Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585 http://hdl.handle.net/11449/125364 |
Resumo: | The present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context. |
id |
UNSP_b1752c785dade0835c756f2f238fde4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125364 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventivaInitial training course on sexuality: report of a proposal interventionalSexualitySex EducationGender relationsTeacher trainingSexualidadeEducação SexualRelações de gêneroFormação de professoresThe present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context.Os cursos de licenciatura devem oportunizar espaços para abrangência da sexualidade, constituindo, assim, meios de proporcionar aos discentes uma formação específica no tocante a estes assuntos. Considerando isso, o presente estudo objetivou identificar as concepções de um grupo de discentes de um curso de Pedagogia acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero verificando as principais necessidades formativas que apresentavam concernentes a tais temáticas para, a partir disso, elaborar e implantar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade voltado para os referidos discentes. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes e da segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. Os temas indicados como os mais necessários em sua formação foram: sexualidade, educação sexual, sexualidade infantil, abuso sexual, adolescência e sexualidade e deficiências. Enfim, os resultados do curso foram muito satisfatórios, conseguindo prover de formação estes discentes, porém, revela o quanto ainda é preciso fazer pensando na formação de profissionais aptos a implantação da educação sexual no contexto escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2015-07-15T18:28:59Z2015-07-15T18:28:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article609-638application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/125364ISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf716379160358808468176258504416250000-0002-1552-5702Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:41.576681Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva Initial training course on sexuality: report of a proposal interventional |
title |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva |
spellingShingle |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] Sexuality Sex Education Gender relations Teacher training Sexualidade Educação Sexual Relações de gênero Formação de professores |
title_short |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva |
title_full |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva |
title_fullStr |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva |
title_full_unstemmed |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva |
title_sort |
Curso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventiva |
author |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
author_facet |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexuality Sex Education Gender relations Teacher training Sexualidade Educação Sexual Relações de gênero Formação de professores |
topic |
Sexuality Sex Education Gender relations Teacher training Sexualidade Educação Sexual Relações de gênero Formação de professores |
description |
The present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-07-15T18:28:59Z 2015-07-15T18:28:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013. 1982-5587 http://hdl.handle.net/11449/125364 ISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf 7163791603588084 6817625850441625 0000-0002-1552-5702 |
url |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585 http://hdl.handle.net/11449/125364 |
identifier_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013. 1982-5587 ISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf 7163791603588084 6817625850441625 0000-0002-1552-5702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
609-638 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129322187227136 |