É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119381
Resumo: O desenvolvimento da moral na criança inicia-se muito cedo, na medida em que vivencia experiências sociomorais. Piaget observou num jogo infantil fases do desenvolvimento moral relativos à prática e a consciência da regra, a partir das quais é possível fazer uma analogia com toda a sociedade. A escola é um espaço privilegiado para manifestações de caráter eminentemente morais, podendo assim influenciar significativamente no desenvolvimento moral dos sujeitos. Uma prática comum nesse sentido é o estabelecimento de combinados de regras nas classes de Educação Infantil. Assim objetivou-se neste trabalho estudar como essa forma de construção de regras tem se constituído. Para tanto se realizaram observações sistemáticas em duas salas de aula em escolas públicas em um município do interior de São Paulo (em que se implantou o PROEPRE) e se aplicou questionário às professoras a fim de caracterizá-las enquanto sujeitos de pesquisa. Tais observações ocorreram entre fevereiro e maio de 2009, em momentos distintos da rotina de cada classe. Os dados coletados nos permitiram concluir que o tempo de experiência e formação dos sujeitos não se constituíram necessariamente em fatores relevantes para o tipo de trabalho desenvolvido com relação à construção de regras em suas salas de aula. Concluímos também que a maneira com que os professores conduziram a construção de regras com seus alunos não contribuiu significativamente para o desenvolvimento moral das crianças e para a superação da heteronomia e egocentrismo infantil segundo o referencial piagetiano
id UNSP_ae497877d9e01f5998ec203247ee7ed4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119381
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do ProepreSociologia educacionalCrianças - DesenvolvimentoDesenvolvimento moralEducação de criançasO desenvolvimento da moral na criança inicia-se muito cedo, na medida em que vivencia experiências sociomorais. Piaget observou num jogo infantil fases do desenvolvimento moral relativos à prática e a consciência da regra, a partir das quais é possível fazer uma analogia com toda a sociedade. A escola é um espaço privilegiado para manifestações de caráter eminentemente morais, podendo assim influenciar significativamente no desenvolvimento moral dos sujeitos. Uma prática comum nesse sentido é o estabelecimento de combinados de regras nas classes de Educação Infantil. Assim objetivou-se neste trabalho estudar como essa forma de construção de regras tem se constituído. Para tanto se realizaram observações sistemáticas em duas salas de aula em escolas públicas em um município do interior de São Paulo (em que se implantou o PROEPRE) e se aplicou questionário às professoras a fim de caracterizá-las enquanto sujeitos de pesquisa. Tais observações ocorreram entre fevereiro e maio de 2009, em momentos distintos da rotina de cada classe. Os dados coletados nos permitiram concluir que o tempo de experiência e formação dos sujeitos não se constituíram necessariamente em fatores relevantes para o tipo de trabalho desenvolvido com relação à construção de regras em suas salas de aula. Concluímos também que a maneira com que os professores conduziram a construção de regras com seus alunos não contribuiu significativamente para o desenvolvimento moral das crianças e para a superação da heteronomia e egocentrismo infantil segundo o referencial piagetianoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti [UNESP]2015-03-23T15:19:05Z2015-03-23T15:19:05Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfGUIMARÃES, Sarah Peixe Bonfanti. É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre. 2010. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119381000634882guimaraes_spb_tcc_rcla.pdf1241282762476947Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T06:15:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119381Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:02.847821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
title É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
spellingShingle É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti [UNESP]
Sociologia educacional
Crianças - Desenvolvimento
Desenvolvimento moral
Educação de crianças
title_short É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
title_full É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
title_fullStr É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
title_full_unstemmed É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
title_sort É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre
author Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti [UNESP]
author_facet Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Sarah Peixe Bonfanti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia educacional
Crianças - Desenvolvimento
Desenvolvimento moral
Educação de crianças
topic Sociologia educacional
Crianças - Desenvolvimento
Desenvolvimento moral
Educação de crianças
description O desenvolvimento da moral na criança inicia-se muito cedo, na medida em que vivencia experiências sociomorais. Piaget observou num jogo infantil fases do desenvolvimento moral relativos à prática e a consciência da regra, a partir das quais é possível fazer uma analogia com toda a sociedade. A escola é um espaço privilegiado para manifestações de caráter eminentemente morais, podendo assim influenciar significativamente no desenvolvimento moral dos sujeitos. Uma prática comum nesse sentido é o estabelecimento de combinados de regras nas classes de Educação Infantil. Assim objetivou-se neste trabalho estudar como essa forma de construção de regras tem se constituído. Para tanto se realizaram observações sistemáticas em duas salas de aula em escolas públicas em um município do interior de São Paulo (em que se implantou o PROEPRE) e se aplicou questionário às professoras a fim de caracterizá-las enquanto sujeitos de pesquisa. Tais observações ocorreram entre fevereiro e maio de 2009, em momentos distintos da rotina de cada classe. Os dados coletados nos permitiram concluir que o tempo de experiência e formação dos sujeitos não se constituíram necessariamente em fatores relevantes para o tipo de trabalho desenvolvido com relação à construção de regras em suas salas de aula. Concluímos também que a maneira com que os professores conduziram a construção de regras com seus alunos não contribuiu significativamente para o desenvolvimento moral das crianças e para a superação da heteronomia e egocentrismo infantil segundo o referencial piagetiano
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:19:05Z
2015-03-23T15:19:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Sarah Peixe Bonfanti. É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre. 2010. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/119381
000634882
guimaraes_spb_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
identifier_str_mv GUIMARÃES, Sarah Peixe Bonfanti. É de pequenino que se torne o pepino: o processo pedagógico de construção das regras de trabalho e de conduta, em duas salas do Proepre. 2010. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634882
guimaraes_spb_tcc_rcla.pdf
1241282762476947
url http://hdl.handle.net/11449/119381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129152630390784