pública no que diz respeito à realidade prisional, direitos humanos, além da repercussão e exemplo à comunidade unespiana local e de outros câmpus.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de FrancaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Serviço Social, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de FrancaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant'ana, Raquel dos Santos [UNESP]2017-01-18T15:46:11Z2017-01-18T15:46:11Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Cidadania_e_Direitos_Humanos/Trabalho02.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148196PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T21:05:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148196Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:04.216676Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
title O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
spellingShingle O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
Sant'ana, Raquel dos Santos [UNESP]
title_short O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
title_full O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
title_fullStr O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
title_full_unstemmed O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
title_sort O grupo de alfabetização Paulo Freire e seu trabalho na Cadeia Pública de Franca-SP
author Sant'ana, Raquel dos Santos [UNESP]
author_facet Sant'ana, Raquel dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'ana, Raquel dos Santos [UNESP]
description GAPAF é um grupo de extensão universitária da Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP Câmpus de Franca , que desenvolve um trabalho referente a educação na cadeia pública da cidade. Os integrantes da equipe são 14 alunos da graduação e pós-graduação dos cursos oferecidos pela faculdade (História, Direito e Serviço Social ) e possui coordenação de uma professora do departamento de Serviço Social . A iniciativa possui os objetivos de : - Contribuir com a luta pelos direitos humanos; - Promover a formação e sensibilização do estudante universitário para o trabalho com a comunidade e com a realidade prisional; - Desenvolver uma ação educativa e uma reflexão pedagógica embasadas na tendências crítico- progressista O início do projeto deu-se em abril de1998, desde então passou-se para a preparação teórico- metodológica (oficinas pedagógicas, leitura , discussões grupais, etc.),visando a implementação efetiva do trabalho na cadeia . Definiu-se para o desenvolvimento do projeto a utilização do sistema Paulo Freire, que visa além de alfabetizar, propiciar a auto-apropriação da consciência crítica através de discussões grupais; seu pressuposto teórico baseia-se na construção da aula em conjunto com o educando e a partir de sua realidade concreta . A efetivação das aulas ocorreu em agosto do mesmo ano (1998), momento em que ministrou-se a alfabetização . Com o desenrolar do processo de ensino - aprendizagem e a vivência na cadeia, notou-se em 1999, a demanda de grande parcela de presidiários, pelo oferecimento de cursos posteriores à alfabetização; a partir daí elaborou-se três níveis de ensino: alfabetização, intermediário e avançado . Assim para a realização do trabalho, a organização ocorre da seguinte forma : o grupo se divide em duplas ou trios, que são fixos, assim como suas respectivas turmas. Atualmente o projeto conta com seis turmas de alunos presos; onde cada turma assiste uma aula semanal com duração de duas horas . Porém, é necessário citar que a trajetória inicial enfrentou inúmeras dificuldades, tais como: a compreensão plena da sistema utilizado - Paulo Freire; a intensa rotatividade interna dos presos, a ausência de recursos financeiros e questões infra-estruturais . Entretanto, atualmente o GAPAF conta com o apoio do Conselho da Comunidade de Franca (orgão composto por : juíz da vara de execuções criminais, promotor de justiça, entidades religiosas, representantes do Comércio e Indústria e profissionais da área social e jurídica ), do Departamento de Serviço Social da FHDSS e da PROEX/UNESP, que auxilia as atividades através de bolsas. Considerando todo o processo relatado anteriormente, é possível observar que o resultado da iniciativa de educação de presidiários tem sido extremamente favorável frente a comunidade francana, pois têm mobilizado a opinião pública no que diz respeito à realidade prisional, direitos humanos, além da repercussão e exemplo à comunidade unespiana local e de outros câmpus.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2017-01-18T15:46:11Z
2017-01-18T15:46:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Cidadania_e_Direitos_Humanos/Trabalho02.htm
http://hdl.handle.net/11449/148196
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Cidadania_e_Direitos_Humanos/Trabalho02.htm
http://hdl.handle.net/11449/148196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128866746630144