Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015 http://hdl.handle.net/11449/9551 |
Resumo: | Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores. |
id |
UNSP_af3e461463f0f2c335ebb53123466100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/9551 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geralAssessing the didactic aspects of language articles from two general magazinesDidaticidadelaicidadecientificidadeanálise de textoDidacticlaicscientificanalysis of textMuitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.Many teachers search in journalistic texts, magazines or newspapers, for subjects with scientific contents that can be used as classroom support material. Is the scientific content in this material, really, usable? Does the language used by the journalists promote the scientific knowledge on the subjects discussed? Thus, the aim was to analyze the scientific, didactic and accessibility aspects of the contents of the country's most widely read, Veja and Época, weekly magazines published in 2008, with the theme of Environment. The results showed that the texts presented by the Veja magazine presented scientific language that can be used in classroom as didactic texts, as support and complementary material for the teachers.Universidade Estadual Paulista Faculdade de EngenhariaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Biologia e ZootecniaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e SolosUniversidade Estadual Paulista Faculdade de EngenhariaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Biologia e ZootecniaUnesp Faculdade de Engenharia Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e SolosUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jorge, Juliana [UNESP]Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP]2014-05-20T13:28:39Z2014-05-20T13:28:39Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1015-1025application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/955110.1590/S1516-73132011000400015S1516-73132011000400015S1516-73132011000400015.pdf7348513258586777SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-05T18:12:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:24.705768Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral Assessing the didactic aspects of language articles from two general magazines |
title |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
spellingShingle |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral Jorge, Juliana [UNESP] Didaticidade laicidade cientificidade análise de texto Didactic laic scientific analysis of text |
title_short |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_full |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_fullStr |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_full_unstemmed |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_sort |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
author |
Jorge, Juliana [UNESP] |
author_facet |
Jorge, Juliana [UNESP] Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP] Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP] Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Juliana [UNESP] Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP] Cassiolato, Ana Maria Rodrigues [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didaticidade laicidade cientificidade análise de texto Didactic laic scientific analysis of text |
topic |
Didaticidade laicidade cientificidade análise de texto Didactic laic scientific analysis of text |
description |
Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 2014-05-20T13:28:39Z 2014-05-20T13:28:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/9551 10.1590/S1516-73132011000400015 S1516-73132011000400015 S1516-73132011000400015.pdf 7348513258586777 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015 http://hdl.handle.net/11449/9551 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 4, p. 1015-1025, 2011. 1516-7313 10.1590/S1516-73132011000400015 S1516-73132011000400015 S1516-73132011000400015.pdf 7348513258586777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1015-1025 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128405451833344 |