Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91045
Resumo: Esse trabalho tem a intenção de apresentar um olhar para o Movimento Matemática Moderna a partir da análise da obra didática Matemática: Curso Ginasial, publicada pelo School Mathematics Study Group (SMSG), em 1967. Ao concebermos os livros didáticos como formas simbólicas, mobilizamos o referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade para interpretá-los. Dessa forma, foram considerados seus aspectos formais e o contexto sócio-histórico em que a obra que focamos em nosso estudo foi produzida. Assim, buscamos compreender e tecer considerações sobre como o contexto pode ter influenciado a elaboração da obra e vice-versa; sobre algumas das influências que os livros do SMSG tiveram na educação brasileira; sobre as relações entre os conteúdos e metodologias de ensino apresentados; e sobre os vários significados que podem ser atribuídos à expressão “Matemática Moderna”
id UNSP_b2a282985eac92455249e65f21b1515b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91045
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSGMathematicsMatemáticaMovimento Matemática Moderna - 1960Livros didaticosCritica textualEsse trabalho tem a intenção de apresentar um olhar para o Movimento Matemática Moderna a partir da análise da obra didática Matemática: Curso Ginasial, publicada pelo School Mathematics Study Group (SMSG), em 1967. Ao concebermos os livros didáticos como formas simbólicas, mobilizamos o referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade para interpretá-los. Dessa forma, foram considerados seus aspectos formais e o contexto sócio-histórico em que a obra que focamos em nosso estudo foi produzida. Assim, buscamos compreender e tecer considerações sobre como o contexto pode ter influenciado a elaboração da obra e vice-versa; sobre algumas das influências que os livros do SMSG tiveram na educação brasileira; sobre as relações entre os conteúdos e metodologias de ensino apresentados; e sobre os vários significados que podem ser atribuídos à expressão “Matemática Moderna”The main intention of this work is to sketch some remarks on the Modern Mathematics Movement based on one of the textbooks – Mathematics for Junior High School (Brazilian version) – published, according to the ideals of that Movement, by the School Mathematics Study Group (SMSG), in 1967. In order to do that, we choose to apply Hermeneutic of the Depth (HP) as the main methodology, which implies to conceive textbooks as symbolic forms. So, in this interpretative approach, we consider the formal aspects of the symbolic form and the social and historical context in which the book was published and, perhaps, used in Junior High Schools classrooms. This hermeneutical approach also implies some efforts to understand the global and local contexts and how they probably influenced the elaboration of the book; the influences of that book for the Brazilian education; and the relations between the content and the teaching methodologies. Finally, we also tried to understand some of the meanings given to the expression “Modern Mathematics”Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2013-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 f. : il., fots.application/pdfSILVA, Tatiane Taís Pereira da. Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG. 2013. 148 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91045000716612silva_ttp_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:13:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91045Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-18T06:13:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
title Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
spellingShingle Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
Silva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]
Mathematics
Matemática
Movimento Matemática Moderna - 1960
Livros didaticos
Critica textual
title_short Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
title_full Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
title_fullStr Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
title_full_unstemmed Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
title_sort Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG
author Silva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]
author_facet Silva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiane Taís Pereira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics
Matemática
Movimento Matemática Moderna - 1960
Livros didaticos
Critica textual
topic Mathematics
Matemática
Movimento Matemática Moderna - 1960
Livros didaticos
Critica textual
description Esse trabalho tem a intenção de apresentar um olhar para o Movimento Matemática Moderna a partir da análise da obra didática Matemática: Curso Ginasial, publicada pelo School Mathematics Study Group (SMSG), em 1967. Ao concebermos os livros didáticos como formas simbólicas, mobilizamos o referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade para interpretá-los. Dessa forma, foram considerados seus aspectos formais e o contexto sócio-histórico em que a obra que focamos em nosso estudo foi produzida. Assim, buscamos compreender e tecer considerações sobre como o contexto pode ter influenciado a elaboração da obra e vice-versa; sobre algumas das influências que os livros do SMSG tiveram na educação brasileira; sobre as relações entre os conteúdos e metodologias de ensino apresentados; e sobre os vários significados que podem ser atribuídos à expressão “Matemática Moderna”
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-25
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Tatiane Taís Pereira da. Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG. 2013. 148 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91045
000716612
silva_ttp_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv SILVA, Tatiane Taís Pereira da. Os movimentos matemática moderna: compreensões e perspectivas a partir da análise da obra Matemática - Curso Ginasial do SMSG. 2013. 148 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
000716612
silva_ttp_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046999968186368