A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103136 |
Resumo: | A pesquisa A cadeira de rodas de Stephen Hawking – religião, representação do Outro e da ciência nas escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI problematiza a inserção do discurso religioso nas escolas públicas de Penápolis e as representações de mundo ali produzidas. O trabalho analisa principalmente a construção da imagem negativa do outro em sala de aula com a utilização de estereótipos e a identificação de supostos inimigos da fé, como homossexuais, artistas e, principalmente, cientistas. O trabalho discute também as representações de ciência produzidas por diversos textos de teor religioso, os combates contra o evolucionismo de Charles Darwin e a legitimação do criacionismo como discurso explicativo verdadeiro. A base documental da pesquisa é composta por textos de conteúdo religioso, distribuídos e discutidos nas escolas, por questionários aplicados a docentes e discentes e por documentos institucionais |
id |
UNSP_b00d673104802d0975c5c2e960f416cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/103136 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)Escolas públicasReligiãoSocial representation. engReligionA pesquisa A cadeira de rodas de Stephen Hawking – religião, representação do Outro e da ciência nas escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI problematiza a inserção do discurso religioso nas escolas públicas de Penápolis e as representações de mundo ali produzidas. O trabalho analisa principalmente a construção da imagem negativa do outro em sala de aula com a utilização de estereótipos e a identificação de supostos inimigos da fé, como homossexuais, artistas e, principalmente, cientistas. O trabalho discute também as representações de ciência produzidas por diversos textos de teor religioso, os combates contra o evolucionismo de Charles Darwin e a legitimação do criacionismo como discurso explicativo verdadeiro. A base documental da pesquisa é composta por textos de conteúdo religioso, distribuídos e discutidos nas escolas, por questionários aplicados a docentes e discentes e por documentos institucionaisThe research Stephen Hawking’s wheelchair – religion, the representation of the Other and Science in public school in Penápolis at the turn of the 20th century discusses the insertion of religious discourse in public schools in Penápolis and the world representations produced there. The work mainly analyses the building of a negative image of the other in classrooms through the use of stereotypes and the identification of supposedly enemies to the faith, such as gays, artists and especially scientists. I also discuss the representations of science produced by several religious texts, the struggle against Charles Darwin’s evolutionism and the legitimization of creationism as the true explicative discourse. The documents analyzed consist of religious texts distributed and discussed in schools, surveys among teachers and students as well as institutional documentsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Milton Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP]2014-06-11T19:32:24Z2014-06-11T19:32:24Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis258 f. : il.application/pdfPETERS, Carlos Eduardo Marotta. A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008). 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103136000629429peters_cem_dr_assis.pdf33004048018P54852480160057336Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:21:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103136Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:08:41.283876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
title |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
spellingShingle |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) Peters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP] Escolas públicas Religião Social representation. eng Religion |
title_short |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
title_full |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
title_fullStr |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
title_full_unstemmed |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
title_sort |
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008) |
author |
Peters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP] |
author_facet |
Peters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Milton Carlos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas públicas Religião Social representation. eng Religion |
topic |
Escolas públicas Religião Social representation. eng Religion |
description |
A pesquisa A cadeira de rodas de Stephen Hawking – religião, representação do Outro e da ciência nas escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI problematiza a inserção do discurso religioso nas escolas públicas de Penápolis e as representações de mundo ali produzidas. O trabalho analisa principalmente a construção da imagem negativa do outro em sala de aula com a utilização de estereótipos e a identificação de supostos inimigos da fé, como homossexuais, artistas e, principalmente, cientistas. O trabalho discute também as representações de ciência produzidas por diversos textos de teor religioso, os combates contra o evolucionismo de Charles Darwin e a legitimação do criacionismo como discurso explicativo verdadeiro. A base documental da pesquisa é composta por textos de conteúdo religioso, distribuídos e discutidos nas escolas, por questionários aplicados a docentes e discentes e por documentos institucionais |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 2014-06-11T19:32:24Z 2014-06-11T19:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PETERS, Carlos Eduardo Marotta. A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008). 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010. http://hdl.handle.net/11449/103136 000629429 peters_cem_dr_assis.pdf 33004048018P5 4852480160057336 |
identifier_str_mv |
PETERS, Carlos Eduardo Marotta. A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008). 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010. 000629429 peters_cem_dr_assis.pdf 33004048018P5 4852480160057336 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/103136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
258 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129397376417792 |