Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Vinícius Mota e [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136220
Resumo: A publicação da Lei nº 10.639/03 que incluiu o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica trouxe consigo um grande desafio para a Educação Física. Tendo em vista que, por conta da história de seu desenvolvimento, o Atletismo apresenta uma grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira, desenvolveu-se, nesta pesquisa, uma proposta de curso de extensão a distância, baseado na Plataforma Moodle, voltado à capacitação de professores de Educação Física. Assim sendo, o objetivo desta tese foi produzir, implementar e avaliar as contribuições deste curso para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física na Educação Básica e na formação de professores de Educação Física. Para isto, fez-se a opção pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a qual se subdividiu nas seguintes fases: 1 - levantamento de dados bibliográficos necessários para a seleção/elaboração dos materiais didáticos; 2 – elaboração na Plataforma Moodle; 3 – desenvolvimento e 4 - avaliação. Para a avaliação deste processo, além dos registros disponibilizados pela própria Plataforma Moodle, foi elaborado um questionário aberto composto por cinco perguntas, aplicado aos cursistas concluintes. Para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo, por meio da qual as respostas dos cursistas foram categorizadas de acordo com os objetivos da tese. Com base nas seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: EAD (positiva, adequada à formação continuada, flexibilidade, interatividade); Plataforma Moodle (boa usabilidade, dificuldades iniciais, aprendizagem colaborativa, aspectos a serem aprimorados); Atletismo e História e Cultura Afro-Brasileira (tema adequado, não exclusivo, possibilidade inovadora e aplicável); e, Contribuições do Curso (formação continuada, formação pessoal, cidadania), considera-se ter verificado que houve contribuições do curso tanto para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física quanto para a formação continuada de professores de Educação Física.
id UNSP_b09e5bd87fce7dc187d64056ff22c4f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136220
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação físicaTeaching of African-Brazilian History and Culture by means of athletiics: contributions of an online extension curse for Physical Education teachersHistória e Cultura Afro-BrasileiraAtletismoFormação continuadaEducação física escolarEducação a distânciaAfrican-Brazilian History and CultureAthleticsContinuing educationPhysical education at schoolDistance educationA publicação da Lei nº 10.639/03 que incluiu o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica trouxe consigo um grande desafio para a Educação Física. Tendo em vista que, por conta da história de seu desenvolvimento, o Atletismo apresenta uma grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira, desenvolveu-se, nesta pesquisa, uma proposta de curso de extensão a distância, baseado na Plataforma Moodle, voltado à capacitação de professores de Educação Física. Assim sendo, o objetivo desta tese foi produzir, implementar e avaliar as contribuições deste curso para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física na Educação Básica e na formação de professores de Educação Física. Para isto, fez-se a opção pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a qual se subdividiu nas seguintes fases: 1 - levantamento de dados bibliográficos necessários para a seleção/elaboração dos materiais didáticos; 2 – elaboração na Plataforma Moodle; 3 – desenvolvimento e 4 - avaliação. Para a avaliação deste processo, além dos registros disponibilizados pela própria Plataforma Moodle, foi elaborado um questionário aberto composto por cinco perguntas, aplicado aos cursistas concluintes. Para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo, por meio da qual as respostas dos cursistas foram categorizadas de acordo com os objetivos da tese. Com base nas seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: EAD (positiva, adequada à formação continuada, flexibilidade, interatividade); Plataforma Moodle (boa usabilidade, dificuldades iniciais, aprendizagem colaborativa, aspectos a serem aprimorados); Atletismo e História e Cultura Afro-Brasileira (tema adequado, não exclusivo, possibilidade inovadora e aplicável); e, Contribuições do Curso (formação continuada, formação pessoal, cidadania), considera-se ter verificado que houve contribuições do curso tanto para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física quanto para a formação continuada de professores de Educação Física.The publication of Law 10.639/03, which included the teaching of African-Brazilian History and Culture in primary and secondary education, brought a huge challenge to Physical Education. Taking into consideration that Athletics, because of its history and development, shows an immense capability of approaching African-Brazilian History and Culture, this research has developed a proposal for an extension course in a virtual environment based on Moodle Platform, which could enable Physical Education teachers. Thus, the aim of this thesis was to generate, implement and evaluate the contributions of the proposed course towards the teaching of African-Brazilian History and Culture in primary and secondary schools and Physical Education teachers' education. For this purpose, it has been opted for conducting a qualitative research. The methodological procedures were performed in two stages: bibliographic review and field research, this being subdivided in the following phases: 1- survey of bibliographic data necessary for