Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Bruna Larissa Ramalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239325
Resumo: Esta tese se propôs a investigar, a partir de narrativas historiográficas, a Educação Sexual (ES), bem como as representações sobre a sexualidade de cinco mulheres idosas criadas parcialmente ou totalmente no campo/zona rural, que tiveram pouco ou nenhum acesso à escola e à educação científica. Para alcançar os objetivos, utilizou-se tanto fontes orais – mulheres idosas que cresceram e/ou vivem região norte do Estado do Paraná – quanto fontes teóricas. As análises foram conduzidas a partir das convergências encontradas nas cinco histórias, das quais emergiram cinco eixos temáticos, a saber: Meninas que sobreviveram; O vidro que quebraram; Sangue ruim e as vozes inexistentes; A matrona; A floresta proibida. As representações sobre a sexualidade feminina foram discutidas em uma seção que chamamos de Biologia dos corpos. Percebeu-se que a ES das depoentes foi um processo envolto por muitos silêncios, normas e proibições e aconteceu, em grande parte, em instâncias sociais como a família e igreja. A ausência da escola e de uma ES formal interferiu diretamente na vivência da sexualidade, que foi marcada por muita opressão e violência. Espera-se que este estudo traga visibilidade a mulheres que foram silenciadas durante grande parte de suas vidas e contribua para as discussões sobre a relevância do conhecimento científico e da Educação Sexual escolar para o entendimento das questões do corpo e da sexualidade, bem como para a construção de uma sociedade sexualmente saudável.
id UNSP_b34f7ddef0350c66a2e4732906238d45
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239325
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade femininaBefore the memories are erased: Sexual Education of elderly women and their representations about female sexualityHistória oralEducação sexualOral historySex educationSexualityGenderBodyCountry womenSexualidadeGêneroCorpoMulheres do campoEsta tese se propôs a investigar, a partir de narrativas historiográficas, a Educação Sexual (ES), bem como as representações sobre a sexualidade de cinco mulheres idosas criadas parcialmente ou totalmente no campo/zona rural, que tiveram pouco ou nenhum acesso à escola e à educação científica. Para alcançar os objetivos, utilizou-se tanto fontes orais – mulheres idosas que cresceram e/ou vivem região norte do Estado do Paraná – quanto fontes teóricas. As análises foram conduzidas a partir das convergências encontradas nas cinco histórias, das quais emergiram cinco eixos temáticos, a saber: Meninas que sobreviveram; O vidro que quebraram; Sangue ruim e as vozes inexistentes; A matrona; A floresta proibida. As representações sobre a sexualidade feminina foram discutidas em uma seção que chamamos de Biologia dos corpos. Percebeu-se que a ES das depoentes foi um processo envolto por muitos silêncios, normas e proibições e aconteceu, em grande parte, em instâncias sociais como a família e igreja. A ausência da escola e de uma ES formal interferiu diretamente na vivência da sexualidade, que foi marcada por muita opressão e violência. Espera-se que este estudo traga visibilidade a mulheres que foram silenciadas durante grande parte de suas vidas e contribua para as discussões sobre a relevância do conhecimento científico e da Educação Sexual escolar para o entendimento das questões do corpo e da sexualidade, bem como para a construção de uma sociedade sexualmente saudável.This thesis proposes to investigate, from historiographical narratives, Sexual Education (SE), as well as the representations about the sexuality of five elderly women raised partially or totally in the countryside/rural area, who had little or no access to school and to science education. To achieve the objectives, both oral sources were used – elderly women who grew up and/or live in the northern region of the State of Paraná – and theoretical sources. The analyses were conducted based on the convergences found in the five stories, from which five thematic axes emerged, namely: Girls who survived; The glass they broke; Bad blood and the non-existent voices; The matron; The forbidden forest. Representations of female sexuality were discussed in a section called Biology of bodies. It is noticed that the SE of the deponents was a process surrounded by many silences, norms and prohibitions, and happened, in great part, in social instances such as the family and the church. The absence of school and a formal higher education directly interfered in the experience of their sexuality, which was marked by a lot of oppression and violence. It is hoped that this study will bring visibility to women who have been silenced for most of their lives and contribute to discussions about the relevance of scientific knowledge and sexual education at school in order to understand body and sexuality issues, as well as for the building of a sexually healthy society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Bruna Larissa Ramalho2023-02-06T11:58:57Z2023-02-06T11:58:57Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23932533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:10:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
Before the memories are erased: Sexual Education of elderly women and their representations about female sexuality
title Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
spellingShingle Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
Diniz, Bruna Larissa Ramalho
História oral
Educação sexual
Oral history
Sex education
Sexuality
Gender
Body
Country women
Sexualidade
Gênero
Corpo
Mulheres do campo
title_short Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
title_full Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
title_fullStr Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
title_full_unstemmed Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
title_sort Antes que as memórias se apaguem: a Educação Sexual de mulheres idosas e suas representações sobre a sexualidade feminina
author Diniz, Bruna Larissa Ramalho
author_facet Diniz, Bruna Larissa Ramalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Talamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Bruna Larissa Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv História oral
Educação sexual
Oral history
Sex education
Sexuality
Gender
Body
Country women
Sexualidade
Gênero
Corpo
Mulheres do campo
topic História oral
Educação sexual
Oral history
Sex education
Sexuality
Gender
Body
Country women
Sexualidade
Gênero
Corpo
Mulheres do campo
description Esta tese se propôs a investigar, a partir de narrativas historiográficas, a Educação Sexual (ES), bem como as representações sobre a sexualidade de cinco mulheres idosas criadas parcialmente ou totalmente no campo/zona rural, que tiveram pouco ou nenhum acesso à escola e à educação científica. Para alcançar os objetivos, utilizou-se tanto fontes orais – mulheres idosas que cresceram e/ou vivem região norte do Estado do Paraná – quanto fontes teóricas. As análises foram conduzidas a partir das convergências encontradas nas cinco histórias, das quais emergiram cinco eixos temáticos, a saber: Meninas que sobreviveram; O vidro que quebraram; Sangue ruim e as vozes inexistentes; A matrona; A floresta proibida. As representações sobre a sexualidade feminina foram discutidas em uma seção que chamamos de Biologia dos corpos. Percebeu-se que a ES das depoentes foi um processo envolto por muitos silêncios, normas e proibições e aconteceu, em grande parte, em instâncias sociais como a família e igreja. A ausência da escola e de uma ES formal interferiu diretamente na vivência da sexualidade, que foi marcada por muita opressão e violência. Espera-se que este estudo traga visibilidade a mulheres que foram silenciadas durante grande parte de suas vidas e contribua para as discussões sobre a relevância do conhecimento científico e da Educação Sexual escolar para o entendimento das questões do corpo e da sexualidade, bem como para a construção de uma sociedade sexualmente saudável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2023-02-06T11:58:57Z
2023-02-06T11:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239325
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/239325
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046426387677184