Classificação multicritério de peças de reposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kriguer, Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/134253
Resumo: O gerenciamento de estoques torna-se cada vez mais importante em função da necessidade de aperfeiçoamento da eficiência na cadeia logística, que se traduz na redução de custos e aumento do nível de serviço. A literatura sobre o gerenciamento de estoques de peças de reposição é ampla, porém é pouco abordada em relação à escolha do modelo de classificação. Neste trabalho, o método Analytic Hierarchy Process (AHP) foi aplicado em uma Empresa de bens de capital para determinar o vetor de prioridade dos critérios adotados para a classificação de peças de reposição. Apresentamos, com base no resultado deste estudo o Índice de Reposição, que foi adotado como um fator de correção nos valores de estoque segundo a classificação ABC. O objetivo foi atingido com o aperfeiçoamento do método de classificação, tornando o trabalho do planejador de estoques melhor estruturado, permitindo que possa tomar a decisão de reabastecimento de forma estruturada conforme parâmetros pré estabelecidos.
id UNSP_b33de5a50dc866f1d8467bde0a0a138e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134253
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Classificação multicritério de peças de reposiçãoMulticriteria spare parts classificationPeças de reposiçãoGerenciamento de estoquesClassificação de peçasMétodo AHPSpare partsInventory managementSpare parts classificationO gerenciamento de estoques torna-se cada vez mais importante em função da necessidade de aperfeiçoamento da eficiência na cadeia logística, que se traduz na redução de custos e aumento do nível de serviço. A literatura sobre o gerenciamento de estoques de peças de reposição é ampla, porém é pouco abordada em relação à escolha do modelo de classificação. Neste trabalho, o método Analytic Hierarchy Process (AHP) foi aplicado em uma Empresa de bens de capital para determinar o vetor de prioridade dos critérios adotados para a classificação de peças de reposição. Apresentamos, com base no resultado deste estudo o Índice de Reposição, que foi adotado como um fator de correção nos valores de estoque segundo a classificação ABC. O objetivo foi atingido com o aperfeiçoamento do método de classificação, tornando o trabalho do planejador de estoques melhor estruturado, permitindo que possa tomar a decisão de reabastecimento de forma estruturada conforme parâmetros pré estabelecidos.The inventory management becomes increasingly important due to the need for improved efficiency in the supply chain, which translates into cost savings and increased service level. The literature on the management of spare parts inventory is wide, but is rarely addressed in relation to the choice of classification model. In this work, the Analytic Hierarchy Process (AHP) method was applied to a Company of capital goods to determine the priority vector of the criteria adopted for the spare parts classification. Here, based on the results of this study the Replacement Index, which was adopted as a correction factor in inventory values according to the ABC classification. The goal was achieved with the improvement of classification method, making the work of the best structured inventory planner, allowing can take the form of structured replenishment decision as pre-established parametersUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomon, Valério Antônio Pamplona [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kriguer, Henrique [UNESP]2016-02-15T12:20:05Z2016-02-15T12:20:05Z2015-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13425300086582733004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:24:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:24:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Classificação multicritério de peças de reposição
Multicriteria spare parts classification
title Classificação multicritério de peças de reposição
spellingShingle Classificação multicritério de peças de reposição
Kriguer, Henrique [UNESP]
Peças de reposição
Gerenciamento de estoques
Classificação de peças
Método AHP
Spare parts
Inventory management
Spare parts classification
title_short Classificação multicritério de peças de reposição
title_full Classificação multicritério de peças de reposição
title_fullStr Classificação multicritério de peças de reposição
title_full_unstemmed Classificação multicritério de peças de reposição
title_sort Classificação multicritério de peças de reposição
author Kriguer, Henrique [UNESP]
author_facet Kriguer, Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomon, Valério Antônio Pamplona [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kriguer, Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Peças de reposição
Gerenciamento de estoques
Classificação de peças
Método AHP
Spare parts
Inventory management
Spare parts classification
topic Peças de reposição
Gerenciamento de estoques
Classificação de peças
Método AHP
Spare parts
Inventory management
Spare parts classification
description O gerenciamento de estoques torna-se cada vez mais importante em função da necessidade de aperfeiçoamento da eficiência na cadeia logística, que se traduz na redução de custos e aumento do nível de serviço. A literatura sobre o gerenciamento de estoques de peças de reposição é ampla, porém é pouco abordada em relação à escolha do modelo de classificação. Neste trabalho, o método Analytic Hierarchy Process (AHP) foi aplicado em uma Empresa de bens de capital para determinar o vetor de prioridade dos critérios adotados para a classificação de peças de reposição. Apresentamos, com base no resultado deste estudo o Índice de Reposição, que foi adotado como um fator de correção nos valores de estoque segundo a classificação ABC. O objetivo foi atingido com o aperfeiçoamento do método de classificação, tornando o trabalho do planejador de estoques melhor estruturado, permitindo que possa tomar a decisão de reabastecimento de forma estruturada conforme parâmetros pré estabelecidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
2016-02-15T12:20:05Z
2016-02-15T12:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/134253
000865827
33004080027P6
url http://hdl.handle.net/11449/134253
identifier_str_mv 000865827
33004080027P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650048085458944