Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003 http://hdl.handle.net/11449/28864 |
Resumo: | O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento. |
id |
UNSP_b0c0bdfb8461d29285f47b0405186641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28864 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-RDevelopmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-RDiscalculia do DesenvolvimentoMatemáticaMemória OperacionalNeuropsicologiaTranstornos de AprendizagemDevelopmental DyscalculiaMathematicWorking memoryNeuropsychologylearning disabilitiesO presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.This study investigated which aspects of number processing and calculation and working memory are related to arithmetic deficits. The participants were children aged from 9 to 10 years, both gender, divided in two groups based on their calculation score: a group without arithmetic disability (SDA; N=11) and with arithmetic disability (CDA; N=19); assessed by the instruments: ZAREKI-R, Raven's Coloured Progressive Matrices, Block Span, Digit Span, and CPR (pseudowords repetition). CDA children exhibited slightly lower scores than SDA on intellectual level and Block Span, and deficits in dictation of numbers, mental calculation, and problem solving tasks of the ZAREKI-R. The results indicate that CDA children have specific deficits in visuospatial working memory and performed poorly in number representation tasks, which fulfill criteria for Developmental Dyscalculia.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Paulo Adilson da [UNESP]Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]2014-05-20T15:13:38Z2014-05-20T15:13:38Z2011-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article169-177application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/2886410.1590/S0102-37722011000200003S0102-37722011000200003S0102-37722011000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T18:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:26.231633Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R Developmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-R |
title |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R |
spellingShingle |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R Silva, Paulo Adilson da [UNESP] Discalculia do Desenvolvimento Matemática Memória Operacional Neuropsicologia Transtornos de Aprendizagem Developmental Dyscalculia Mathematic Working memory Neuropsychology learning disabilities |
title_short |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R |
title_full |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R |
title_fullStr |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R |
title_full_unstemmed |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R |
title_sort |
Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R |
author |
Silva, Paulo Adilson da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Paulo Adilson da [UNESP] Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Adilson da [UNESP] Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discalculia do Desenvolvimento Matemática Memória Operacional Neuropsicologia Transtornos de Aprendizagem Developmental Dyscalculia Mathematic Working memory Neuropsychology learning disabilities |
topic |
Discalculia do Desenvolvimento Matemática Memória Operacional Neuropsicologia Transtornos de Aprendizagem Developmental Dyscalculia Mathematic Working memory Neuropsychology learning disabilities |
description |
O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 2014-05-20T15:13:38Z 2014-05-20T15:13:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/28864 10.1590/S0102-37722011000200003 S0102-37722011000200003 S0102-37722011000200003.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003 http://hdl.handle.net/11449/28864 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011. 0102-3772 10.1590/S0102-37722011000200003 S0102-37722011000200003 S0102-37722011000200003.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169-177 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128737468743680 |