Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsden, Lucy Seiler
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238736
Resumo: O interesse pela relação das ações docentes atrelado a leitura literária nas escolas se dá pela importância que o pedagogo exerce no processo da construção do hábito da leitura nos educandos. Assim, esta pesquisa aborda a temática da prática de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as práxis pedagógicas nela envolvidas. Este estudo possui como objetivo geral compreender a partir da produção acadêmica disponível em artigos científicos as práticas pedagógicas instituídas no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental que promovem a prática da leitura literária. À vista disso, uma pesquisa bibliográfica foi realizada (GIL, 2002) de cunho qualitativo, a partir da análise de quinze artigos científicos encontrados na biblioteca eletrônica do Google acadêmico no período de 2015 a 2020. Com base nestes quinze artigos, fichamentos foram elaborados a fim de correlacioná-los e analisá-los, levando em conta o cenário atual dos estudos acerca das experiências de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A literatura é considerada uma ferramenta transformadora que propicia fruição, incentiva o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e o processo imaginativo infantil, favorecendo a formação da postura crítica de cidadãos que possuem habilidades de argumentação, reflexão e argumentação. Dessa forma, a presença do adulto-mediador é indispensável para o desenvolvimento das práticas de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, é de extrema importância a constituição de espaços que promovam a leitura literária no contexto escolar brasileiro, de maneira que a formação leitora seja potencializada nas práticas pedagógicas e em nossa sociedade de forma integral.
id UNSP_ac584dc5215d39a5fdacba0dc00e6135
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238736
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicosLiteracy reading and pedagogical techniques in the first years of primary school: contributions from scientific academic articlesPráticas pedagógicasLeitura literáriaLiteraturaAnos iniciaisPedagogical practicesLiterary readingLiteratureFirst yearsO interesse pela relação das ações docentes atrelado a leitura literária nas escolas se dá pela importância que o pedagogo exerce no processo da construção do hábito da leitura nos educandos. Assim, esta pesquisa aborda a temática da prática de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as práxis pedagógicas nela envolvidas. Este estudo possui como objetivo geral compreender a partir da produção acadêmica disponível em artigos científicos as práticas pedagógicas instituídas no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental que promovem a prática da leitura literária. À vista disso, uma pesquisa bibliográfica foi realizada (GIL, 2002) de cunho qualitativo, a partir da análise de quinze artigos científicos encontrados na biblioteca eletrônica do Google acadêmico no período de 2015 a 2020. Com base nestes quinze artigos, fichamentos foram elaborados a fim de correlacioná-los e analisá-los, levando em conta o cenário atual dos estudos acerca das experiências de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A literatura é considerada uma ferramenta transformadora que propicia fruição, incentiva o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e o processo imaginativo infantil, favorecendo a formação da postura crítica de cidadãos que possuem habilidades de argumentação, reflexão e argumentação. Dessa forma, a presença do adulto-mediador é indispensável para o desenvolvimento das práticas de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, é de extrema importância a constituição de espaços que promovam a leitura literária no contexto escolar brasileiro, de maneira que a formação leitora seja potencializada nas práticas pedagógicas e em nossa sociedade de forma integral.The great concern about the interconnection between teaching methods and the literary reading in schools occurs chiefly because of the vital role teachers have in nurturing in their students a lifetime reading habit. For this reason, this paper analyses the theme of literary reading practice in the first years of Primary School and the pedagogical techniques involved in achieving this goal. This paper has as its main aim to understand, based on available scientific academic articles, the pedagogical techniques which have promoted the practice of literary reading established in the first years of Primary School until now. As a result, qualitative bibliographical research was conducted (GIL, 2002) through the analysis of fifteen relevant scientific articles publish between 2016 and 2020 found in Google Scholar Digital Library. Based on these scientific articles an equal number of summaries were written to then correlate and analyse them, bearing in mind the current perspective on studies about literary reading experiments in the first years of Primary School. Being literature a transformative tool that brings about fruition, motivates the cognitive and sociocultural development of students as well as the imaginative process in childhood, consequently it contributes to the building of critical thinking citizens fully able to reflection and discussion. Hence, the existence of an adult-mediator is of the highest importance to the development of literary reading practices in the first years of Primary School. It is of the utmost necessity that praxes, theories, and spaces that refer to literary reading are properly applied in the Brazilian teaching system approach, so that forming readers is aimed at in pedagogical techniques and in our society in general.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marsden, Lucy Seiler2023-01-16T12:59:34Z2023-01-16T12:59:34Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:19:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238736Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:12.755368Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
Literacy reading and pedagogical techniques in the first years of primary school: contributions from scientific academic articles
title Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
spellingShingle Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
Marsden, Lucy Seiler
Práticas pedagógicas
Leitura literária
Literatura
Anos iniciais
Pedagogical practices
Literary reading
Literature
First years
title_short Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
title_full Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
title_fullStr Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
title_full_unstemmed Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
title_sort Leitura literária e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições a partir de artigos científicos
author Marsden, Lucy Seiler
author_facet Marsden, Lucy Seiler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsden, Lucy Seiler
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Leitura literária
Literatura
Anos iniciais
Pedagogical practices
Literary reading
Literature
First years
topic Práticas pedagógicas
Leitura literária
Literatura
Anos iniciais
Pedagogical practices
Literary reading
Literature
First years
description O interesse pela relação das ações docentes atrelado a leitura literária nas escolas se dá pela importância que o pedagogo exerce no processo da construção do hábito da leitura nos educandos. Assim, esta pesquisa aborda a temática da prática de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as práxis pedagógicas nela envolvidas. Este estudo possui como objetivo geral compreender a partir da produção acadêmica disponível em artigos científicos as práticas pedagógicas instituídas no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental que promovem a prática da leitura literária. À vista disso, uma pesquisa bibliográfica foi realizada (GIL, 2002) de cunho qualitativo, a partir da análise de quinze artigos científicos encontrados na biblioteca eletrônica do Google acadêmico no período de 2015 a 2020. Com base nestes quinze artigos, fichamentos foram elaborados a fim de correlacioná-los e analisá-los, levando em conta o cenário atual dos estudos acerca das experiências de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A literatura é considerada uma ferramenta transformadora que propicia fruição, incentiva o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos estudantes e o processo imaginativo infantil, favorecendo a formação da postura crítica de cidadãos que possuem habilidades de argumentação, reflexão e argumentação. Dessa forma, a presença do adulto-mediador é indispensável para o desenvolvimento das práticas de leitura literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, é de extrema importância a constituição de espaços que promovam a leitura literária no contexto escolar brasileiro, de maneira que a formação leitora seja potencializada nas práticas pedagógicas e em nossa sociedade de forma integral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-01-16T12:59:34Z
2023-01-16T12:59:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238736
url http://hdl.handle.net/11449/238736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129251046588416