Narrativas sobre gêneros e corpos fora da cis-heteronormatividade: uma pesquisa/viagem cartográfica (sobre)vivências trans* não-bináries na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Augusto Gerônimo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191436
Resumo: Esta dissertação é um convite ao embarque em uma pesquisa/viagem cartográfica que narra sobre vida e resistência Trans* não-bináriE em contextos universitários. Somaram a essa pesquisa três narrativas de jovens interioranos que se identificam enquanto pessoas Trans* não-bináriEs e ecoam suas vozes e resistências em diferentes Instituições de Ensino Superior, sendo duas delas localizadas em cidades do interior do estado do Paraná e a terceira localizada no interior do estado de São Paulo. A experiência cartográfica deu-se por do meio do deslocamento deste pesquisador ao território de composição, onde se efetivaram os encontros, as entrevistas e o acompanhamento das processualidades que se desenham no cotidiano das universidades. Por meio do dispositivo viagem – nomeado no percurso da construção desse mapa/dissertação, enquanto um modo cartográfico de produzir conhecimento/experiência –, conectamos-nos a Estrela, Lua e Céu que conosco embarcaram e compartilharam parte das bagagens que trazem em seus corpos/experimentação. No desemaranhar das linhas que atravessam essa experiência nos aliamos às inquietações da Filosofia da Diferença, Estudos Feministas, perspectivas Queers e Transfeministas, bem como pela própria Cartografia, com vista a buscar pelas seguintes pistas: mapear os agenciamentos que atravessam as experimentações das pessoas Trans* não-bináriEs em contexto de Instituições de Ensino Superior, bem como acompanhar os movimentos de desterritorialização e reterritorialização provocados por elUs com, para e na universidade, na criação de linhas de fuga para uma vida singular, também neste espaço institucional. Ao longo desse percurso verificou-se que a Cis-heteronormatividade emaranhada as relações sociais e institucionais provocam diversas experiências LGBTQIfóbicas aos corpos que não compactuam com o modelo normalizado e naturalizado esperado a cisgeneridade e heterossexualidade, o que tem produzido como efeitos a invisibilidade daqueles que fogem as normas de gêneros e sexualidades impostas, não sendo reconhecidos socialmente e institucionalmente por grande parte de agentes (professores) e usuários (alunos) institucionais em suas singularidades. De um lado pode-se dizer que todos esses atravessamentos LGBTQIfóbicos impactam diretamente na saúde emocional, na entrada, no trânsito e na conclusão do ensino dessas pessoas que não se sentem acolhidas e respeitadas nestes espaços. De outro, é importante ressaltar que a constituição de resistência em busca do direito e do desejo de graduar-se, tem se tornado a única alternativa para permanecer na Instituição de Ensino Superior. Em meio a esses lineamentos, as vivências de Estrela, Lua e Céu, cartografadas nessa pesquisa, tem agenciado linhas de possibilidades de outras narrativas performativas nas universidades em que transitam e ocupam, apresentando outras verdades a estes territórios de produções de saberes e de desejos normativos. São vivencias Queers e Trans* não-bináriEs dando aula sobre diversidade a universidade. Corpos que por ingressarem e permanecerem nesse espaço já são militantes de novos possíveis.
