Concepções infinitesimais em um curso de cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Raquel [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91017
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Cálculo. Foi realizado um experimento de ensino com um grupo de alunos da graduação em Física, da UNESP de Rio Claro, que estavam cursando a disciplina de Cálculo pela abordagem tradicional do conceito de limite. Durante seis encontros, tópicos de Cálculo foram trabalhados segundo a abordagem infinitesimal, com o auxílio da ferramenta zoom do software Corel Draw. As concepções espontâneas infinitesimais dos alunos foram legitimadas e, a partir delas, o estudo nessa nova abordagem foi desenvolvido. As relações entre as concepções evocadas pelos alunos e suas impressões sobre o trabalho realizado são analisadas aqui. Os alunos apresentaram um novo conhecimento que consiste em um amálgama entre os conceitos de limite e infinitésimo, indicando a superação do obstáculo infinitesimal presente nos cursos de Cálculo para alunos de Física, cujo objetivo é trabalhar com as concepções espontâneas dos alunos e com os conceitos, de modo a aplicá-los em diversas áreas do conhecimento, sem formalizá-los.
id UNSP_b05408784ba4351ee8d3e394b2c1d183
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91017
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções infinitesimais em um curso de cálculoCálculoInfinitésimoObstáculo epistemológicoCalculusO presente estudo trata de uma pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Cálculo. Foi realizado um experimento de ensino com um grupo de alunos da graduação em Física, da UNESP de Rio Claro, que estavam cursando a disciplina de Cálculo pela abordagem tradicional do conceito de limite. Durante seis encontros, tópicos de Cálculo foram trabalhados segundo a abordagem infinitesimal, com o auxílio da ferramenta zoom do software Corel Draw. As concepções espontâneas infinitesimais dos alunos foram legitimadas e, a partir delas, o estudo nessa nova abordagem foi desenvolvido. As relações entre as concepções evocadas pelos alunos e suas impressões sobre o trabalho realizado são analisadas aqui. Os alunos apresentaram um novo conhecimento que consiste em um amálgama entre os conceitos de limite e infinitésimo, indicando a superação do obstáculo infinitesimal presente nos cursos de Cálculo para alunos de Física, cujo objetivo é trabalhar com as concepções espontâneas dos alunos e com os conceitos, de modo a aplicá-los em diversas áreas do conhecimento, sem formalizá-los.This study is a research on learning and teaching of Calculus. A teaching experiment was realized with a group of physics students who were attending a Calculus course according to the traditional approach of limits at UNESP, Rio Claro. During six meetings, topics of Calculus were worked according to the infinitesimal approach, with the support of the Corel Draw zoom. First the students spontaneous conceptions on infinitesimals were legitimized and then the study in this new approach was developed. The relations between students evoked conceptions and their impressions about the work done in the meetings are analyzed. The students presented a new knowledge consisting in an amalgam of limit and infinitesimal number concepts, indicating the overcoming of the infinitesimal obstacle that emerges in Calculus courses for physics students, where students spontaneous conceptions are taken up and mathematical concepts are developed informally, aiming at their application to various areas of knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldino, Roberto Ribeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Raquel [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2002-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 254 f. : il.application/pdfMILANI, Raquel. Concepções infinitesimais em um curso de cálculo. 2002. vi, 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.http://hdl.handle.net/11449/91017000182105milani_r_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T06:30:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:20.490023Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
title Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
spellingShingle Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
Milani, Raquel [UNESP]
Cálculo
Infinitésimo
Obstáculo epistemológico
Calculus
title_short Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
title_full Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
title_fullStr Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
title_full_unstemmed Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
title_sort Concepções infinitesimais em um curso de cálculo
author Milani, Raquel [UNESP]
author_facet Milani, Raquel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baldino, Roberto Ribeiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Raquel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Infinitésimo
Obstáculo epistemológico
Calculus
topic Cálculo
Infinitésimo
Obstáculo epistemológico
Calculus
description O presente estudo trata de uma pesquisa na área de ensino e aprendizagem de Cálculo. Foi realizado um experimento de ensino com um grupo de alunos da graduação em Física, da UNESP de Rio Claro, que estavam cursando a disciplina de Cálculo pela abordagem tradicional do conceito de limite. Durante seis encontros, tópicos de Cálculo foram trabalhados segundo a abordagem infinitesimal, com o auxílio da ferramenta zoom do software Corel Draw. As concepções espontâneas infinitesimais dos alunos foram legitimadas e, a partir delas, o estudo nessa nova abordagem foi desenvolvido. As relações entre as concepções evocadas pelos alunos e suas impressões sobre o trabalho realizado são analisadas aqui. Os alunos apresentaram um novo conhecimento que consiste em um amálgama entre os conceitos de limite e infinitésimo, indicando a superação do obstáculo infinitesimal presente nos cursos de Cálculo para alunos de Física, cujo objetivo é trabalhar com as concepções espontâneas dos alunos e com os conceitos, de modo a aplicá-los em diversas áreas do conhecimento, sem formalizá-los.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-02
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILANI, Raquel. Concepções infinitesimais em um curso de cálculo. 2002. vi, 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/91017
000182105
milani_r_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MILANI, Raquel. Concepções infinitesimais em um curso de cálculo. 2002. vi, 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
000182105
milani_r_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 254 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129563571519488