Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Juliana [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP], Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015
http://hdl.handle.net/11449/9551
Resumo: Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.
id UNSP_af3e461463f0f2c335ebb53123466100
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/9551
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geralAssessing the didactic aspects of language articles from two general magazinesDidaticidadelaicidadecientificidadeanálise de textoDidacticlaicscientificanalysis of textMuitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.Many teachers search in journalistic texts, magazines or newspapers, for subjects with scientific contents that can be used as classroom support material. Is the scientific content in this material, really, usable? Does the language used by the journalists promote the scientific knowledge on the subjects discussed? Thus, the aim was to analyze the scientific, didactic and accessibility aspects of the contents of the country's most widely read, Veja and Época, weekly magazines published in 2008, with the theme of Environment. The results showed that the texts presented by the Veja magazine presented scientific language that can be used in classroom as didactic texts, as support and complementary material for the teachers.Universidade Estadual Paulista Faculdade de EngenhariaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Biologia e ZootecniaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e SolosUniversidade Estadual Paulista Faculdade de EngenhariaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Biologia e ZootecniaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e SolosUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jorge, Juliana [UNESP]Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP]2014-05-20T13:28:39Z2014-05-20T13:28:39Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1015-1025application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/955110.1590/S1516-73132011000400015S1516-73132011000400015S1516-73132011000400015.pdf7348513258586777SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-05T18:12:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:24.705768Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
Assessing the didactic aspects of language articles from two general magazines
title Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
spellingShingle Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
Jorge, Juliana [UNESP]
Didaticidade
laicidade
cientificidade
análise de texto
Didactic
laic
scientific
analysis of text
title_short Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_full Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_fullStr Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_full_unstemmed Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_sort Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
author Jorge, Juliana [UNESP]
author_facet Jorge, Juliana [UNESP]
Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]
Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
author_role author
author2 Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]
Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Juliana [UNESP]
Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]
Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didaticidade
laicidade
cientificidade
análise de texto
Didactic
laic
scientific
analysis of text
topic Didaticidade
laicidade
cientificidade
análise de texto
Didactic
laic
scientific
analysis of text
description Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
2014-05-20T13:28:39Z
2014-05-20T13:28:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/9551
10.1590/S1516-73132011000400015
S1516-73132011000400015
S1516-73132011000400015.pdf
7348513258586777
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015
http://hdl.handle.net/11449/9551
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011.
1516-7313
10.1590/S1516-73132011000400015
S1516-73132011000400015
S1516-73132011000400015.pdf
7348513258586777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1015-1025
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128405451833344