Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainente, Renato Aurélio [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150203
Resumo: Nas últimas décadas do século XIX, o Rio de Janeiro assistiu a um incremento no número de casas teatrais e uma diversificação de espetáculos oferecidos ao público. Os melodramas, dramas realistas e as óperas italianas, até então dominante nos palcos, passaram a sofrer concorrência cada vez maior de operetas e demais gêneros teatrais musicados, culminando com o sucesso do teatro de revista na última década do oitocentos. Essa diversificação, porém, foi alvo de intenso debate: nas páginas de jornais e revistas do período, literatos como Machado de Assis, Jose de Alencar, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia, teciam juízos acerca das obras, dos autores e também sobre a própria estrutura das casas teatrais. No entanto, para além de julgamentos propriamente estéticos, estavam em questão, sobretudo, diferentes concepções da atividade teatral e da função dos teatros na sociedade oitocentista. Tratava-se, assim, da defesa de uma atividade teatral pautada por dois princípios distintos, reformar os costumes da sociedade e servir ao público obras voltadas para seu entretenimento. O objetivo deste estudo é, portanto, mapear os diferentes discursos acerca do teatro nacional, a partir da análise de dois conjuntos de fontes: textos publicados em periódicos no Rio de Janeiro oitocentista, e que abordavam o cenário teatral do período; e os pareceres emitidos pelo Conservatório Dramático Brasileiro, instituição encarregada da censura às obras dramáticas e líricas a serem encenadas nas casas teatrais da corte. Partindo dessa análise, será possível identificar as diferentes expectativas nutridas pelos homens de cultura do período quando o assunto era a arte teatral, e principalmente o desenvolvimento do teatro nacional.
id UNSP_adad9396314ec0053d3ced228be823f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentistaReforming the customs or server the public: visions of theatre in Rio de Janeiro in the nineteenth centuryTeatroCensuraRio de JaneiroSéculo XIXTheatreCensorship19th centuryNas últimas décadas do século XIX, o Rio de Janeiro assistiu a um incremento no número de casas teatrais e uma diversificação de espetáculos oferecidos ao público. Os melodramas, dramas realistas e as óperas italianas, até então dominante nos palcos, passaram a sofrer concorrência cada vez maior de operetas e demais gêneros teatrais musicados, culminando com o sucesso do teatro de revista na última década do oitocentos. Essa diversificação, porém, foi alvo de intenso debate: nas páginas de jornais e revistas do período, literatos como Machado de Assis, Jose de Alencar, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia, teciam juízos acerca das obras, dos autores e também sobre a própria estrutura das casas teatrais. No entanto, para além de julgamentos propriamente estéticos, estavam em questão, sobretudo, diferentes concepções da atividade teatral e da função dos teatros na sociedade oitocentista. Tratava-se, assim, da defesa de uma atividade teatral pautada por dois princípios distintos, reformar os costumes da sociedade e servir ao público obras voltadas para seu entretenimento. O objetivo deste estudo é, portanto, mapear os diferentes discursos acerca do teatro nacional, a partir da análise de dois conjuntos de fontes: textos publicados em periódicos no Rio de Janeiro oitocentista, e que abordavam o cenário teatral do período; e os pareceres emitidos pelo Conservatório Dramático Brasileiro, instituição encarregada da censura às obras dramáticas e líricas a serem encenadas nas casas teatrais da corte. Partindo dessa análise, será possível identificar as diferentes expectativas nutridas pelos homens de cultura do período quando o assunto era a arte teatral, e principalmente o desenvolvimento do teatro nacional.In the last decades of the nineteenth century, Rio de Janeiro witnessed an increase in the number of theatrical houses, and diversification of shows offered to the public. The melodramas, realistic dramas and Italian operas, hitherto dominant on stage, have come under increasing competition from operettas to other theatrical musical genres, culminating in the success of the revue in the last decade of the nineteenth century.However, this diversification has been the subject of intense discussion: in the pages of newspapers and magazines of the period literati, writers like Machado de Assis, Jose Alencar, Aluísio Azevedo and Raul Pompeia, wrote reviews about the works of authors and also on the structure of theatrical houses. However, in addition to properly aesthetic judgments were concerned, above mainly different conceptions of theatrical activity and function of the theaters in the nineteenth century society. It was thus the defense of a theatrical activity guided by two distinct principles, reform the customs of the society and serve the public works aimed for your entertainment. The aim of this study is therefore to map the different discourses about national theater, from the analysis of two sets of sources: texts published in journals in Rio de Janeiro in the nineteenth century, and approached the theatrical setting for the period; and the reports emitted by Brazilian Dramatic Conservatory, institution in charge of censorship of dramatic works and lyrical to be staged in the theater houses of the court. Based on this analysis, it will be possible to identify the different expectations nourished by the period of the men's cultures when it came to the theatrical art, and especially the development of the national theater.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mainente, Renato Aurélio [UNESP]2017-04-17T14:22:38Z2017-04-17T14:22:38Z2016-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15020300088414533004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T18:54:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
Reforming the customs or server the public: visions of theatre in Rio de Janeiro in the nineteenth century
title Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
spellingShingle Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
Mainente, Renato Aurélio [UNESP]
Teatro
Censura
Rio de Janeiro
Século XIX
Theatre
Censorship
19th century
title_short Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
title_full Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
title_fullStr Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
title_full_unstemmed Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
title_sort Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista
author Mainente, Renato Aurélio [UNESP]
author_facet Mainente, Renato Aurélio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainente, Renato Aurélio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Censura
Rio de Janeiro
Século XIX
Theatre
Censorship
19th century
topic Teatro
Censura
Rio de Janeiro
Século XIX
Theatre
Censorship
19th century
description Nas últimas décadas do século XIX, o Rio de Janeiro assistiu a um incremento no número de casas teatrais e uma diversificação de espetáculos oferecidos ao público. Os melodramas, dramas realistas e as óperas italianas, até então dominante nos palcos, passaram a sofrer concorrência cada vez maior de operetas e demais gêneros teatrais musicados, culminando com o sucesso do teatro de revista na última década do oitocentos. Essa diversificação, porém, foi alvo de intenso debate: nas páginas de jornais e revistas do período, literatos como Machado de Assis, Jose de Alencar, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia, teciam juízos acerca das obras, dos autores e também sobre a própria estrutura das casas teatrais. No entanto, para além de julgamentos propriamente estéticos, estavam em questão, sobretudo, diferentes concepções da atividade teatral e da função dos teatros na sociedade oitocentista. Tratava-se, assim, da defesa de uma atividade teatral pautada por dois princípios distintos, reformar os costumes da sociedade e servir ao público obras voltadas para seu entretenimento. O objetivo deste estudo é, portanto, mapear os diferentes discursos acerca do teatro nacional, a partir da análise de dois conjuntos de fontes: textos publicados em periódicos no Rio de Janeiro oitocentista, e que abordavam o cenário teatral do período; e os pareceres emitidos pelo Conservatório Dramático Brasileiro, instituição encarregada da censura às obras dramáticas e líricas a serem encenadas nas casas teatrais da corte. Partindo dessa análise, será possível identificar as diferentes expectativas nutridas pelos homens de cultura do período quando o assunto era a arte teatral, e principalmente o desenvolvimento do teatro nacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
2017-04-17T14:22:38Z
2017-04-17T14:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150203
000884145
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/150203
identifier_str_mv 000884145
33004072013P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650293855944704