O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Licatti, Fábio [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90884
Resumo: O tema Evolução é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por possibilitar uma visão sintética dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Em relação ao currículo de Biologia no Ensino Médio, propostas curriculares oficiais vêm sugerindo que: a) os conteúdos biológicos sejam abordados sob o enfoque ecológico-evolutivo; b) a partir de uma abordagem histórica dos seres vivos, sejam evidenciadas as transformações das diversas formas de vida ao longo do tempo geológico; c) seja adotada a perspectiva histórica da produção dos conhecimentos, tendo como pressuposto que a Ciência é um processo dinâmico, em constante transformação e não-neutra, sendo influenciada pelo contexto social de cada época. Esta pesquisa teve como objetivos: identificar e analisar concepções de professores de Ciências e Biologia sobre conteúdos de Evolução e seu ensino, em um contexto de formação continuada sobre o tema; contribuir para as discussões sobre o ensino de conteúdos de Evolução na disciplina de Biologia no Ensino Médio, tendo como referência a análise das concepções dos professores participantes da investigação. Realizou-se um curso de 40 horas de duração, dividido em 5 encontros, tendo como foco a discussão de questões conceituais sobre Evolução e sua importância no currículo de Biologia no Ensino Médio. Os dados para a pesquisa foram provenientes de: a) questionário para levantar dados gerais do grupo e idéias iniciais sobre Evolução; b) observação e registro dos encontros; c) entrevistas realizadas individualmente com cada professor após o curso; d) planos de ensino utilizados pelos professores. Esses dados foram categorizados e analisados através do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram problemas conceituais dos professores, tais como a ocorrência da herança dos caracteres adquiridos...
id UNSP_b2c83a03f1b6bd9686b13678fd48c706
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90884
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologiaEvolução (Biologia)Concepções de professoresFormação de professoresBiological EvolutionTeachers conceptionsO tema Evolução é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por possibilitar uma visão sintética dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Em relação ao currículo de Biologia no Ensino Médio, propostas curriculares oficiais vêm sugerindo que: a) os conteúdos biológicos sejam abordados sob o enfoque ecológico-evolutivo; b) a partir de uma abordagem histórica dos seres vivos, sejam evidenciadas as transformações das diversas formas de vida ao longo do tempo geológico; c) seja adotada a perspectiva histórica da produção dos conhecimentos, tendo como pressuposto que a Ciência é um processo dinâmico, em constante transformação e não-neutra, sendo influenciada pelo contexto social de cada época. Esta pesquisa teve como objetivos: identificar e analisar concepções de professores de Ciências e Biologia sobre conteúdos de Evolução e seu ensino, em um contexto de formação continuada sobre o tema; contribuir para as discussões sobre o ensino de conteúdos de Evolução na disciplina de Biologia no Ensino Médio, tendo como referência a análise das concepções dos professores participantes da investigação. Realizou-se um curso de 40 horas de duração, dividido em 5 encontros, tendo como foco a discussão de questões conceituais sobre Evolução e sua importância no currículo de Biologia no Ensino Médio. Os dados para a pesquisa foram provenientes de: a) questionário para levantar dados gerais do grupo e idéias iniciais sobre Evolução; b) observação e registro dos encontros; c) entrevistas realizadas individualmente com cada professor após o curso; d) planos de ensino utilizados pelos professores. Esses dados foram categorizados e analisados através do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram problemas conceituais dos professores, tais como a ocorrência da herança dos caracteres adquiridos...Evolution is a subject of extremely importance in Biology field, mainly because it gives a synthetic view of the knowledge about living beings. With relation to biological curriculum in secondary level, official documents have been suggesting to: a) deal with biological contents in an ecological-evolutionary approach; b) adopt an historical perspective of living beings, giving evidences of life transformations along geological time; c) adopt an historical perspective of the knowledge production, having as requirement that Science is a dynamic process, in constant transformation and non-neutral, being influenced by social context in each time. The purposes of this research was: to identify and to analyse Science and Biology teachers conceptions about Evolution contents and the teaching of these topics, in a teacher education context about the theme; to contribute with the discussions about the teaching of Evolution topics in secondary level, having as references the analyses of conceptions of the participating teachers of this investigation. A course with 40 hours was developed; it was divided in 5 meetings, having as focus of discussion Evolution concepts and their importance to Biology curriculum in secondary level. Data were provided from: a) questionnaire to obtain general data about the teachers and their initial ideas about Evolution; b) observation and writing notes during the meetings; c) interviews conducted individually with each teacher after the course; d) teaching planning used by these teachers. Data were categorized and analysed by the method of content analysis. The results indicated conceptual problems of the teachers, like the occurrence of inheritance of acquired characteristics, the association of Evolution with progress and the idea that the human being is the top of evolutionary process. Difficulties also were verified in deal with philosophical... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Licatti, Fábio [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2005-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis240 f. : il.application/pdfLICATTI, Fábio. O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia. 2005. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90884000339201licatti_f_me_bauru.pdf33004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:26:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:44.828307Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
title O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
spellingShingle O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
Licatti, Fábio [UNESP]
Evolução (Biologia)
Concepções de professores
Formação de professores
Biological Evolution
Teachers conceptions
title_short O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
title_full O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
title_fullStr O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
title_full_unstemmed O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
title_sort O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia
author Licatti, Fábio [UNESP]
author_facet Licatti, Fábio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Licatti, Fábio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução (Biologia)
Concepções de professores
Formação de professores
Biological Evolution
Teachers conceptions
topic Evolução (Biologia)
Concepções de professores
Formação de professores
Biological Evolution
Teachers conceptions
description O tema Evolução é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por possibilitar uma visão sintética dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Em relação ao currículo de Biologia no Ensino Médio, propostas curriculares oficiais vêm sugerindo que: a) os conteúdos biológicos sejam abordados sob o enfoque ecológico-evolutivo; b) a partir de uma abordagem histórica dos seres vivos, sejam evidenciadas as transformações das diversas formas de vida ao longo do tempo geológico; c) seja adotada a perspectiva histórica da produção dos conhecimentos, tendo como pressuposto que a Ciência é um processo dinâmico, em constante transformação e não-neutra, sendo influenciada pelo contexto social de cada época. Esta pesquisa teve como objetivos: identificar e analisar concepções de professores de Ciências e Biologia sobre conteúdos de Evolução e seu ensino, em um contexto de formação continuada sobre o tema; contribuir para as discussões sobre o ensino de conteúdos de Evolução na disciplina de Biologia no Ensino Médio, tendo como referência a análise das concepções dos professores participantes da investigação. Realizou-se um curso de 40 horas de duração, dividido em 5 encontros, tendo como foco a discussão de questões conceituais sobre Evolução e sua importância no currículo de Biologia no Ensino Médio. Os dados para a pesquisa foram provenientes de: a) questionário para levantar dados gerais do grupo e idéias iniciais sobre Evolução; b) observação e registro dos encontros; c) entrevistas realizadas individualmente com cada professor após o curso; d) planos de ensino utilizados pelos professores. Esses dados foram categorizados e analisados através do método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram problemas conceituais dos professores, tais como a ocorrência da herança dos caracteres adquiridos...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-22
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LICATTI, Fábio. O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia. 2005. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90884
000339201
licatti_f_me_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
identifier_str_mv LICATTI, Fábio. O ensino de evolução biológica no nível médio: investigando concepções de professores de biologia. 2005. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
000339201
licatti_f_me_bauru.pdf
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/90884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 240 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129402989445120