Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ieda Maria [UNESP]
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3670
http://hdl.handle.net/11449/107601
Resumo: A mensagem publicitária, que pressupõe uma rápida e correta decodificação por parte dos receptores, assim como uma exigência de novidade, apresenta muitas vezes elementos estrangeiros acompanhados de tradução. Nesta fase, o termo estrangeiro é empregado metalingüisticamente e sentido como externo à língua: constitui um estrangeirismo. Passa a ser empréstimo, elemento integrado à língua, na medida em que é empregado sem tradução e sem marcas gráficas.
id UNSP_ad94463d50fddbc968d9f5a4028ad3a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107601
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitáriaEstrangeirismoempréstimometalinguagemautonímiaA mensagem publicitária, que pressupõe uma rápida e correta decodificação por parte dos receptores, assim como uma exigência de novidade, apresenta muitas vezes elementos estrangeiros acompanhados de tradução. Nesta fase, o termo estrangeiro é empregado metalingüisticamente e sentido como externo à língua: constitui um estrangeirismo. Passa a ser empréstimo, elemento integrado à língua, na medida em que é empregado sem tradução e sem marcas gráficas.Departamento de Lingüística e Língua Portuguesa — Instituto de Letras, História e Psicologia — UNESP — 19800 — Assis — SPDepartamento de Lingüística e Língua Portuguesa — Instituto de Letras, História e Psicologia — UNESP — 19800 — Assis — SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Ieda Maria [UNESP]2014-06-24T19:54:35Z2014-06-24T19:54:35Z1984info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3670ALFA: Revista de Linguística, v. 28, 1984.1981-57940002-5216http://hdl.handle.net/11449/107601ISSN1981-5794-1984-28-97-100.pdfALFA: Revista de Linguísticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlfa: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T14:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107601Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-14T14:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
title Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
spellingShingle Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
Alves, Ieda Maria [UNESP]
Estrangeirismo
empréstimo
metalinguagem
autonímia
title_short Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
title_full Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
title_fullStr Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
title_full_unstemmed Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
title_sort Metalinguagem e empréstimo na mensagem publicitária
author Alves, Ieda Maria [UNESP]
author_facet Alves, Ieda Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ieda Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estrangeirismo
empréstimo
metalinguagem
autonímia
topic Estrangeirismo
empréstimo
metalinguagem
autonímia
description A mensagem publicitária, que pressupõe uma rápida e correta decodificação por parte dos receptores, assim como uma exigência de novidade, apresenta muitas vezes elementos estrangeiros acompanhados de tradução. Nesta fase, o termo estrangeiro é empregado metalingüisticamente e sentido como externo à língua: constitui um estrangeirismo. Passa a ser empréstimo, elemento integrado à língua, na medida em que é empregado sem tradução e sem marcas gráficas.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984
2014-06-24T19:54:35Z
2014-06-24T19:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3670
ALFA: Revista de Linguística, v. 28, 1984.
1981-5794
0002-5216
http://hdl.handle.net/11449/107601
ISSN1981-5794-1984-28-97-100.pdf
url http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3670
http://hdl.handle.net/11449/107601
identifier_str_mv ALFA: Revista de Linguística, v. 28, 1984.
1981-5794
0002-5216
ISSN1981-5794-1984-28-97-100.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alfa: Revista de Linguística
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045593165070336