O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cássia Regina Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104847
Resumo: Partindo do interesse por favorecer o desenvolvimento humano nos cursos de formação do médico e do enfermeiro, elaborou-se um estudo teórico com o intuito de repensar o ensino da Ética, que busca o Bem na ação racional do homem. Numa perspectiva histórica, revisita-se o avanço do conhecimento acumulado e da formação daqueles profissionais, enfatizando-se a intrínseca relação com a Ética. Fundamentou-se particularmente na Ética a Nicômaco, obra de Aristóteles em que se encontram subsídios seguros para refletir sobre ação humana. Da leitura reflexiva, depreendeu-se que é possível formar, no homem, uma disposição através do hábito, integrantes da escolha determinada pelo lógos, no domínio das contingências. Ademais observou-se que a orientação da conduta no que respeita à formação humana não apenas deva ocorrer desde a infância senão também no redobrado cuidado e esforço enquanto se é jovem, sobremaneira durante a sua formação profissional. Optou-se, por fim, pela ética aristotélica como modelo pertinente para se traçarem estratégias na educação, com vistas à formação integral de médicos e de enfermeiros, orientando-os na interface entre os âmbitos individual e coletivo do desenvolvimento moral
id UNSP_ad652839d26e309c5f4df764cbd86e7d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104847
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagemEducaçãoÉticaBioeticaAristótelesMedicinaEnfermagemPartindo do interesse por favorecer o desenvolvimento humano nos cursos de formação do médico e do enfermeiro, elaborou-se um estudo teórico com o intuito de repensar o ensino da Ética, que busca o Bem na ação racional do homem. Numa perspectiva histórica, revisita-se o avanço do conhecimento acumulado e da formação daqueles profissionais, enfatizando-se a intrínseca relação com a Ética. Fundamentou-se particularmente na Ética a Nicômaco, obra de Aristóteles em que se encontram subsídios seguros para refletir sobre ação humana. Da leitura reflexiva, depreendeu-se que é possível formar, no homem, uma disposição através do hábito, integrantes da escolha determinada pelo lógos, no domínio das contingências. Ademais observou-se que a orientação da conduta no que respeita à formação humana não apenas deva ocorrer desde a infância senão também no redobrado cuidado e esforço enquanto se é jovem, sobremaneira durante a sua formação profissional. Optou-se, por fim, pela ética aristotélica como modelo pertinente para se traçarem estratégias na educação, com vistas à formação integral de médicos e de enfermeiros, orientando-os na interface entre os âmbitos individual e coletivo do desenvolvimento moralFrom the interest in promoting human development concerned to professional formation of doctors and the registered nurses, it was elaborated a theoretical study, the main purpose of which is to rethink the way of teaching Ethics, a science that seeks the Good in human rational action. In a historical perspective, it was revived the advances in the realms of knowledge and the training of those professionals, emphasizing the intrinsic relationship to Ethics. It was particularly based on Aristotle’s Nicomachean Ethics, in which there are seccurate means to reflect on human action. From this reflexive reading, it was gathered that it is possible to develop in man such a disposition brought forth by habit as a constituent of choice determined by the lógos, involved in the area of contingencies and according to Ethics’ point of view. Moreover, It was observed that the orientation of conduct regarding human education must start both from childhood and with great concern and effort while young persons, mainly during their professional formation. At last, it is concluded that the Aristotelian ethics is a relevant paradigm to draw strategies on education, particularly to an integral formation of doctors and nurses, in order to orientate them towards the interface between individual and collective fields of moral developmentUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Cássia Regina Rodrigues [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2013-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis182 f.application/pdfNUNES, Cássia Regina Rodrigues. O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem. 2013. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/104847000719104nunes_crr_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
title O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
spellingShingle O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
Nunes, Cássia Regina Rodrigues [UNESP]
Educação
Ética
Bioetica
Aristóteles
Medicina
Enfermagem
title_short O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
title_full O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
title_fullStr O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
title_full_unstemmed O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
title_sort O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem
author Nunes, Cássia Regina Rodrigues [UNESP]
author_facet Nunes, Cássia Regina Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cássia Regina Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Bioetica
Aristóteles
Medicina
Enfermagem
topic Educação
Ética
Bioetica
Aristóteles
Medicina
Enfermagem
description Partindo do interesse por favorecer o desenvolvimento humano nos cursos de formação do médico e do enfermeiro, elaborou-se um estudo teórico com o intuito de repensar o ensino da Ética, que busca o Bem na ação racional do homem. Numa perspectiva histórica, revisita-se o avanço do conhecimento acumulado e da formação daqueles profissionais, enfatizando-se a intrínseca relação com a Ética. Fundamentou-se particularmente na Ética a Nicômaco, obra de Aristóteles em que se encontram subsídios seguros para refletir sobre ação humana. Da leitura reflexiva, depreendeu-se que é possível formar, no homem, uma disposição através do hábito, integrantes da escolha determinada pelo lógos, no domínio das contingências. Ademais observou-se que a orientação da conduta no que respeita à formação humana não apenas deva ocorrer desde a infância senão também no redobrado cuidado e esforço enquanto se é jovem, sobremaneira durante a sua formação profissional. Optou-se, por fim, pela ética aristotélica como modelo pertinente para se traçarem estratégias na educação, com vistas à formação integral de médicos e de enfermeiros, orientando-os na interface entre os âmbitos individual e coletivo do desenvolvimento moral
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-15
2014-06-11T19:33:30Z
2014-06-11T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Cássia Regina Rodrigues. O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem. 2013. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/104847
000719104
nunes_crr_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv NUNES, Cássia Regina Rodrigues. O bem como guia da ação: a ética na formação de estudantes de medicina e de enfermagem. 2013. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000719104
nunes_crr_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128103375962112