O amor tudo vence: invariantes e variantes na narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonel, Maria Celia de Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Nascimento, Edna M. F. S. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2676
http://hdl.handle.net/11449/107336
Resumo: Tendo como embasamento teórico a semiótica greimasiana, faz-se análise comparativa da história de Cinderela, na versão de Charles Perrault, com dois filmes e um conto de Guimarães Rosa, para verificar o modo como o tema “o amor tudo vence” é tratado nesses textos. A história de Cinderela renova-se, recobrindo-se com novas figuras, como conseqüência da alteração nos traços sêmicos dos papéis de príncipe e de princesa. Palavras-chave: Semiótica greimasiana; narrativa; invariantes; variantes; Cinderela; cinema; Guimarães Rosa.
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