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Somaram a essa pesquisa três narrativas de jovens interioranos que se identificam enquanto pessoas Trans* não-bináriEs e ecoam suas vozes e resistências em diferentes Instituições de Ensino Superior, sendo duas delas localizadas em cidades do interior do estado do Paraná e a terceira localizada no interior do estado de São Paulo. A experiência cartográfica deu-se por do meio do deslocamento deste pesquisador ao território de composição, onde se efetivaram os encontros, as entrevistas e o acompanhamento das processualidades que se desenham no cotidiano das universidades. Por meio do dispositivo viagem – nomeado no percurso da construção desse mapa/dissertação, enquanto um modo cartográfico de produzir conhecimento/experiência –, conectamos-nos a Estrela, Lua e Céu que conosco embarcaram e compartilharam parte das bagagens que trazem em seus corpos/experimentação. No desemaranhar das linhas que atravessam essa experiência nos aliamos às inquietações da Filosofia da Diferença, Estudos Feministas, perspectivas Queers e Transfeministas, bem como pela própria Cartografia, com vista a buscar pelas seguintes pistas: mapear os agenciamentos que atravessam as experimentações das pessoas Trans* não-bináriEs em contexto de Instituições de Ensino Superior, bem como acompanhar os movimentos de desterritorialização e reterritorialização provocados por elUs com, para e na universidade, na criação de linhas de fuga para uma vida singular, também neste espaço institucional. Ao longo desse percurso verificou-se que a Cis-heteronormatividade emaranhada as relações sociais e institucionais provocam diversas experiências LGBTQIfóbicas aos corpos que não compactuam com o modelo normalizado e naturalizado esperado a cisgeneridade e heterossexualidade, o que tem produzido como efeitos a invisibilidade daqueles que fogem as normas de gêneros e sexualidades impostas, não sendo reconhecidos socialmente e institucionalmente por grande parte de agentes (professores) e usuários (alunos) institucionais em suas singularidades. De um lado pode-se dizer que todos esses atravessamentos LGBTQIfóbicos impactam diretamente na saúde emocional, na entrada, no trânsito e na conclusão do ensino dessas pessoas que não se sentem acolhidas e respeitadas nestes espaços. De outro, é importante ressaltar que a constituição de resistência em busca do direito e do desejo de graduar-se, tem se tornado a única alternativa para permanecer na Instituição de Ensino Superior. Em meio a esses lineamentos, as vivências de Estrela, Lua e Céu, cartografadas nessa pesquisa, tem agenciado linhas de possibilidades de outras narrativas performativas nas universidades em que transitam e ocupam, apresentando outras verdades a estes territórios de produções de saberes e de desejos normativos. São vivencias Queers e Trans* não-bináriEs dando aula sobre diversidade a universidade. Corpos que por ingressarem e permanecerem nesse espaço já são militantes de novos possíveis.This dissetation is na invitation to embark on a cartographic research/trip that tells about nonbinary Trans* life and resistance in university contexts. Added to this research three narratives of interior youth who identify themselves as non-binary Trans* people and echo their voices and resistances in different Higher Education Institutions, two of them located in cities in the interior of the state of Paraná and the third inland from the state of São Paulo. The cartographic experience occurred through the displacement of this researcher to the territory of composition, where the meetings, interviews and follow-up of the proceduralities that take place in the daily life of the universities took place. Through the travel device - named in the course of the construction of this map/dissertation, as a cartographic way of producing knowledge/experience - we connect the Star, Moon and Sky that embarked with us and shared part of the luggage that they bring in their bodies/experimentation. In unraveling the lines that run through this experience, we are allied with the concerns of the Philosophy of Difference, Feminist Studies, Queers and Transfeminist perspectives, as well as Cartography itself, in order to search for the following clues: map the agencies that cross the experiences of Trans* people non-binaries in the context of Higher Education Institutions, as well as accompanying the deterritorialization and reterritorialization movements provoked by els with, to and at the university, in the creation of escape lines for a singular life, also in this institutional space. Along this path, it was found that the Cis-heteronormativity entangled in social and institutional relations provoke diverse LGBTQIphobic experiences to bodies that do not compromise with the normalized and naturalized model expected cisgenerity and heterosexuality, which has produced the invisibility of those fleeing effects. The norms of gender and sexuality imposed, not being recognized socially and institutionally by most agents (teachers) and institutional users (students) in their singularities. On the one hand, it can be said that all those who cross LGBTQIphobes have a direct impact on the emotional health, entry, traffic and completion of education of these people, who do not feel welcomed and respected in the next spaces. On the other hand, highlighting the constitution of resistance, seeking the right and the desire to graduate, it will become the only alternative to remain in the Higher Education Institution. In the midst of these lineaments, such as experiences of Star, Moon and Sky, mapped in thid research, there are lines of possibilities of other perfomative narratives in the universities that transit and occupy, other truths in these territories of normative flavors and desires. These are Queers and Trans* non-binary experiences teaching about diversity at the university. Bodies that enter and remain in this space are already militants of new possibilities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, José Augusto Gerônimo2020-01-24T19:01:23Z2020-01-24T19:01:23Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19143600092855933004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:45:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191436Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:45:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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