Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585
http://hdl.handle.net/11449/125364
Resumo: The present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context.
id UNSP_b1752c785dade0835c756f2f238fde4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125364
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventivaInitial training course on sexuality: report of a proposal interventionalSexualitySex EducationGender relationsTeacher trainingSexualidadeEducação SexualRelações de gêneroFormação de professoresThe present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context.Os cursos de licenciatura devem oportunizar espaços para abrangência da sexualidade, constituindo, assim, meios de proporcionar aos discentes uma formação específica no tocante a estes assuntos. Considerando isso, o presente estudo objetivou identificar as concepções de um grupo de discentes de um curso de Pedagogia acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero verificando as principais necessidades formativas que apresentavam concernentes a tais temáticas para, a partir disso, elaborar e implantar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade voltado para os referidos discentes. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes e da segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. Os temas indicados como os mais necessários em sua formação foram: sexualidade, educação sexual, sexualidade infantil, abuso sexual, adolescência e sexualidade e deficiências. Enfim, os resultados do curso foram muito satisfatórios, conseguindo prover de formação estes discentes, porém, revela o quanto ainda é preciso fazer pensando na formação de profissionais aptos a implantação da educação sexual no contexto escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2015-07-15T18:28:59Z2015-07-15T18:28:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article609-638application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/125364ISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf716379160358808468176258504416250000-0002-1552-5702Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:41.576681Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
Initial training course on sexuality: report of a proposal interventional
title Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
spellingShingle Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Sexuality
Sex Education
Gender relations
Teacher training
Sexualidade
Educação Sexual
Relações de gênero
Formação de professores
title_short Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
title_full Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
title_fullStr Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
title_full_unstemmed Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
title_sort Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
author Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
author_facet Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author_role author
author2 Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sexuality
Sex Education
Gender relations
Teacher training
Sexualidade
Educação Sexual
Relações de gênero
Formação de professores
topic Sexuality
Sex Education
Gender relations
Teacher training
Sexualidade
Educação Sexual
Relações de gênero
Formação de professores
description The present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:59Z
2015-07-15T18:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/125364
ISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf
7163791603588084
6817625850441625
0000-0002-1552-5702
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585
http://hdl.handle.net/11449/125364
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013.
1982-5587
ISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf
7163791603588084
6817625850441625
0000-0002-1552-5702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 609-638
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129322187227136