Caracterização metalográfica em juntas dos aços DP e TRIP soldados em LBW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machida, Rodrigo Yuji Pasqualini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235396
Resumo: Devido as novas exigências estabelecidas no mercado automobilístico, as indústrias automotivas enfrentam uma maior competitividade para que possam produzir veículos com maiores levezas e que garantam eficiência, acessibilidade e a segurança dos consumidores. Mediante a este cenário global, houve as inciativas das indústrias em investirem no programa FSV (Future Steel Vehicle), que possuem os aços DP980 e o TRIP780 no portfólio. Uma das técnicas de união destes tipos de aço para buscar melhor desenvolvimento é a soldagem a laser. As propriedades mecânicas de um material estão relacionadas a sua microestrutura, sendo de grande importância conhece-las qualitativamente. O trabalho consistiu na análise microestrutural, das regiões destes aços soldadas a partir de três parâmetros: potência; velocidade de solda e o material de face, por meio do ataque LePera. A partir dos ataques realizados, foi possível observar diferentes morfologias características do processo de soldagem, identificar a presença de martensita, ferrita e em alguns casos a bainita, além de observar uma maior fração de martensita nas regiões do cordão de solda e da zona termicamente afetada
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