A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talamonte, Maéve Cristina Barnabé [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152173
Resumo: Embora o Cinema e a Publicidade sejam manifestações e áreas distintas, existem afinidades complexas e variadas entre ambos. Há tempos, a publicidade apoia-se no cinema em suas criações, recorrendo a gêneros consagrados. Campo ágil em um mundo movente de imagens, de sons, de ideias que se misturam, se inter-relacionam e, portanto, no cerne das mais diversas possibilidades de uma comunicação híbrida, a publicidade é não raramente impregnada de referências do cinema, sendo associando-se a ele na produção audiovisual. A narrativa audiovisual publicitária tem o propósito de atrair o espectador, surpreendendo, seduzindo - o, provocando emoções. Neste projeto procura-se analisar a interface publicidade e cinema a partir das relações intertextuais em torno do gênero noir. Para o estudo será usado aporte teórico sobre cinema e da publicidade e, principalmente, a respeito da teoria da intertextualidade. A pesquisa pretende avaliar a presença do gênero noir nas peças Tigre e Bardhal, buscando aferir suas estratégias mercadológico-narrativas de sedução do espectadorconsumidor.
id UNSP_b236bb4e2ab1d3d2cc7e2860dc6e55e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152173
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e TigreThe intertextuality of film and publicity: the campaigns bardahl and tirgerPublicidadeCinemaAudiovisualIntertextoGênero noirAdvertisingIntertextGenre noirEmbora o Cinema e a Publicidade sejam manifestações e áreas distintas, existem afinidades complexas e variadas entre ambos. Há tempos, a publicidade apoia-se no cinema em suas criações, recorrendo a gêneros consagrados. Campo ágil em um mundo movente de imagens, de sons, de ideias que se misturam, se inter-relacionam e, portanto, no cerne das mais diversas possibilidades de uma comunicação híbrida, a publicidade é não raramente impregnada de referências do cinema, sendo associando-se a ele na produção audiovisual. A narrativa audiovisual publicitária tem o propósito de atrair o espectador, surpreendendo, seduzindo - o, provocando emoções. Neste projeto procura-se analisar a interface publicidade e cinema a partir das relações intertextuais em torno do gênero noir. Para o estudo será usado aporte teórico sobre cinema e da publicidade e, principalmente, a respeito da teoria da intertextualidade. A pesquisa pretende avaliar a presença do gênero noir nas peças Tigre e Bardhal, buscando aferir suas estratégias mercadológico-narrativas de sedução do espectadorconsumidor.Although Cinema and Advertising are manifestations and distinct areas, there are complex and varied affinities between them. Advertising has long rested on film in its creations, drawing on established genres. An agile field in a moving world of images, sounds, ideas that mix, interrelate and therefore, at the heart of the most diverse possibilities of hybrid communication, advertising is not infrequently impregnated with cinema references, being associated to him in audiovisual production. The advertising audiovisual narrative has the purpose of attracting the viewer, surprising, seducing, provoking emotions. In this project we try to analyze the advertising and cinema interface from the intertextual relations around the noir genre. For the study will be used theoretical contribution on cinema and advertising and, especially, on the theory of intertextuality. The research intends to evaluate the presence of the genre noir in the pieces Tigre and Bardhal, seeking to assess its marketing-narrative strategies of seduction of the viewer-consumer.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamonte, Maéve Cristina Barnabé [UNESP]2017-11-29T12:01:37Z2017-11-29T12:01:37Z2017-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15217300089462033004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
The intertextuality of film and publicity: the campaigns bardahl and tirger
title A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
spellingShingle A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
Talamonte, Maéve Cristina Barnabé [UNESP]
Publicidade
Cinema
Audiovisual
Intertexto
Gênero noir
Advertising
Intertext
Genre noir
title_short A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
title_full A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
title_fullStr A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
title_full_unstemmed A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
title_sort A intertextualidade de cinema e publicidade: as campanhas Bardahl e Tigre
author Talamonte, Maéve Cristina Barnabé [UNESP]
author_facet Talamonte, Maéve Cristina Barnabé [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Talamonte, Maéve Cristina Barnabé [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Cinema
Audiovisual
Intertexto
Gênero noir
Advertising
Intertext
Genre noir
topic Publicidade
Cinema
Audiovisual
Intertexto
Gênero noir
Advertising
Intertext
Genre noir
description Embora o Cinema e a Publicidade sejam manifestações e áreas distintas, existem afinidades complexas e variadas entre ambos. Há tempos, a publicidade apoia-se no cinema em suas criações, recorrendo a gêneros consagrados. Campo ágil em um mundo movente de imagens, de sons, de ideias que se misturam, se inter-relacionam e, portanto, no cerne das mais diversas possibilidades de uma comunicação híbrida, a publicidade é não raramente impregnada de referências do cinema, sendo associando-se a ele na produção audiovisual. A narrativa audiovisual publicitária tem o propósito de atrair o espectador, surpreendendo, seduzindo - o, provocando emoções. Neste projeto procura-se analisar a interface publicidade e cinema a partir das relações intertextuais em torno do gênero noir. Para o estudo será usado aporte teórico sobre cinema e da publicidade e, principalmente, a respeito da teoria da intertextualidade. A pesquisa pretende avaliar a presença do gênero noir nas peças Tigre e Bardhal, buscando aferir suas estratégias mercadológico-narrativas de sedução do espectadorconsumidor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29T12:01:37Z
2017-11-29T12:01:37Z
2017-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152173
000894620
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/152173
identifier_str_mv 000894620
33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965685393129472