Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003
http://hdl.handle.net/11449/28864
Resumo: O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.
id UNSP_b0c0bdfb8461d29285f47b0405186641
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28864
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-RDevelopmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-RDiscalculia do DesenvolvimentoMatemáticaMemória OperacionalNeuropsicologiaTranstornos de AprendizagemDevelopmental DyscalculiaMathematicWorking memoryNeuropsychologylearning disabilitiesO presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.This study investigated which aspects of number processing and calculation and working memory are related to arithmetic deficits. The participants were children aged from 9 to 10 years, both gender, divided in two groups based on their calculation score: a group without arithmetic disability (SDA; N=11) and with arithmetic disability (CDA; N=19); assessed by the instruments: ZAREKI-R, Raven's Coloured Progressive Matrices, Block Span, Digit Span, and CPR (pseudowords repetition). CDA children exhibited slightly lower scores than SDA on intellectual level and Block Span, and deficits in dictation of numbers, mental calculation, and problem solving tasks of the ZAREKI-R. The results indicate that CDA children have specific deficits in visuospatial working memory and performed poorly in number representation tasks, which fulfill criteria for Developmental Dyscalculia.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Paulo Adilson da [UNESP]Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]2014-05-20T15:13:38Z2014-05-20T15:13:38Z2011-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article169-177application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/2886410.1590/S0102-37722011000200003S0102-37722011000200003S0102-37722011000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T18:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:26.231633Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
Developmental dyscalculia: assessment of number representation by the ZAREKI-R
title Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
spellingShingle Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Discalculia do Desenvolvimento
Matemática
Memória Operacional
Neuropsicologia
Transtornos de Aprendizagem
Developmental Dyscalculia
Mathematic
Working memory
Neuropsychology
learning disabilities
title_short Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
title_full Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
title_fullStr Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
title_full_unstemmed Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
title_sort Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R
author Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
author_facet Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
author_role author
author2 Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Discalculia do Desenvolvimento
Matemática
Memória Operacional
Neuropsicologia
Transtornos de Aprendizagem
Developmental Dyscalculia
Mathematic
Working memory
Neuropsychology
learning disabilities
topic Discalculia do Desenvolvimento
Matemática
Memória Operacional
Neuropsicologia
Transtornos de Aprendizagem
Developmental Dyscalculia
Mathematic
Working memory
Neuropsychology
learning disabilities
description O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
2014-05-20T15:13:38Z
2014-05-20T15:13:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011.
0102-3772
http://hdl.handle.net/11449/28864
10.1590/S0102-37722011000200003
S0102-37722011000200003
S0102-37722011000200003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200003
http://hdl.handle.net/11449/28864
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011.
0102-3772
10.1590/S0102-37722011000200003
S0102-37722011000200003
S0102-37722011000200003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
0,128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169-177
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128737468743680