the selection / preparation of teaching materials; 2- elaboration in the Moodle Platform; 3 – development and 4- evaluation. In order to evaluate this process, besides the records available on Moodle Platform, an open-ended questionnaire has been set up and its five questions were applied to the concluding students. For data handling it was used the Content Analysis technique, through which the answers were categorized according to the objectives of this thesis. Based on the following categories and their respective subcategories: Distance Learning (positive, appropriate to continuing education, flexible, interactivity); Moodle Platform (proper usability, initial difficulties, collaborative learning, aspects to be improved); Athletics and African-Brazilian History and Culture (appropriate subject, non-excluding, innovative and applicable possibility); and, Contributions from the Course (continuing education, personal development, citizenship), it is considered that there were contributions from the course, not only to the teaching of AfricanBrazilian History and Culture in Physical Education classes, but also to the Physical Education teachers' continuing education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Eduardo Vinícius Mota e [UNESP]2016-03-10T20:02:11Z2016-03-10T20:02:11Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13622000086711033004137066P57067580329376825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:32:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136220Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:23.042821Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
Teaching of African-Brazilian History and Culture by means of athletiics: contributions of an online extension curse for Physical Education teachers
title Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
spellingShingle Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
Silva, Eduardo Vinícius Mota e [UNESP]
História e Cultura Afro-Brasileira
Atletismo
Formação continuada
Educação física escolar
Educação a distância
African-Brazilian History and Culture
Athletics
Continuing education
Physical education at school
Distance education
title_short Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
title_full Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
title_fullStr Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
title_full_unstemmed Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
title_sort Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão à distância para professores de educação física
author Silva, Eduardo Vinícius Mota e [UNESP]
author_facet Silva, Eduardo Vinícius Mota e [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Vinícius Mota e [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História e Cultura Afro-Brasileira
Atletismo
Formação continuada
Educação física escolar
Educação a distância
African-Brazilian History and Culture
Athletics
Continuing education
Physical education at school
Distance education
topic História e Cultura Afro-Brasileira
Atletismo
Formação continuada
Educação física escolar
Educação a distância
African-Brazilian History and Culture
Athletics
Continuing education
Physical education at school
Distance education
description A publicação da Lei nº 10.639/03 que incluiu o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica trouxe consigo um grande desafio para a Educação Física. Tendo em vista que, por conta da história de seu desenvolvimento, o Atletismo apresenta uma grande potencialidade para o tratamento da História e Cultura Afro-Brasileira, desenvolveu-se, nesta pesquisa, uma proposta de curso de extensão a distância, baseado na Plataforma Moodle, voltado à capacitação de professores de Educação Física. Assim sendo, o objetivo desta tese foi produzir, implementar e avaliar as contribuições deste curso para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em aulas de Educação Física na Educação Básica e na formação de professores de Educação Física. Para isto, fez-se a opção pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas etapas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a qual se subdividiu nas seguintes fases: 1 - levantamento de dados bibliográficos necessários para a seleção/elaboração dos materiais didáticos; 2 – elaboração na Plataforma Moodle; 3 – desenvolvimento e 4 - avaliação. Para a avaliação deste processo, além dos registros disponibilizados pela própria Plataforma Moodle, foi elaborado um questionário aberto composto por cinco perguntas, aplicado aos cursistas concluintes. Para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de Análise do Conteúdo, por meio da qual as respostas dos cursistas foram categorizadas de acordo com os objetivos da tese. Com base nas seguintes categorias e suas respectivas subcategorias: EAD (positiva, adequada à formação continuada, flexibilidade, interatividade); Plataforma Moodle (boa usabilidade, dificuldades iniciais, aprendizagem colaborativa, aspectos a serem aprimorados); Atletismo e História e Cultura Afro-Brasileira (tema adequado, não exclusivo, possibilidade inovadora e aplicável); e, Contribuições do Curso (formação continuada, formação pessoal, cidadania), considera-se ter verificado que houve contribuições do curso tanto para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física quanto para a formação continuada de professores de Educação Física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10T20:02:11Z
2016-03-10T20:02:11Z
2016-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/136220
000867110
33004137066P5
7067580329376825
url http://hdl.handle.net/11449/136220
identifier_str_mv 000867110
33004137066P5
7067580329376825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129497021546496