Comportamento verbal e memória operacional em usuários de implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shibukawa, Matheus Yoshimi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/205074
Resumo: A deficiência auditiva pode comprometer o desenvolvimento humano na aquisição de repertórios verbais. Estudos em interface entre a Fonoaudiologia e a Análise do Comportamento tem investigado a aquisição de habilidades auditivas e de precisão da fala por meio das relações de equivalência, envolvendo o ensino de palavras a sentenças. Estudos recentes têm adotado o ensino baseado em equivalência (Equivalence Based Instruction, EBI) e a organização das sentenças por meio de matrizes e demonstrado a compreensão auditiva, a precisão da fala e produtividade de sentenças. O responder sequencial, enquanto processo comportamental básico, está nas bases das habilidades de produção de sentenças, consciência sintática (CS) e da memória operacional (MO). Observa-se uma carência da literatura de intervenções que relatem os efeitos de procedimentos de ensino sobre a MO em crianças com implante coclear (IC). Foram realizados dois estudos. O Estudo 1 realizou uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar estudos interventivos na MO de usuários de IC. Após aplicados os critérios de exclusão foram identificados seis artigos. A maioria dos participantes constituíram de crianças e adolescentes pré-linguais que receberam o IC precocemente (96%). Quatro estudos adotaram resposta baseada em topografia (repetição vocal e construção) e dois baseados em seleção e topografia. Houve variabilidade de estímulos usados: dígitos (n=1), tarefas do Cogmed® (n=2), notas musicais (n=1) e unidades verbais (n=2). A maioria dos participantes revelam melhorias na aprendizagem sequencial aferida por testes de MO. A relação entre a MO e o treino de comportamento verbal em usuários de IC precisa ser melhor elucidada. O Estudo 2 teve o objetivo de avaliar o desempenho da MO (verbal e não verbal), da CS e das relações verbais e de produtividade de sentenças, em uma criança com IC com habilidades rudimentares de leitura, antes, durante e depois de um ensino de sentenças de quatro termos baseado em equivalência e matrizes. Participou uma criança de dez anos. Utilizou-se o software PROLER e o aplicativo de vídeo chamada Zoom® para coleta à distância. Os estímulos foram três conjuntos de sentenças, com diferentes níveis de complexidade, e que tiveram estímulos auditivo, textuais e figuras representativas. O estudo foi composto por etapas de ensino, sondas e avaliações. Em cada conjunto de sentenças, foram ensinadas a seleção de figuras de ação frente a sentenças ditadas (AB) e composição de sentenças impressas diante da sentença ditada (AE). As sondas avaliaram habilidades receptivas, de escrita e produção de fala, das sentenças diretamente ensinadas e de outras que não seriam diretamente ensinadas e avaliações por meio de testes da MO e CS. Os resultados indicaram o potencial do EBI combinado com ensino por matrizes na precisão da fala, na aprendizagem de relações verbais com sentenças, no potencial gerativo e o aumento nos escores da MO. As relações de condições que ensinam diretamente sentenças e as medidas de MO e de CS precisam ser melhor esclarecidas com crianças que fazem uso do IC.
