Análise da influência do jato de exaustão no arrasto da base de um veículo espacial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213613 |
Resumo: | Este trabalho procurou reproduzir os dados de pressão na base do veículo nomeado Modelo C, lançado em 1950 na Langley Politless Aircraft Research Station pelo Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica (NACA - National Advisory Committee for Aeronautics). Os parâmetros do escoamento e do jato de exaustão foram analisados através de simulações de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD - Computacional Fluid Dynamics), utilizando o software Ansys Fluent, versão 2020 R2 Academic. Uma análise da pressão e da força de arrasto sobre o veículo evidenciou os efeitos do jato de exaustão sobre a base. Os resultados também foram comparados com os obtidos através dos programas de cálculo por métodos semi-empíricos AeroLAB e Missile DATCOM, permitindo verificar que as simulações CFD possuem menores erros associados. |
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Análise da influência do jato de exaustão no arrasto da base de um veículo espacialAnalysis of the exhaust jet influence on the base drag of a space vehicleArrasto (Aerodinâmica)Foguetes (Aeronáutica)Propulsão à jatoEste trabalho procurou reproduzir os dados de pressão na base do veículo nomeado Modelo C, lançado em 1950 na Langley Politless Aircraft Research Station pelo Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica (NACA - National Advisory Committee for Aeronautics). Os parâmetros do escoamento e do jato de exaustão foram analisados através de simulações de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD - Computacional Fluid Dynamics), utilizando o software Ansys Fluent, versão 2020 R2 Academic. Uma análise da pressão e da força de arrasto sobre o veículo evidenciou os efeitos do jato de exaustão sobre a base. Os resultados também foram comparados com os obtidos através dos programas de cálculo por métodos semi-empíricos AeroLAB e Missile DATCOM, permitindo verificar que as simulações CFD possuem menores erros associados.This work tried to reproduce the pressure data at the base of the vehicle named Model C, launched in 1950 at Langley Politless Aircraft Research Station by the National Advisory Committee for Aeronautics (NACA). The parameters of the flow and exhaust jet were analyzed by Computational Fluid Dynamics (CFD) simulations using the software Ansys Fluent, version 2020 R2 Academic. An analysis of the pressure and drag force on the vehicle showed the effects of the exhaust jet on the base. The results were also compared with those obtained using the programs for calculation by semi-empirical methods AeroLAB and Missile DATCOM, allowing to verify that CFD simulations have lower associated errors.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Leandra Isabel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Amanda Chenu2021-07-22T19:37:20Z2021-07-22T19:37:20Z2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/213613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:17:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213613Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:17:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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