Conexões entre a Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Natalia Vieira de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191632
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo explorar as conexões entre a Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A problemática dos resíduos sólidos é urgente, causadora de muitos problemas ambientais e sociais e, temos na Educação Ambiental uma ferramenta oportuna para a promoção de debates, reflexões e ações de sensibilização para uma atuação mais consciente no consumo e descarte do resíduos sólidos. A partir da metodologia de análise documental, de natureza qualitativa, com o aporte de documentos legais e de diretrizes educacionais tangentes à Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, foi realizado um levantamento de dados sobre a articulação entre a Educação Ambiental e a Gestão dos Resíduos Sólidos, além de dados do município de Batatais/SP. Encontramos na literatura e na legislação pertinente, a relevância da educação ambiental como um instrumento essencial no processo de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, devendo estar presente nos Planos Municipais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.Esta pesquisa pretende contribuir, apresentando o potencial da educação ambiental neste cenário, e apresentando uma proposta metodológica para incorporá-la no processo de elaboração e implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, além da proposta de elaboração de um Programa Municipal de Educação Ambiental que possa enfatizar essa temática e garantir a continuidade das ações, utilizando como referência o município de Batatais/SP, mas podendo ser utilizado em qualquer outro local.
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