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O responder sequencial, enquanto processo comportamental básico, está nas bases das habilidades de produção de sentenças, consciência sintática (CS) e da memória operacional (MO). Observa-se uma carência da literatura de intervenções que relatem os efeitos de procedimentos de ensino sobre a MO em crianças com implante coclear (IC). Foram realizados dois estudos. O Estudo 1 realizou uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar estudos interventivos na MO de usuários de IC. Após aplicados os critérios de exclusão foram identificados seis artigos. A maioria dos participantes constituíram de crianças e adolescentes pré-linguais que receberam o IC precocemente (96%). Quatro estudos adotaram resposta baseada em topografia (repetição vocal e construção) e dois baseados em seleção e topografia. Houve variabilidade de estímulos usados: dígitos (n=1), tarefas do Cogmed® (n=2), notas musicais (n=1) e unidades verbais (n=2). A maioria dos participantes revelam melhorias na aprendizagem sequencial aferida por testes de MO. A relação entre a MO e o treino de comportamento verbal em usuários de IC precisa ser melhor elucidada. O Estudo 2 teve o objetivo de avaliar o desempenho da MO (verbal e não verbal), da CS e das relações verbais e de produtividade de sentenças, em uma criança com IC com habilidades rudimentares de leitura, antes, durante e depois de um ensino de sentenças de quatro termos baseado em equivalência e matrizes. Participou uma criança de dez anos. Utilizou-se o software PROLER e o aplicativo de vídeo chamada Zoom® para coleta à distância. Os estímulos foram três conjuntos de sentenças, com diferentes níveis de complexidade, e que tiveram estímulos auditivo, textuais e figuras representativas. O estudo foi composto por etapas de ensino, sondas e avaliações. Em cada conjunto de sentenças, foram ensinadas a seleção de figuras de ação frente a sentenças ditadas (AB) e composição de sentenças impressas diante da sentença ditada (AE). As sondas avaliaram habilidades receptivas, de escrita e produção de fala, das sentenças diretamente ensinadas e de outras que não seriam diretamente ensinadas e avaliações por meio de testes da MO e CS. Os resultados indicaram o potencial do EBI combinado com ensino por matrizes na precisão da fala, na aprendizagem de relações verbais com sentenças, no potencial gerativo e o aumento nos escores da MO. As relações de condições que ensinam diretamente sentenças e as medidas de MO e de CS precisam ser melhor esclarecidas com crianças que fazem uso do IC.Hearing impairment can compromise the human development in relation to the acquisition of verbal repertoires. Interface studies between Audiology, Speech-Language Pathology and Behavior Analysis has been investigated the acquisition of auditory skills and speech accuracy through equivalence relations, involving the teaching of words to sentences. Recent studies have been adopted equivalence Based Instruction (EBI) and the sentences’ organization through matrices training and have demonstrated auditory comprehension, speech accuracy and sentences productivity. The sequential responding, as a basic behavioral process, is at the basis of sentence-construction skills, syntactic awareness (SA) and working memory (WM). There is a lack of literature in interventions that reported the effects of teaching procedures on WM in children with cochlear implant (CI). Two studies were conducted. Study 1 conducted a systematic review of the literature in order to identify interventions studies on OM for CI users. Six articles were identified after exclusion criteria. Most participants were pre-lingual deaf children and/or adolescents that received CI early (96%). Four studies adopted topography based response (vocal repetition and construction) and two were topography and selection based responses. There was a variability in the used stimuli: digit stimuli (n = 1), Cogmed® tasks (n = 2), musical notes (n = 1), verbal units (n = 2). Most participants demonstrated improvements in sequential learning that was measured by MO tests. Relations between WM and verbal behavior training in CI’ users needs to be better clarified. Study 2 aimed to assess the performance of WM (verbal and non-verbal), SA, verbal relations and sentence productivity, in a child with CI with rudimentary reading skills, before, during and after teaching of four terms- sentences that included equivalence-based instruction and matrices training. A ten-year-old child participated. PROLER software and Zoom® video-conferencing platform were used to remote data collection. The stimuli were three sets of sentences, with different levels of complexity, which had auditory and textual stimuli, and representative figures. The study was organized in teaching, probes and assessments stages. In each set of sentences, the selection of action figures conditionally to the dictated sentences (AB) and composition of printed sentences conditionally to the dictated sentences (AE) were taught. The probes evaluated receptive, writing and speech production skills, for the sentences directly taught and others untrained sentences, and assessments through WM and SA tests. The results indicated the potential of the EBI combined to matrix training on speech accuracy, on the verbal relations learning involving sentences, on the generative potential and on the increase in the OM scores. The relations of conditions that teach directly sentences and the WM and SA measures needs to be better clarified in children whose use CI.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]Neves, Anderson Jonas das [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Shibukawa, Matheus Yoshimi2021-06-22T14:35:41Z2021-06-22T14:35:41Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20507433004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:12:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205074Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:41.214196Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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