Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Natan Trovó
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235257
Resumo: Descrevemos o estudo sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola da Educação Básica, que se encontrava desativado. Embora as atividades experimentais sejam consideradas procedimentos didáticos importantes, nem sempre tais materiais didáticos têm sido utilizados em aulas de Física do Ensino Médio. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes. Com base neste inventário, analisamos a situação de conservação dos materiais encontrados, seu potencial de restauração e características de utilização de atividades experimentais, classificando-os em quatro categorias: em funcionamento, necessitando pequenos reparos, necessitando grandes reparos e inutilizados. Observamos que algumas das razões fundamentais mencionadas por professores - tais como falta de espaço e falta de equipamentos - para a não utilização de laboratórios escolares com atividades experimentais não foram observadas na escola estudada. O laboratório didático, bem como a variedade de materiais, desvela que o ensino com materiais experimentais já foi uma alternativa didática utilizada por docentes que atuaram nesta escola, com diferentes organizações (aula em grupo, experimentos de cátedra e projetos desenvolvidos pelos alunos). As condições em que foram encontrados o espaço e os materiais, entretanto, evidenciam uma mudança de atitude diante de tal possibilidade educativa. Investigamos, ainda, evidências de mudanças ocorridas nos currículos de Física da Educação Básica tomando por base o desaparecimento de tópicos de “Mecânica dos Fluidos” nos livros didáticos publicados atualmente. Tais mudanças possivelmente foram um dos fatores que contribuíram para o desuso do laboratório nos dias atuais.
id UNSP_acb495a2c8fc041e0857176eaf37d612
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235257
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação BásicaDidactic experiments, curricular changes and the teaching of Physics: analyzes from a didactic laboratory in disuse in Basic EducationExperimentos didáticosEnsino de físicaMateriais didáticosLaboratório didáticoMudanças curricularesDidactic experimentsPhysics teachingTeaching materialsDidactic laboratoryCurriculum changesDescrevemos o estudo sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola da Educação Básica, que se encontrava desativado. Embora as atividades experimentais sejam consideradas procedimentos didáticos importantes, nem sempre tais materiais didáticos têm sido utilizados em aulas de Física do Ensino Médio. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes. Com base neste inventário, analisamos a situação de conservação dos materiais encontrados, seu potencial de restauração e características de utilização de atividades experimentais, classificando-os em quatro categorias: em funcionamento, necessitando pequenos reparos, necessitando grandes reparos e inutilizados. Observamos que algumas das razões fundamentais mencionadas por professores - tais como falta de espaço e falta de equipamentos - para a não utilização de laboratórios escolares com atividades experimentais não foram observadas na escola estudada. O laboratório didático, bem como a variedade de materiais, desvela que o ensino com materiais experimentais já foi uma alternativa didática utilizada por docentes que atuaram nesta escola, com diferentes organizações (aula em grupo, experimentos de cátedra e projetos desenvolvidos pelos alunos). As condições em que foram encontrados o espaço e os materiais, entretanto, evidenciam uma mudança de atitude diante de tal possibilidade educativa. Investigamos, ainda, evidências de mudanças ocorridas nos currículos de Física da Educação Básica tomando por base o desaparecimento de tópicos de “Mecânica dos Fluidos” nos livros didáticos publicados atualmente. Tais mudanças possivelmente foram um dos fatores que contribuíram para o desuso do laboratório nos dias atuais.We describe the study about experimental didactic material that existed in a laboratory of a Basic Education school, which was deactivated. Although experimental activities are considered important didactic procedures, these teaching materials have not always been used in High School Physics classes. From a qualitative and exploratory research, we performed the registration and survey of existing materials. Based on this inventory, we analyzed the conservation status of the materials found, their restoration potential and characteristics of experimental activities, classifying them into four categories: in operation, requiring small repairs, requiring many repairs and unused. We observed that some of the fundamental reasons mentioned by teachers – as lack of space and lack of equipment - for not using school laboratories with experimental activities were not observed in the school studied. The didactic laboratory, as well as the variety of materials, reveals that teaching with experimental materials has already been a didactic alternative used by teachers who worked in this school, with different organizations (group classes, lectures and projects developed by students). The conditions in which space and materials were found, however, show a change of attitude towards such an educational possibility. We also investigate changes in the curriculums of Physics of Basic Education based on the disappearance of topics of "Fluid Mechanics" in textbooks published today. These changes were possibly one of the factors that contributed to the disuse of the laboratory.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lino, Natan Trovó2022-06-22T12:10:16Z2022-06-22T12:10:16Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T07:00:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235257Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:24.443422Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
Didactic experiments, curricular changes and the teaching of Physics: analyzes from a didactic laboratory in disuse in Basic Education
title Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
spellingShingle Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
Lino, Natan Trovó
Experimentos didáticos
Ensino de física
Materiais didáticos
Laboratório didático
Mudanças curriculares
Didactic experiments
Physics teaching
Teaching materials
Didactic laboratory
Curriculum changes
title_short Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
title_full Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
title_fullStr Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
title_full_unstemmed Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
title_sort Experimentos didáticos, mudanças curriculares e o ensino de Física: análises a partir de um laboratório didático em desuso na Educação Básica
author Lino, Natan Trovó
author_facet Lino, Natan Trovó
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Natan Trovó
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentos didáticos
Ensino de física
Materiais didáticos
Laboratório didático
Mudanças curriculares
Didactic experiments
Physics teaching
Teaching materials
Didactic laboratory
Curriculum changes
topic Experimentos didáticos
Ensino de física
Materiais didáticos
Laboratório didático
Mudanças curriculares
Didactic experiments
Physics teaching
Teaching materials
Didactic laboratory
Curriculum changes
description Descrevemos o estudo sobre materiais didáticos experimentais existentes em um laboratório de uma escola da Educação Básica, que se encontrava desativado. Embora as atividades experimentais sejam consideradas procedimentos didáticos importantes, nem sempre tais materiais didáticos têm sido utilizados em aulas de Física do Ensino Médio. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizamos o registro e o levantamento de materiais existentes. Com base neste inventário, analisamos a situação de conservação dos materiais encontrados, seu potencial de restauração e características de utilização de atividades experimentais, classificando-os em quatro categorias: em funcionamento, necessitando pequenos reparos, necessitando grandes reparos e inutilizados. Observamos que algumas das razões fundamentais mencionadas por professores - tais como falta de espaço e falta de equipamentos - para a não utilização de laboratórios escolares com atividades experimentais não foram observadas na escola estudada. O laboratório didático, bem como a variedade de materiais, desvela que o ensino com materiais experimentais já foi uma alternativa didática utilizada por docentes que atuaram nesta escola, com diferentes organizações (aula em grupo, experimentos de cátedra e projetos desenvolvidos pelos alunos). As condições em que foram encontrados o espaço e os materiais, entretanto, evidenciam uma mudança de atitude diante de tal possibilidade educativa. Investigamos, ainda, evidências de mudanças ocorridas nos currículos de Física da Educação Básica tomando por base o desaparecimento de tópicos de “Mecânica dos Fluidos” nos livros didáticos publicados atualmente. Tais mudanças possivelmente foram um dos fatores que contribuíram para o desuso do laboratório nos dias atuais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
2022-06-22T12:10:16Z
2022-06-22T12:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235257
url http://hdl.handle.net/11449/235257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129584328081408