Aconselhamento como estratégia para prevenção do sobrepeso e obesidade na infância: um estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higa, Camilla Lie [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152794
Resumo: A obesidade infantil vem num crescimento exponencial. Nesse contexto, a família desempenha papel indispensável na construção de hábitos saudáveis, e quando associado à Educação e a Saúde, tal processo passa a ser completo e mais eficaz. O breve aconselhamento parece ser uma boa estratégia para estreitar tais laços, a fim de se realizar um trabalho conjunto e melhorar hábitos das crianças. Objetivo: Verificar os efeitos de uma intervenção de BA, abordando as esferas de atividade física e alimentação saudável à família sobre a criança, com apoio de escolas públicas e a Unidade de Saúde da Família (USF). Métodos: Participaram do estudo 14 pais/responsáveis e 38 crianças entre 6 e 10 anos do EF-I estavam matriculados nas 2 escolas públicas municipais sorteadas no município do interior paulista, com proximidade de 2 USF que auxiliaram nas coletas. As crianças realizaram avaliações antropométricas mensais e responderam ao questionário em três momentos. Os pais receberam BA durante o período de 6 meses, responderam questionários de 2 em 2 meses. E professores e ACS responderam questionário no momento pré e pós. Para os dados estatísticos utilizou-se de média, desvio padrão e porcentagem, ANOVA para medidas repetidas e teste de qui-quadrado com intenção de tratar. As análises foram conduzidas por meio do software SPSS versão 21.0 e Excel 2013, com valor de p≤0,05. Ainda realizou-se análise de conteúdo para os dados qualitativos. Resultados: As crianças atingiram as diretrizes de 60 minutos de atividades moderadas a vigorosas (140,76±114,91; 138,10±114,17; 111,60±121,67) entretanto o tempo despendido em comportamento sedentário aumentou entre as coletas (103,57±136,98; 152,28± 277,38; 185,18±173,99). Os pais não atingiram as recomendações de 150 minutos de AF no lazer por semana nas coletas 2 e 3 (174,28±207,13; 135,00±190,53; 138,57±194,25) e também apresentaram níveis altos de comportamento sedentário. Em relação a alimentação saudável os resultados apontam que há uma preocupação com a mesma, entretanto observa-se uma alta ingestão de alimentos ultra processados. A parte qualitativa demonstrou que há a busca da mudança em relação a atividade física e alimentação saudável, melhorando assim a qualidade de vida dos pais e consequentemente das crianças. Na parceria entre Educação e Saúde encontrou-se dificuldades, mas observou-se uma efetividade nos momentos em que participaram. Conclusão: Os dados quantitativos apontam o papel fundamental que a família e escola exercem sobre a criança, e o mesmo é reforçado a partir dos dados qualitativos. A dificuldade na comunicação entre Educação e Saúde foi encontrada, mas nos momentos de participação demonstraram serem importantes e efetivos. Dessa forma, há indícios de que o BA à família sobre a criança, com apoio de escolas públicas e USF, parecem ser efetivas.
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Métodos: Participaram do estudo 14 pais/responsáveis e 38 crianças entre 6 e 10 anos do EF-I estavam matriculados nas 2 escolas públicas municipais sorteadas no município do interior paulista, com proximidade de 2 USF que auxiliaram nas coletas. As crianças realizaram avaliações antropométricas mensais e responderam ao questionário em três momentos. Os pais receberam BA durante o período de 6 meses, responderam questionários de 2 em 2 meses. E professores e ACS responderam questionário no momento pré e pós. Para os dados estatísticos utilizou-se de média, desvio padrão e porcentagem, ANOVA para medidas repetidas e teste de qui-quadrado com intenção de tratar. As análises foram conduzidas por meio do software SPSS versão 21.0 e Excel 2013, com valor de p≤0,05. Ainda realizou-se análise de conteúdo para os dados qualitativos. Resultados: As crianças atingiram as diretrizes de 60 minutos de atividades moderadas a vigorosas (140,76±114,91; 138,10±114,17; 111,60±121,67) entretanto o tempo despendido em comportamento sedentário aumentou entre as coletas (103,57±136,98; 152,28± 277,38; 185,18±173,99). Os pais não atingiram as recomendações de 150 minutos de AF no lazer por semana nas coletas 2 e 3 (174,28±207,13; 135,00±190,53; 138,57±194,25) e também apresentaram níveis altos de comportamento sedentário. Em relação a alimentação saudável os resultados apontam que há uma preocupação com a mesma, entretanto observa-se uma alta ingestão de alimentos ultra processados. A parte qualitativa demonstrou que há a busca da mudança em relação a atividade física e alimentação saudável, melhorando assim a qualidade de vida dos pais e consequentemente das crianças. Na parceria entre Educação e Saúde encontrou-se dificuldades, mas observou-se uma efetividade nos momentos em que participaram. Conclusão: Os dados quantitativos apontam o papel fundamental que a família e escola exercem sobre a criança, e o mesmo é reforçado a partir dos dados qualitativos. A dificuldade na comunicação entre Educação e Saúde foi encontrada, mas nos momentos de participação demonstraram serem importantes e efetivos. Dessa forma, há indícios de que o BA à família sobre a criança, com apoio de escolas públicas e USF, parecem ser efetivas.Childhood obesity has grown exponentially. In this context, the family plays an indispensable role in the construction of healthy habits, and when associated with Education and Health, this process becomes complete and more effective. Brief advice seems to be a good strategy to strengthen such ties in order to work together and improve children's habits. Objective: To verify the effects of a BA intervention, addressing the spheres of physical activity and healthy diet to the family on the child, with support from public schools and the Family Health Unit (USF). Methods: Participated in the study 14 parents/guardians and 38 children between 6 and 10 years of EF-I were enrolled in the 2 municipal public schools drawn in the city of the interior of São Paulo, with close to 2 USFs that assisted in the collections. The children performed monthly anthropometric assessments and answered the questionnaire in three moments. Parents received BA during the 6-month period, answered questionnaires every 2 months. And teachers and ACS answered questionnaire in the pre and post moments. For statistical data, mean, standard deviation and percentage were used, ANOVA for repeated measurements and chi-square test with intention to treat. The analyzes were conducted using software SPSS version 21.0 and Excel 2013, with a value of p≤0.05. Content analysis was also performed for qualitative data. Results: Children reached the 60-minute guidelines for moderate to vigorous activities (140,76±114,91; 138,10±114,17; 111,60±121,67), however the time spent in sedentary behavior increased among the collections (103,57±136,98; 152,28± 277,38; 185,18±173,99). The parents did not reach the recommendations of 150 minutes of AF at leisure per week in collections 2 and 3 (174,28±207,13; 135,00±190,53; 138,57±194,25), and also showed high levels of sedentary behavior. Regarding healthy eating, the results indicate that there is a concern with it, however, a high intake of ultra-processed foods is observed. The qualitative part showed that there is a search for change in relation to physical activity and healthy eating, thus improving the quality of life of parents and consequently of children. In the partnership between Education and Health there were difficulties, but an effectiveness was observed in the moments in which they participated. Conclusion: The quantitative data point out the fundamental role that the family and school play in the child, and it is reinforced from the qualitative data. The difficulty in the communication between Education and Health was found, but in the moments of participation they demonstrated to be important and effective. Thus, there are indications that the BA to the family on the child, with support from public schools and USF, appear to be effective.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nakamura, Priscila Missaki [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Higa, Camilla Lie [UNESP]2018-02-22T13:19:47Z2018-02-22T13:19:47Z2017-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15279400089735533004137062P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:19:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:19:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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